Clique nas setas

1. Sapateira recheada

preparar sapateira

Sabemos que ainda está um pouco “enfartado” com as iguarias natalícias, mas a entrada no novo ano tem de ser comemorada em grande e a mesa farta significa fartura o ano todo, por isso reunimos algumas receitas que vai gostar de ter à sua mesa. São 12 pratos, mesmo a tempo das 12 passas e das 12 badaladas. Da parte da equipa da TeleCulinária desejamos-lhe um Feliz Ano Novo!

Fim de ano que é fim de ano tem de ter marisco à mesa, por isso começamos com esta Sapateira recheada. Não queremos que se perca na confeção desta receita, por isso tire dois minutos do seu tempo e siga este vídeo com atenção. É uma delícia.

Veja o video.

2. Gambas e companhia

Gambas e Companhia

E continuamos com o marisco, desta vez escolhemos umas gambas. Em 25 minutos vai conseguir ter na sua mesa esta maravilha.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 25 minutos 
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Comece por descascar as gambas, deixando apenas a cabeça e a cauda. Retire a tripa e tempere com sal e pimenta.

2. Retire a pele ao chouriço e corte-o em cubos pequenos. Pique finamente os alhos. Retire as sementes à malagueta e pique-a também finamente.

3. Numa frigideira antiaderente, frite o chouriço no azeite durante 3 minutos, em lume médio. Aumente a intensidade do lume, junte as gambas e deixe fritar por cerca de 3 a 5 minutos.

4. Junte depois o alho e a malagueta picados, bem como o concentrado de tomate, o molho de soja, mel e sumo de limão. Deixe cozinhar um pouco, mexendo sempre, retire do lume, polvilhe com o cebolinho picado e sirva de imediato.

3. Rissóis de bacalhau com camarão

Hoje a noite é para “picar” várias iguarias e uns Rissóis de bacalhau com camarão caem sempre bem. Prepare-os com antecedência e pode congelá-los até ao dia 31 de dezembro.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos 
Doses: 24 unidades

Ingredientes:

Para a massa:

Instruções:

1. Recheio: coza as postas de bacalhau, retire peles e espinhas. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho e refogue-os no azeite. Adicione o miolo de camarão descongelado e deixe cozinhar durante 1 minuto, mexendo sempre. Polvilhe com a sopa de marisco e a farinha, mexendo sempre. Regue com o leite, em fio, mexendo sempre.

2. Junte o bacalhau, a salsa picada, sal e piripíri. Envolva muito bem, retire e deixe arrefecer. A massa: leve ao lume a água com a pitada de sal e a margarina e deixe ferver. Junte a farinha em forma de chuva, mexendo sempre até ficar uma bola.

3. Retire e reserve, deixando amornar. Estique a massa numa bancada polvilhada com farinha, disponha uma colherada do recheio e dobre. Corte e reserve. Repita até acabar a massa e o recheio.

4. Passe pelos ovos previamente batidos e por pão ralado. Leve a fritar de ambos os lados a gosto.

4. Tostinhas de bacalhau com camarão

Tostinhas de bacalhau com camarão

O bacalhau vem outra vez junto do camarão, mas desta vez optámos por umas tostinhas. São fáceis de fazer e fazem um “vistaço” à sua mesa.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos 
Doses: 24 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza a posta de bacalhau em água, escorra-a muito bem e lasque-a rejeitando peles e espinhas. Depois coloque num pano, feche, bata bem para que o bacalhau fique desfiado muito finamente e deite numa tigela. Adicione a cebola picada finamente, a maionese e um pouco de salsa picada, tempere com sal e pimenta e misture.

2. Corte as fatias de pão de forma ao meio e leve-as a torrar. Descasque os camarões em cru deixando-lhes apenas a ponta da cauda, faça-lhes um corte no lombo e retire-lhes o filamento escuro. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, junte os dentes de alho picados, deixe aquecer, adicione os camarões, tempere com sal e pimenta e deixe-os fritar até ganharem cor. Adicione depois a aguardente e deixe cozinhar até o álcool evaporar. Retire do lume.

3. Distribua porções da mistura de bacalhau sobre as tostas de pão, coloque um camarão por cima, junte também os tomates cereja cortados em quartos e sirva decorado a gosto.

5. Tostas de alheira e camembert

Tostas de Alheira e Camembert

Imagine só esta combinação: alheira e queijo camembert. O resultado só pode ser umas tostas deliciosas para saborear enquanto conversa com os amigos e espera pelas 12 badaladas.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos 
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, deixe aquecer, junte as fatias de pão e deixe fritar de ambos os lados. Retire e reserve.

2. Retire a pele às alheiras, desfaça o miolo e espalhe sobre as fatias de pão torrado. Corte o queijo camembert em pedaços e espalhe também sobre o pão.

3. Coloque as tostas num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 2 ou 3 minutos. Na hora de servir, adicione um pouco de mel.

6. Queijo de cabra gratinado com morcela e compota

Queijo de Cabra Gratinado com Morcela e Compota de Pêra

Queijo é sempre uma boa opção para ter à mesa, e se lhe juntar morcela, compota e ainda por cima gratiná-lo, bem, só pode ficar irresistível.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos 
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte as morcelas em rodelas, deite-as numa frigideira, leve ao lume e deixe saltear um pouco de ambos os lados, sem adicionar gordura.

2. Corte o queijo de cabra em fatias ou rodelas, disponha-as num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC ou na função de gratinar durante 3 a 4 minutos ou até o queijo ficar douradinho por cima.

3. Descasque as pêras, retire-lhes as sementes, corte-as em cubos e deite num tacho. Junte o açúcar e a canela, leve ao lume brando e deixe cozinhar lentamente até a pêra ficar macia. Rejeite a canela, deite no liquidificador e ligue até ficar uma compota.

4. Sirva a morcela com a compota de pêra e o queijo de cabra e polvilhe com pimenta rosa moída no momento. Pode acompanhar com salada a gosto.

7. Tostas de requeijão com doce de abóbora

Tostas de requeijão e doce de abóbora

Continuamos pelo queijo, até porque por cá temos vários e todos bons. Umas tostas de requeijão com doce de abóbora são uma combinação perfeita. Experimente.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos 
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte a abóbora em cubos, coloque num tacho e junte o açúcar, o pau de canela e a estrela de anis.

2. Misture tudo, leve ao lume e deixe cozinhar lentamente, mexendo de vez em quando, até obter uma compota consistente e quase translúcida.

3. Nessa altura, retire do lume, deixe arrefecer um pouco e depois leve ao frio.

4. Desfaça o requeijão com um garfo, coloque numa tigela e tempere com sal e pimenta. Distribua o requeijão pelas tostas, assim como o doce de abóbora. Polvilhe com raspa de lima e nozes partidas grosseiramente e sirva.

8. Quiche do mar

quiche do mar

Se mesmo com estes petiscos ainda tiver fome deixamos também uma receita de Quiche do mar. Fica sempre bem em qualquer ocasião, quente ou fria.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora 
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descongele a mistura de mariscos. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Lave o pimento, retire-lhe as sementes e corte-o em tiras finas.

2. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, os alhos e o pimento e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que fique douradinho. Adicione depois os mariscos, tempere com sal e piripiri e deixe saltear muito bem, mexendo de vez em quando, até que tudo fique macio. Junte o conhaque e coentros picados, rectifique os temperos, retire do lume e deixe arrefecer.

3. Estenda massa folhada numa bancada polvilhada com farinha. Forre um tabuleiro com papel vegetal, cubra com a massa folhada, apare os rebordos e espalhe a mistura anterior por cima. Numa tigela, bata os ovos com as natas, regue por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 35 minutos ou até que fique cozida. Retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e sirva decorada a gosto.

9. Pudim bolo-rei

pudim bolo rei

E porque um docinho nunca fez mal a ninguém e nós queremos que entre no novo ano bem contente, aqui fica uma maneira de diferente de comer bolo-rei, em pudim. Além de poder aproveitar algumas sobras do bolo-rei que ficou do Natal, vai poder brilhar junto dos amigos e familiares.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve um tacho ao lume com o leite e a casca do limão, deixe ferver, retire do lume, rejeite a casca de limão, junte o leite condensado e o brandy e mexa bem. Adicione depois os ovos batidos, em fio e mexendo muito bem.

2. Barre uma forma rectangular com caramelo. Corte o bolo-rei em fatias finas e forre o fundo da forma. Verta por cima o preparado do leite e deixe repousar uns minutos.

3. Leve depois ao forno pré-aquecido a 180ºC em banho-maria durante cerca de 25 minutos ou até ficar cozido. Retire, deixe arrefecer no banho-maria, desenforme cuidadosamente e sirva decorado a gosto, por exemplo com frutas cristalizadas.

10. Bolo de chocolate com frutos vermelhos

bolo de chocolate com frutos vermelhos

É não é lindo este nosso Bolo de chocolate com frutos vermelhos? Consegue resistir? Nós também não. Trinta e cinco minutos é o tempo que vai precisar para fazê-lo.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes

Para o bolo
Para a cobertura

Instruções:

1. Prepare o bolo: dissolva bem o chocolate na água morna, junte depois a manteiga, sem parar de mexer até obter um creme leve. Retire do lume, adicione as gemas, uma a uma, o açúcar e a farinha e mexa muito bem.

2. Bata as claras em castelo e envolva-as muito delicadamente no preparado anterior, sem mexer muito. Coloque a massa numa forma redonda, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno, pré-aquecido a 160ºC, durante cerca de 15 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme.

3. Prepare a cobertura: leve ao lume um tacho com os frutos vermelhos congelados e o açúcar e deixe ferver, em lume brando, mexendo de vez em quando até ficar um molho espesso mas fluido. Retire, deixe arrefecer um pouco e deite sobre o bolo morno. Decore com os frutos vermelhos frescos e sirva.

11. Pudim abade de Priscos

Pudim Abade de Priscos

E por falar em tentação, este Pudim abade de Priscos não deixa ninguém indiferente. Não pense já nas calorias, vai ter o ano todo para fazer dieta. Esta receita pode fazer no robot, até porque queremos que esteja pronto a tempo e horas para a entrada do novo ano.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Deite a água num tacho e junte o açúcar, a canela, a casquinha de limão e o presunto. Leve ao lume e deixe ferver durante 7 minutos. Retire do lume, deixe arrefecer e rejeite o limão, o presunto e a canela.

2. Numa tigela, misture as gemas com o Vinho do Porto. Adicione depois a mistura anterior, em fio e mexendo sempre até ficar homogéneo.

3. Barre uma forma de pudim ou rectangular com caramelo. Verta-lhe o preparado anterior e leve ao forno pré-aquecido a 170°C, em banho-maria, durante cerca de 25 minutos ou até ficar bem cozido. Retire, deixe arrefecer no banho-maria, depois desenforme, corte em fatias ou em cubos e sirva decorado a gosto.

12. Bolo de bolacha com creme de ovos

Bolo de bolacha com creme de ovo

Há receitas que por muito que passem os anos são sempre atuais. É o caso deste Bolo de bolacha com creme de ovos que nunca passa de moda.

Mesa posta, não se esqueça do champanhe e das passas e boas entradas!

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1h e 30 minutos + tempo de frio
Doses: 12 pessoas

Ingredientes

Para o creme de ovos
Para o creme de natas

Instruções:

1. Creme de ovos: leve ao lume um tacho com a água e o açúcar e deixe ferver 6 minutos. Deite as gemas numa tigela, junte a baunilha e bata bem. Verta a calda do açúcar e leve a lume brando, mexendo sempre, até engrossar. Deixe arrefecer.

2. Creme de natas: bata as gemas, junte o leite condensado e a manteiga derretida. Demolhe as folhas de gelatina, escorra-as e derreta-as no micro-ondas sem deixar ferver. Junte ao preparado. À parte bata as natas em chantilly e envolva no creme.

3. Coloque um aro redondo sobre uma base de tarteira ou prato, intercalando camadas de creme de natas com bolachas, como vê na foto, até terminarem os ingredientes. Leve ao frio até ficar firme. Retire, cubra com o creme de ovos e alise. Desenforme e decore com pepitas de chocolate como vê na foto.

 

13. Comentários