Clique nas setas

1. Bolo da Páscoa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 30 minutos
Doses: 7 porções

Ingredientes:

PARA A MASSA
PARA O CREME

Instruções:

1. Prepare o creme: leve ao lume o leite com o açúcar baunilhado, deixe aquecer e desligue o lume.

2. Numa taça, misture o ovo com as gemas e o açúcar, junte a farinha, mexa e depois adicione o leite em fio e mexendo sempre. Passe a mistura pelo coador de rede fina para outro tacho e leve ao lume, mexendo sempre até ferver e ficar um creme liso. Deite para uma taça, cubra com pelicula aderente e deixe arrefecer.

3. Ligue o forno a 180º C. Barre uma forma de buraco com creme vegetal e polvilhe com farinha. Prepare a massa: misture a farinha com o chocolate e peneire. Deite os ovos para uma taça, junte o açúcar e bata durante 20 minutos. Acrescente a mistura da farinha com o chocolate e mexa delicadamente.

4. Deite a massa na forma e leve ao forno durante 20 minutos. Rectifique a cozedura com um palito, retire, desenforme e deixe arrefecer. Depois de frio, barre o bolo com o creme, decore com raspas de chocolate e amêndoas e sirva.

2. Arroz Doce 

Veja aqui o video.

3. Ninho da Páscoa de chocolate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 2 horas
Doses: 7 porções

Ingredientes

PARA A MASSA

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Barre uma forma de buraco com margarina e polvilhe-a com farinha. Deite os ovos para uma tigela, junte o açúcar e bata durante 20 minutos. Adicione a raspa do limão e a farinha peneirada, misture delicadamente, deite na forma e leve ao forno durante 20 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, desenforme e deixe arrefecer.

2. Prepare o creme da cobertura: parta o chocolate em pedaços, deite-os para uma tigela, leve a derreter em banho-maria, depois mexa bem e deixe arrefecer. Numa tigela, bata a manteiga amolecida com o açúcar em pó até ficar um creme liso. Adicione o chocolate derretido, bata mais um pouco e barre todo o bolo.

3. Depois decore com raspas de chocolate e amêndoas a gosto, polvilhe com açúcar em pó e sirva.

4. Bolo de bolacha tradicional

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Disponha numa tigela a manteiga, o açúcar em pó, 2 colheres (sopa) bem cheias de café bem forte e as gemas. Bata muito bem até ficar um creme fofo e bem ligado. Reserve.

2. Num prato de servir disponha camadas alternadas de bolachas demolhadas em café e creme de manteiga, sendo que a última camada deve ser de creme.

3. Leve ao frio até solidificar. Depois retire, polvilhe com a bolacha ralada e sirva decorada a gosto.

5. Bolo brigadeiro da Páscoa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos + tempo de arrefecer
Doses: 12 porções

Ingredientes

Instruções:

1. Ligue o forno a 170º C. Unte com creme vegetal e polvilhe com farinha uma forma de fundo falso. Derreta o chocolate no microondas juntamente com o creme vegetal, interrompendo de vez em quando para mexer a mistura.

2. Bata as gemas com o açúcar durante 5 minutos até obter uma mistura homogénea. Junte o preparado de chocolate, sem parar de bater. Depois, reduza um pouco a velocidade da batedeira e adicione alternadamente o leite com a farinha previamente peneirada com o cacau, o fermento e a pitada de sal.

3. Batas as claras em castelo, incorpore cuidadosamente na massa e verta na forma. Leve ao forno durante cerca de 45 a 50 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme cuidadosamente.

4. Faça a cobertura: misture num tachinho o leite condensado magro, o chocolate em pó, o cacau magro e o leite. Leve a lume brando, mexendo até que a mistura atinja o ponto de estrada (ao fim de cerca de 15 a 20 minutos). Retire, deixe arrefecer, deite sobre o bolo e decore com o granulado de chocolate.

6. Tarte de amêndoa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com a água e o açúcar e deixe ferver durante 5 minutos. Retire do lume, deixe arrefecer um pouco e depois junte o miolo de amêndoa e a manteiga. Mexa muito bem até ficar homogéneo.

2. Adicione depois as gemas, mexendo bem com um batedor de varas, e, por fim, junte os ovos, mexendo da mesma forma.

3. Unte uma tarteira com manteiga e forre-a com a massa quebrada. Recheie-a com o preparado anterior e leve ao forno pré-aquecido a 170°C, durante 25 minutos. Retire, desenforme e sirva polvilhada com açúcar em pó.

7. Mousse de chocolate

Veja aqui o video.

8. Bolo recheado com creme de ovos (robot de cozinha)

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos (robot) + 30 minutos de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

PARA O CREME DE OVOS:

Instruções:

1. Prepare a massa: coloque no copo do robot os ovos, o açúcar, a manteiga e raspa de limão a gosto e programe a 37ºC, durante 6 minutos, na velocidade 3. Introduza o acessório misturador no copo e ligue 5 minutos na velocidade 4.

2. Retire o acessório misturador, junte o miolo de amêndoa e ligue 10 segundos, na velocidade 4. Adicione depois a farinha e o fermento e ligue 10 segundos, na velocidade 4. Coloque a massa numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 35 minutos.

3. Prepare o creme de ovos: coloque a água e o açúcar no copo do robot e programe na temperatura vapor, durante 20 minutos, na velocidade 1. Deixe arrefecer e depois adicione em fio as gemas previamente mexidas e programe a 100ºC, durante 6 minutos, na velocidade 1. Leve ao frio a arrefecer durante cerca de 10 minutos.

4. Prepare a cobertura: coloque no copo do robot as natas e programe a 60ºC, durante 4 minutos, na velocidade 1. Junte depois o chocolate e volte a programar a 37ºC, durante 3 minutos, na velocidade 4. Por fim, adicione o leite condensado e ligue mais 3 minutos, na velocidade 4.

5. Desenforme o bolo e mantenha-o com a superfície virada para baixo. Corte-o em duas rodelas iguais e, no centro, recheie com o creme de ovos arrefecido. Cubra com o creme da cobertura, espalhando de forma homogénea com a espátula. Decore a gosto e sirva.

9. Trança com doce de ovos

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 50 minutos (robot) + 30 minutos de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Numa tigela, dissolva o fermento em 0,5 dl do leite. Junte, aos poucos, a farinha e depois adicione a manteiga, o açúcar e os ovos. Mexa muito bem e deixe repousar cerca de 5 minutos.

2. Acrescente, de seguida, raspa de limão e o restante leite e mexa muito bem. Deixe levedar durante 30 minutos.

3. Após esse tempo, junte à massa anterior metade das sultanas e da amêndoa. Divida-a em três partes iguais e molde 3 rolos. Alinhe-os, faça uma trança com eles e deixe levedar por mais 15 minutos.

4. Pincele depois a trança com gema e coloque no forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 35 minutos. Retire, deixe arrefecer e espalhe por cima o doce de ovos e os restantes frutos secos.

10. Ninho da Páscoa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 15 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata o açúcar com a manteiga até que fique um creme. Junte as gemas, bata mais um pouco, depois adicione a amêndoa moída, o fermento e a farinha e bata novamente muito bem. À parte, bata as claras em castelo e envolva-as no preparado. Verta a na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 45 minutos ou até que fique cozido. Retire do forno e desenforme.

2. Faça a cobertura: parta o chocolate em pedaços e pique-os numa trituradora. Numa tigela, junte a manteiga, o açúcar em pó, o ovo e o chocolate triturado e bata tudo muito bem até que fique um creme bastante homogéneo.

3. Corte o bolo ao meio de modo a obter duas rodelas, barre a metade inferior com 1/3 do creme, reponha a metade superior e barre todo o bolo com o restante creme. Espalhe por cima os fios de ovos e sirva decorado com amêndoas de Páscoa a gosto.

11. Comentários