Clique nas setas

1. Chamuças de alheira no forno

Com o frio que continua a fazer-se sentir, não há nada mais saboroso que optar por pratos de forno e se forem de receitas portuguesas, tanto melhor.

Aqueça o ambiente de casa e o estômago com estas 12 receitas que escolhemos para si: Chamuças de alheira no forno, Empadas de frango com massa podre, Polvo à lagareiro, Bacalhau espiritual, Dourada assada com tomate e pimento, Bacalhau com pimentos e azeitonas, Entrecosto assado no forno com batatinhas, Lombo de porco assado com ameixas, Frango assado com maçã, Farófias de forno, Bolo de chocolate e Pudim de gemas.

Começamos com umas Chamuças de alheira, dá para 36 unidades que se fazem numa hora, mas o resultado é delicioso. Ora veja.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 36 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho e pique-os finamente. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e os alhos e deixe refogar até que a cebola fique douradinha. Tempere com piripiri, mexe bem, retire do lume, coloque num passador de rede e deixe escorrer.

2. Retire a pele às alheiras, triture-as e deite para uma tigela. Adicione a mistura da cebola, misture bem, junte um pouco de tomilho picado e misture novamente muito bem. Molde depois 36 bolinhas com esta mistura.

3. Corte cada folha de massa filo em quatro tiras, no sentido do comprimento. Pincele-as com azeite, disponha uma bolinha de alheira sobre cada uma e depois dobre para fazer chamuças. Coloque-as num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até que fiquem douradinhas e estaladiças. Retire do forno e sirva decoradas a gosto.

 

2. Empadas de frango com massa podre

Quem é que não gosta de uma empada ainda quentinha a sair do forno? E se for de frango ainda mais e não se assuste com a massa, porque de podre é só mesmo o nome.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos + tempo de frio
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

Prepare o recheio:
  1. Rejeite a pele e os ossos ao frango, desfie-o, deite-o para uma tigela e junte também algum molho de estufar se tiver. Adicione o queijo creme (ou requeijão), as rodelas de azeitona e a salsa picada, misture bem, rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta, mexa bem e reserve no frio.
Prepare a massa:
  1. Deite a farinha em cima da mesa, abra uma cavidade no meio, junte o sal, o fermento, a manteiga amolecida, o óleo, o leite e as gemas, mistura bem e trabalhe bem a massa até ficar homogénea. Faça uma bola, coloque-a dentro de um saco de plástico e leve ao frio durante 30 minutos. Depois deite a massa novamente em cima da mesa polvilhada com farinha, estenda-a com um rolo, corte-a em círculos e forre forminhas.
  2. Distribua o recheio pelas forminhas e cubra com outro círculo de massa. Molde rolinhos com as aparas da massa, disponha-as por cima para fazer uma espiral, como vê na foto, pincele com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 40 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e sirva as empadas mornas ou frias e decoradas a gosto.

3. Polvo à lagareiro

Se há prato no forno que os portugueses não dispensam é o Polvo à lagareiro e este, confecionado pelo Chef Miguel Mesquita tem um ar mesmo apetecível. Tire um minuto e assista ao vídeo passo-a-passo.

Veja o video.

4. Bacalhau espiritual

Outro prato sobejamente conhecido dos portugueses é o Bacalhau à espiritual. Este dá para 5 pessoas e o resultado confira por si mesmo. Acompanhe com uma boa salada.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 55 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

Para preparar esta receita de bacalhau espiritual, coza as postas de bacalhau em água com sal, pimenta e noz-moscada. Depois retire, rejeite peles e espinhas, desfie e reserve. Corte o pão em pedaços e demolhe-os na água de cozer o bacalhau. Escorra e reserve.

Descasque as cebolas, as cenouras e os dentes de alho, corte as cebolas em meias-luas, rale as cenouras e pique os dentes de alho. Reserve.

Num tacho aqueça o azeite, junte as cebolas, os dentes de alho e as cenouras e deixe refogar muito bem. Junte o pão bem escorrido, o bacalhau e o molho bechamel, retifique os temperos e envolva. Verta para um tabuleiro, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficar douradinho. Retire e sirva decorado a gosto.

 

5. Dourada assada com tomate e pimento

Escolhemos a dourada, mas pode muito bem optar por pargo ou outra variedade de peixe, pois fica sempre bem. Esta dourada é assada com tomate e pimento e dá para 5 pessoas.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

Tempere a dourada com sumo de limão e pimenta. Descasque as cebolas e os dentes de alho, corte a cebola em meias-luas e pique os dentes de alho. Pique de igual modo o tomate pelado. Arranje o pimento e corte-o em tirinhas.

Junte os ingredientes anteriores ao peixe, regue com a água e o azeite e leve ao forno durante 40 minutos, regando aos poucos com o próprio molho. Decore a gosto e sirva com legumes.

 

6. Bacalhau com pimentos e azeitonas

Voltamos ao bacalhau, desta vez para assá-lo no forno com pimentos e azeitona, tudo regado com um belo azeite e um pequeno segredo (erva-doce). Experimente, vai gostar.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

Para preparar esta receita de bacalhau com pimentos, aqueça o forno a 180 graus. Leve a lume médio uma frigideira com as sementes de erva-doce e deixe fritar durante 1 minuto para libertarem o aroma. Depois retire-as para um prato e reserve.

Arranje e corte o pimento em tiras finas. Na mesma frigideira aqueça em lume médio 1 colher (sopa) de azeite, junte o pimento e as alcaparras e deixe saltear durante 1 a 2 minutos até as alcaparras ficarem estaladiças e o pimento macio.

Corte as azeitonas em rodelas e envolva nos pimentos. Junte a erva-doce ao preparado anterior, tempere com sal e pimenta, adicione o vinagre balsâmico, envolva e retire.

Aqueça os 1,5 dl de azeite numa frigideira, junte o bacalhau e deixe alourar de ambas as partes. Retire para um tabuleiro de louça ou pirex retangular e leve ao forno cerca de 8 minutos. Retire para uma travessa, disponha por cima a mistura dos pimentos e azeitonas e sirva decorado a gosto.

 

7. Entrecosto assado no forno com batatinhas

E passamos às carnes e como não podia deixar de ser, um belo entrecosto cai mesmo bem e se ainda tiver umas batatinhas assadas a acompanhar, então é ouro sobre azul.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de marinar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

Para preparar esta receita, arranje o entrecosto, corte-o em pedaços em coloque-os numa tigela.

À parte, misture a massa de pimentão, o vinho branco, o sumo de laranja, o sumo de limão, os dentes de alho picados, a folha de louro partida e tempere com sal e pimenta. Junte esta mistura ao entrecosto, envolva bem e deixe marinar durante 1 hora.

Ligue o forno a 170 graus. Disponha o entrecosto num tabuleiro de forno com metade da marinada, regue-o com o azeite e leve ao forno durante 15 minutos.

Descasque e lave as batatas, corte-as em quartos, junte-os ao tabuleiro da carne, rectifique de sal e pimenta, envolva e deixe cozinhar aproximadamente 30 minutos, mexendo de vez em quando para que fique com uma assadura uniforme. Se necessário, vá regando com o resto da marinada.

Quando estiver cozinhado, retire do forno e sirva polvilhado com salsa picada a gosto. Pode acompanhar com salada e gomos de laranja.

 

8. Lombo de porco assado com ameixas

Um lombo assado no forno é daqueles pratos que nos facilita imenso a vida, principalmente para quem trabalha fora. Dá para fazer de véspera e levar para o emprego e o cheirinho que fica lá em casa é divinal. Esta receita que escolhemos é um Lombo de porco assado com ameixas, excelente para apresentar aos amigos ou para uma simples refeição diária.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora + tempo de marinar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

Dê um corte no lombo de modo a ficar em formato de sanduíche. Disponha as ameixas no interior e tempere com um pouco de sal. Feche, prenda com fio de cozinha e coloque num tabuleiro de forno.

Tempere o lombo com os dentes de alho picados, o pimentão-doce, o vinho branco, tomilho, sal e pimenta. Envolva tudo muito bem e deixe marinar durante 1 hora.

Faça o acompanhamento: descasque as batatas, corte-as em gomos e coloque num tabuleiro. Descasque os dentes de alho e as cebolas, pique os alhos e corte as cebolas em meias-luas. Junte ao tabuleiro, tempere com o pimentão-doce, sal e pimenta, envolva tudo e deixe marinar um pouco.

Regue a carne com o azeite, espalhe por cima a margarina e leve ao forno pré-aquecido a 180°C, durante 50 minutos, regando com o próprio molho. Se necessário, adicione um pouco de água. Leve também as batatas ao forno durante 40 minutos.

Depois de assado, retire o fio ao lombo, corte-o em fatias, disponha as batatas assadas à volta e sirva.

9. Frango assado com maçã

Este é daqueles pratos muito simples de cozinhar e que quase todos gostamos: Frango assado com maçã, que nos remete aos almoços de domingo. Hum que cheirinho.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 2 horas + tempo de marinar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Tempere o frango com sal e pimenta por dentro e por fora e coloque-lhe o alecrim em raminhos no interior. Disponha o frango num tabuleiro.

Descasque os dentes de alho, pique-os, deite-os para uma tigela, junte a paprica e a banha e misture. Barre o frango com esta mistura, junte o vinho branco e deixe marinar durante 1 hora.

Leve depois o frango a assar no forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho. Descasque e lave as batatinhas, junte-as ao tabuleiro, envolva-as no molho e deixe assar mais 40 minutos.

Lave as maçãs, corte-as em gomos grossos com a casca, retire-lhes as pevides, regue com o sumo de limão, adicione também ao tabuleiro e deixe assar tudo mais 20 minutos. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

 

10. Farófias de forno

Ah já pensava que não falávamos de doces? Desengane-se, pois guardámos o melhor para o fim. Para começar temos umas farófias, mas estas são de forno. Rápidas de fazer e com apenas 256 calorias, dão para 8 pessoas.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 45 minutos + tempo de arrefecer
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Separe as gemas das claras. Deite para um tacho as gemas com metade do açúcar e 1,5 dl de água. Leve ao lume, mexendo sempre até engrossar, mas sem deixar ferver. Depois retire, passe por uma rede e deixe arrefecer.

Bata as claras com o restante açúcar, aos poucos, até ficar “estilo” suspiro. Disponha num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos. Depois retire do forno, deixe arrefecer e regue com o doce de ovos. Polvilhe com canela em pó e sirva.

 

11. Bolo de chocolate

Pratos de forno que não falem de um bom Bolo de chocolate não são verdadeiros. Este leva 45 minutos até estar pronto, deixa um cheirinho incrível na cozinha e é delicioso.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Aqueça o forno a 180 graus. Misture, numa tigela, a farinha com o fermento e 2/3 do açúcar. Junte as gemas e bata muito bem.

À parte, envolva o chocolate em pó com a água e 20 g da manteiga e, de seguida, junte ao preparado anterior, mexendo bem.

Bata as claras em castelo com o restante açúcar, incorpore cuidadosamente na massa, e depois verta para uma forma, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno durante cerca de 35 minutos.

Parta em pedaços o chocolate em tablete e derreta-o juntamente com a restante manteiga, as natas e o licor, mexendo bem até obter um molho liso. Cubra o bolo com este molho, decore a gosto e sirva.

 

12. Pudim de gemas

Terminamos em beleza com este Pudim de gemas, uma receita que nos faz recuar ao tempo das nossas avós e que nos deixa água na boca.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos + tempo para arrefecer
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Deite o açúcar para um tacho, junte a água, leve ao lume e deixe ferver durante 5 minutos. Desligue o lume e deixe arrefecer.

Ligue o forno a 180°C e barre uma forma com o caramelo. Numa tigela, deite o Vinho do Porto e as gemas, mexa e adicione a calda do açúcar, em fio e mexendo delicadamente.

Verta a mistura anterior para a forma, coloque-a num tabuleiro fundo, junte água fria ao tabuleiro e leve ao forno, em banho-maria, durante 45 minutos. Retire do forno, deixe o pudim arrefecer dentro da água e depois leve-o ao frio. Desenforme apenas no momento de servir.

Agora que já lhe aquecemos o estômago só de ler, arregace as mangas e diga-nos como ficaram as suas experiências culinárias. Partilhe connosco os seus pratos através da nossa página do Facebook.

Comentários