Clique nas setas

1. Tarte de ganache de chocolate e framboesas

Há as doces e salgadas, mas hoje vamos ser gulosos e só daremos as mais apropriadas para uma sobremesa, um lanche ou para matar aquele “ratinho” ao final da noite. Falamos de tartes e estas que vos sugerimos são deliciosas. Nesta seleção apenas reunimos 10, mas já sabe que no site da TeleCulinária encontrará muitas mais.

Queremos que siga este artigo até ao final, por isso, saiba de antemão o que escolhemos para si: Tarte de ganache de chocolate e framboesas, Tarte de chocolate e leite condensado, Tarte de limão com suspiros, Tarte de ameixas secas, Tarte de amêndoa, Tarte de maçã rústica, Tarte de nozes, Tarte de maçã invertida, Tarte de manga e Tarte de tiramisu.

Acompanhe-nos nesta viagem de sabores e começamos já por uma Tarte de ganache de chocolate e framboesas. Fresca, não demasiado doce, a combinação do chocolate e das framboesas é única. Só mesmo experimentando.

Comecemos com a receita de tarte de ganache de chocolate:

Grau de Dificuldade: Fácil 
Custo da Refeição: Médio 
Tempo de Preparação: 70 minutos
Doses: 10 pessoas

Ingredientes:

PARA O RECHEIO:

Instruções:

Faça a massa: 
1. Deite a farinha numa tigela, junte o chocolate em pó (ou cacau), o sal, o açúcar mascavado, o açúcar em pó, os ovos e a margarina derretida e amasse bem. Estenda depois a massa com o rolo, forre uma tarteira de modo a cobrir bem o fundo e as laterais e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos. Retire e deixe arrefecer.
Faça o recheio:
1. Derreta o chocolate em pedaços com a manteiga. Numa tigela, bata o açúcar com as gemas, junte o chocolate derretido e bata mais um pouco. À parte, bata as natas em chantilly, adicione-as à mistura e envolva bem.
2. Demolhe as folhas de gelatina em água, escorra-as, leve-as a derreter no microondas sem deixar ferver, junte ao preparado anterior e misture bem. Verta sobre a base da tarteira, alise e leve ao frio até ficar firme. Retire, disponha as framboesas por cima e sirva polvilhada com açúcar em pó e decorada a gosto.

2. Tarte de chocolate e leite condensado

E vamos continuar pelo chocolate, mas desta vez acrescentamos leite condensado e o resultado: uma bomba de prazer.

Grau de Dificuldade: Fácil 
Custo da Refeição: Económico
Tempo de Preparação: 70 minutos
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Para a base:

Instruções:

1. Prepare a base: pique finamente as bolachas na picadora e deite numa tigela. Junte a manteiga amolecida e misture até ficar tipo um granulado. Deite dentro de uma forma de abrir, espalhe bem, pressione com uma colher para forrar o fundo e um pouco as laterais e leve ao congelador.
2. Parta o chocolate em pedaços, deite-os para uma tigela, junte a manteiga e leve a derreter em banho-maria ou no microondas. Depois retire, mexa bem, adicione as natas, mexa, junte depois as gemas e mexa bem. Deite na forma sobre a base de bolacha e leve de novo ao congelador até solidificar.
3. Ponha a gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos e deite o leite condensado cozido para uma tigela. Escorra a gelatina, leve a derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver, retire, adicione ao leite condensado e mexa bem. Bata as claras em castelo, junte-as ao preparado e misture delicadamente. Verta sobre o chocolate na forma e leve ao frio até solidificar. Depois desenforme e sirva a tarte decorada a gosto, por exemplo com framboesas, morangos ou bolinhas de chocolate.

 

3. Tarte de limão com suspiros

São 50 minutos para prepará-la, portanto não suspire mais, arregace as mangas e mãos à obra. Esta Tarte de limão com suspiros vai deliciá-lo.

Grau de Dificuldade: Fácil 
Custo da Refeição: Económico
Tempo de Preparação: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte uma tarteira larga com manteiga, coloque-lhe a massa quebrada por cima, estenda com os dedos para forrar e apare os rebordos. Raspe a casca e esprema o sumo aos limões.
2. Num tacho, coloque o açúcar, as natas e as gemas, junte o sumo e a raspa dos limões, leve ao lume brando e deixe cozinhar até ficar bem cremoso. Retire do lume, deixe arrefecer um pouco verta na tarteira sobre a massa quebrada e leve ao forno pré-aquecido a 170°C durante 15 a 20 minutos. Depois de cozida, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer.
3. Desfaça grosseiramente os suspiros e espalhe por cima da tarte. Decore com limão em pedacinhos e um pouco de raspa de limão e sirva.

4. Tarte de ameixas secas

Dá para seis pessoas esta Tarte de ameixas secas, que se prepara em uma hora. Ora veja…

Grau de Dificuldade: Fácil 
Custo da Refeição: Económico
Tempo de Preparação: 60 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Forre uma tarteira com a massa quebrada, apare os rebordos e pique o fundo com um garfo.
2. Numa tigela, bata bem o leite condensado com o leite e os ovos e verta para a forma. Disponha as ameixas secas por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 45 minutos ou até que fique cozida e douradinha.
3. Retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e sirva.

5. Tarte de amêndoa

Quem é que não gosta de uma boa tarte de amêndoa? Nós adoramos e esta é mesmo deliciosa.

Grau de Dificuldade: Fácil 
Custo da Refeição: Económico
Tempo de Preparação: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com a água e o açúcar e deixe ferver durante 5 minutos. Retire do lume, deixe arrefecer um pouco e depois junte o miolo de amêndoa e a manteiga. Mexa muito bem até ficar homogéneo.
2. Adicione depois as gemas, mexendo bem com um batedor de varas, e, por fim, junte os ovos, mexendo da mesma forma.
3. Unte uma tarteira com manteiga e forre-a com a massa quebrada. Recheie-a com o preparado anterior e leve ao forno pré-aquecido a 170°C, durante 25 minutos. Retire, desenforme e sirva polvilhada com açúcar em pó.

6. Tarte de maçã rústica

Quando falamos de tartes é impossível não vir à cabeça uma palavra: maçã. Neste vídeo de três minutos pode seguir passo a passo, as indicações do Chef Luís Jesus e confecionar esta Tarte de maçã rústica.

Veja o video.

7. Tarte de nozes

Temos mais um vídeo, desta vez com  a receita de Tarte de nozes do Chef António Amorim. Acredite, não vai querer perder pitada.

Veja o video.

8. Tarte de maçã invertida

É talvez das tartes mais fáceis de fazer e o aspeto rústico não deixa ninguém indiferente. Trata-se da Tarte de maçã invertida. Experimente e depois diga-nos algo.

Grau de Dificuldade: Fácil 
Custo da Refeição: Económico
Tempo de Preparação: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta tarte de maçã, deite o açúcar e o Vinho do Porto numa frigideira, mexa e leve ao lume até obter caramelo. Caramelize uma forma e reserve.
2. Descasque e lave as maçãs, retire-lhes as sementes, corte-as em gomos e disponha-os na forma de modo a cobrir todo o fundo. Coloque a massa quebrada por cima da maçã, apare o excesso e leve depois ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 35 minutos ou até que a massa fique cozida.
3. Retire do forno, deixe amornar e desenforme com a maçã virada para cima. Sirva decorado a gosto e acompanhe com gelado de baunilha se gostar.

9. Tarte de manga

Esta é uma tarte muito fresquinha para esta altura do ano. O aroma e cor da manga conferem-lhe um aspeto apetecível.

Grau de Dificuldade: Fácil 
Custo da Refeição: Económico
Tempo de Preparação: 60 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Para a massa
Para o creme

Instruções:

1. Amasse os ingredientes da massa e faça com ela uma bola. Cubra-a com um pano e deixe-a repousar 30 minutos.
2. Entretanto, prepare o creme. Num tachinho, misture o açúcar com a farinha maisena, junte depois as gemas e, em seguida, o leite. Leve ao lume mexendo sempre até ferver e retire.
3. Estende a massa e forre com ela a forma de tarte, recortando em volta os excessos. Deite o recheio na forma, sobre a massa, e alise
4. Descasque as mangas, corte-as em fatias e disponha-as sobre o creme. Polvilhe com açúcar e leve a cozer, cerca de 40 minutos, em forno médio. Quando pronta, retire a tarte e pincele-a com a calda de açúcar.

10. Tarte de tiramisu

Estamos habituados a vê-lo num pirex ou tabuleiro, mas desta vez transformámo-lo numa tarte. Tem sotaque italiano, mas os portugueses apreciam. Falamos do tiramisu. De certo irá surpreender os seus amigos com esta Tarte de tiramisu.

Grau de Dificuldade: Fácil 
Custo da Refeição: Económico
Tempo de Preparação: 60 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de tarte de tiramisù, estique a massa e forre uma tarteira. Depois pique o fundo e apare os bordos. Coloque por cima uma folha de papel vegetal e encha com feijão ou seco. Entretanto leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante 30 minutos, até a base estar cozida e douradinha. Retire do forno, rejeite o feijão e deixe arrefecer. Reserve.
2. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Numa tigela bata muito bem as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e volumoso. À parte bata o queijo e junte ao preparado.
3. Escorra as folhas de gelatina e leve a derreter no microondas sem deixar ferver e adicione-as ao creme. Noutra tigela bata as natas em chantilly bem firme e envolva também no preparado. Verta para a forma e leve ao frigorífico até solidificar. Na hora de servir polvilhe com cacau e sirva decorada a gosto.
Comentários