Clique nas setas

1. Coscorões à moda antiga

Veja aqui o video.

2. Filhoses tradicionais

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com água e sal, junte a abóbora e deixe cozer. Depois de cozida, escorra-a bem, triture e deixe amornar. Junte o leite, a raspa de limão, o fermento, os ovos e a farinha e amasse muito bem. Tape com um pano húmido e deixe levedar até que fique com o dobro do volume.

2. Retire depois pedaços de massa e estique-a com as pontas dos dedos até que fique bem fina.

3. Leve ao lume uma frigideira com óleo, quando estiver bem quente frite as filhoses. Depois retire e deixe escorrer sobre papel absorvente. Passe-as por açúcar amarelo e sirva decoradas a gosto.

3. Sonhos de abóbora

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 18 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita, corte a abóbora em pedaços pequenos e leve-os a cozer em água com uma pitada de sal. Depois escorra, coloque num pano e esprema muito bem.

2. Deite a água e a margarina para um tacho, tempere com uma pitada de sal e deixe ferver. Junte a farinha em “chuva” e mexa bem até ficar uma bola homogénea. Retire do tacho, deixe amornar, amasse um pouco, coloque numa tigela e junte os ovos, um a um e amassando sempre com a mão como vê na foto. Adicione então a abóbora bem espremida e a raspa de laranja e amasse novamente.

3. Leve uma frigideira ao lume com óleo, deixe aquecer, junte colheradas da massa anterior e deixe fritar, espetando com um palito grande, até ficarem sonhos bem douradinhos. Coloque-os a escorrer sobre papel absorvente, depois passe-os por açúcar em pó e sirva-os decorados a gosto.

4. Azevias de gila e amêndoa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Faça o recheio: deite a água e o açúcar num tacho, junte a casca de limão e o pau de canela, leve ao lume e deixe ferver durante 5 minutos. Adicione o doce de gila, a amêndoa moída e a amêndoa granulada e mexa de vez em quando até ferver. Numa tigela, bata as gemas e junte o preparado do tacho, em fio e mexendo sempre. Verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo continuamente até engrossar. Retire e deixe arrefecer.

2. A massa: deite a farinha numa tigela, adicione a manteiga, o ovo e a água, amasse bem até obter uma massa homogénea e deixe repousar 5 minutos. Depois estenda a massa numa bancada polvilhada com farinha, disponha uma colherada do recheio, dobre a massa e corte-a com um corta massas em forma de rissol. Repita até acabar a massa e o recheio.

3. Leve depois as azevias a fritar em óleo até ficarem douradinhas de ambos os lados. Deixe escorrer sobre uma folha de papel de cozinha, passe por uma mistura de açúcar e canela e sirva decoradas a gosto.

5. Rabanadas Tradicionais

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 40 minutos + tempo para arrefecer
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte os pães cacete em fatias médias. Passe-as pelo leite, depois pelos ovos batidos e leve-as a fritar em óleo abundante até ficarem douradinhas de ambos os lados.

2. Retire do lume e deixe repousar e escorrer sobre folhas de papel de cozinha. Depois passe as rabanadas por uma mistura de açúcar e canela e sirva decoradas a gosto.

6. Arroz doce cremoso

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este arroz doce, deite a água para um tacho, junte a manteiga, a pitada de sal, a casca de limão e o pau de canela, leve ao lume e deixe começar a ferver. Junte o arroz e deixe cozer, mexendo de vez em quando, até que fique quase sem água.

2. Num tacho à parte, aqueça o leite. Vá depois adicionando o leite ao tacho do arroz, aos poucos e mexendo de vez em quando, e deixe cozer o arroz até ficar macio e bem cremoso. Junte depois o açúcar, mexa e deixe ferver mais 5 minutos.

3. Numa tigela, bata as gemas, adicione um pouco do arroz do tacho, mexendo até ficar morno. Adicione depois ao tacho mexendo sempre, retire do lume, rejeite a casca de limão e o pau de canela, verta para uma tigela e deixe arrefecer. Na hora de servir, polvilhe com canela.

7. Sonhos de cenoura

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave as cenouras, corte-as ao meio e leve-as a cozer em água temperada com uma pitada de sal. Escorra-as, triture-as bem e escorra-as sobre um pano fino, fechando o pano e espremendo se necessário.

2. Deite a água num tacho, junte a margarina e uma pitada de sal, leve ao lume e deixe ferver. Adicione a farinha em forma de “”chuva””, mexendo sempre até obter uma bola homogénea, retire do lume e deixe arrefecer. Deite depois a massa numa tigela, junte o puré de cenoura e os ovos, um a um e amassando sempre muito bem com as mãos.

3. Leve uma frigideira funda ao lume com bastante óleo, deixe aquecer mas não demasiado, adicione colheradas da mistura anterior, poucas de cada vez, e deixe fritar lentamente até ficarem douradinhas de ambos os lados. Pique de vez em quando com um espeto de madeira para que fritem melhor no interior.

4. Coloque os sonhos a escorrer sobre papel absorvente, polvilhe-os depois com uma mistura de açúcar em pó e canela e sirva.

8. Bolo de bolacha

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de bolo de bolacha, numa tigela misture a manteiga com o café, o açúcar em pó e as gemas e bata tudo muito bem.

2. Disponha num prato de servir camadas de bolachas, previamente demolhadas em café, intercaladas com o creme de manteiga. Repita as camadas até terminarem os ingredientes.

3. No final, polvilhe a superfície com os 50 g de bolacha moída, coloque no frio e, no momento de servir, decore o bolo de bolacha a gosto.

9. Aletria

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza a aletria em água temperada com uma pitada de sal, durante 5 minutos. Escorra e reserve.

2. Leve ao lume um tacho com o leite, o pau de canela, a casca de limão e o açúcar e deixe levantar fervura. Adicione a aletria escorrida e deixe cozinhar por mais 3 minutos.

3. Bata as gemas e passe-as por um coador de rede fina. Adicione-lhes um pouco do leite anterior, misture e junte à aletria, mexendo sempre.

4. Retire o pau de canela e a casca de limão e deite num prato de servir. Deixe arrefecer e polvilhe com canela em pó.

10. Broas castelares

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora e 15 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com 500 ml de água e o açúcar e deixe ferver até obter ponto de pérola. Retire do lume e reserve.

2. Passe a batata-doce cozida pelo passe-vite e envolva bem com a farinha de milho, a amêndoa em pó e granulada, o mel, os ovos, raspa de limão e laranja e a calda de açúcar.

3. Retire pedaços da massa anterior e dê-lhes o formato de broas. Coloque-as num tabuleiro polvilhado com farinha e pincele-as com as gemas, previamente misturadas com o leite.

4. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, até que fiquem douradinhas. Retire do forno, descole-as e deixe arrefecer antes de servir.

11. Toucinho do Céu

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com o açúcar e a água e deixe ferver durante 10 minutos. Junte a amêndoa moída e o doce de gila, mexa e deixe ferver. Retire do lume e deixe arrefecer.

2. Ligue o forno a 180ºC, barre uma forma de abrir com margarina e polvilhe-a com farinha. Misture as gemas e os ovos, adicione à mistura da amêndoa, junte também a canela, mexa bem e leve de novo ao lume, mexendo sempre até se descolar do fundo do tacho. Retire do lume, deite dentro da forma, alise e leve ao forno durante 40 minutos.

3. Retire do forno, deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer completamente. Polvilhe abundantemente com açúcar em pó e sirva decorado a gosto.

12. Pudim bolo rei

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve um tacho ao lume com o leite e a casca do limão, deixe ferver, retire do lume, rejeite a casca de limão, junte o leite condensado e o brandy e mexa bem. Adicione depois os ovos batidos, em fio e mexendo muito bem.

2. Barre uma forma rectangular com caramelo. Corte o bolo-rei em fatias finas e forre o fundo da forma. Verta por cima o preparado do leite e deixe repousar uns minutos.

3. Leve depois ao forno pré-aquecido a 180ºC em banho-maria durante cerca de 25 minutos ou até ficar cozido. Retire, deixe arrefecer no banho-maria, desenforme cuidadosamente e sirva decorado a gosto, por exemplo com frutas cristalizadas.

13. Pudim 365

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora 15 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque o leite num tacho, junte o pau de canela e a casca de limão e leve a lume médio até levantar fervura. Retire e reserve.

2. Triture o açúcar até ficar em pó, junte-o aos ovos e bata ligeiramente. Elimine o pau de canela e a casca de limão do leite e deite-o em fio nos ovos, mexendo sempre.

3. Unte com caramelo uma forma de pudim com paredes onduladas. Deite nela o preparado anterior e leve ao forno, a 180ºc, em banho-maria, durante 50 minutos.

Comentários