Clique nas setas

1. Bolo de bolacha

Aqui estão alguns doces para a sexta-feira 13 🙂 Esperemos que goste!

Veja aqui o video da receita de bolo de bolacha.

2. Cheesecake tradicional

Cheesecake tradicional

Veja aqui o video.

3. Pudim flan tradicional

pudim flan tradicional

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve uma frigideira antiaderente ao lume com 150 g do açúcar até obter caramelo. Caramelize uma forma.

2. Deite o leite num tacho, junte 150 g do restante açúcar e raspa de limão a gosto, mexa, leve ao lume e deixe aquecer. Misture o resto açúcar com a farinha maisena, adicione os ovos e mexa bem. Junte a mistura do leite, em fio, mexendo até ficar homogéneo.

3. Verta o preparado anterior para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180°C, em banho-maria, durante 45 minutos. Espete um palito para verificar, retire o pudim do forno, deixe-o arrefecer no banho-maria, depois desenforme-o e sirva-o cortado em fatias e decorado a gosto.

4. Bolachas de manteiga

bolachas de manteiga

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 30 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Verta para uma tigela o açúcar e as gemas e bata bem durante 2 minutos. Junte o ovo e a farinha peneirada com o fermento, aos poucos, batendo cuidadosamente. Adicione a manteiga amolecida e bata até ficar bem envolvido.

2. Molde pequenas bolinhas com a massa e disponha-as bem separadas umas das outras, num tabuleiro forrado com papel vegetal, depois achate-as e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc cerca de 15 minutos. Retire e sirva a gosto.

5. Mousse de chocolate clássica

Mousse de Chocolate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 25 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de mousse de chocolate, parta o chocolate em pedaços para dentro de uma tigela, junte a manteiga e leve a derreter em banho-maria ou no micro-ondas sem deixar ferver.

2. Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo, adicionando 150 g do açúcar aos poucos. Reserve. Junte o restante açúcar ao chocolate e mexa. Adicione as gemas e bata novamente muito bem. Junte depois as claras batidas e envolva suavemente.

3. Verta a mousse para uma taça e leve ao frio até solidificar. Retire e sirva a mousse de chocolate decorada a gosto, por exemplo com chantilly e morangos frescos.

6. Molotof

molotoff

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 30 minutos + tempo de arrefecer
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Separe as gemas das claras, deite as gemas para um recipiente de microondas, junte metade do açúcar e a água, misture e leve ao microondas, a 1000 watts e mexendo de vez em quando, até ferver. Retire e deixe arrefecer.

2. Barre, com o caramelo, uma forma com buraco de louça ou outra que possa ir microondas. Bata as claras em castelo e adicione o restante açúcar, aos poucos e batendo sempre até ficarem bem firmes. Junte depois o sumo de limão e bata mais um pouco.

3. Deite a mistura anterior para a forma e leve ao microondas, a 1000 watts, durante 5 minutos. Depois deixe repousar 10 minutos dentro do microondas, retire, desenforme, deixe arrefecer, regue com a mistura das gemas e sirva decorado a gosto.

7. Bolo esponja

Veja aqui o video.

8. Panacota de caramelo

panacota de caramelo

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Pincele ligeiramente moldes pequenos ou um maior com óleo. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria.

2. Deite o leite num tacho, junte as natas e umas gotas de essência de baunilha, misture, leve ao lume e deixe começar a ferver. Reduza o lume e deixe ferver cerca de 15 minutos ou até que fique com cerca de 2/3 do volume.

3. Deite o açúcar e uma colher (sopa) de água numa frigideira, de preferência antiaderente, e leve ao lume até obter um caramelo ligeiramente escuro. Adicione à mistura anterior, mexa bem, retire do lume e passe com a varinha mágica. Junte depois as folhas de gelatina escorridas, mexa bem até dissolver, divida pelos moldes, deixe arrefecer e leve depois ao frigorífico até solidificar.

4. Passe rapidamente a base dos moldes por água quente, desenforme e sirva regado com caramelo líquido. Pode decorar com nozes, amêndoas, etc.

9. Leite creme tradicional

Leite creme tradicional

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 35 minutos + tempo de arrefecer
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume o leite com 1/3 do açúcar, a vagem de baunilha cortada ao meio e raspada e deixe ferver.

2. Numa tigela à parte misture o restante açúcar com a farinha maisena, junte as gemas e mexa bem. Verta depois, o leite em fio, mexendo muito bem. Deite para um tacho e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e divida por tacinhas. Polvilhe com um pouco de açúcar, queime a gosto e sirva.

 

10. Arroz doce

arroz doce

Veja aqui o video.

11. Queijadinhas de leite e canela

queijadinhas de leite e canela

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora
Doses: 12 unidades

Ingredientes:

Para o creme:

Instruções:

1. Comece pela massa: deite a farinha numa tigela, junte o açúcar em pó e a margarina, misture muito bem até ficar um género de areia grossa, adicione o ovo e a água e amasse muito bem.

2. Estenda depois a massa numa bancada polvilhada com farinha, corte-a em rodelas, forre forminhas, apare os rebordos e pique o fundo com um garfo. Encha com feijão seco, leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 20 minutos ou até que fiquem cozidas, retire do forno, rejeite o feijão e reserve.

3. Faça o creme: leve um tacho ao lume com o leite, metade do açúcar, os paus de canela e as cascas de limão e deixe ferver. Numa tigela, misture o restante açúcar com a farinha, adicione as gemas e mexa bem. Junte depois o leite, em fio e mexendo sempre, verta novamente este preparado para o tacho, rejeite a canela e as cascas de limão e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e deite numa tigela.

4. Distribua depois a mistura anterior pelas forminhas e leve ao forno pré-aquecido a 200°C até que as queijadinhas fiquem douradinhas. Retire do forno, desenforme, deixe arrefecer, coloque em caixinhas de papel, polvilhe com canela e sirva.

12. Delícia de maçã com vinho do porto

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 45 minutos + tempo de arrefecer
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave as maçãs, corte-as em gomos, retire-lhes o caroços e leve-as a cozer em água com os paus de canela e as cascas de limão. Depois escorra, coloque num tabuleiro de louça grande ou vários pequenos e deixe arrefecer.

2. Deite o leite e metade do açúcar num tacho, mexa, leve ao lume e deixe aquecer. Numa tigela, junte o restante açúcar com a farinha maisena e mexa bem. Adicione depois as gemas e o vinho do porto e mexa muito bem. Junte então o leite em fio e mexendo sempre, verta no tacho e leve novamente ao lume, mexendo continuamente até engrossar mas sem deixar ferver.

3. Verta a mistura anterior sobre as maçãs e deixe arrefecer. Na hora de servir, polvilhe com canela em pó e decore a gosto.

13. Pavlova de chocolate com morangos

Pavlova de Chocolate com Morangos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora e 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 170 graus. Unte uma folha de papel vegetal com manteiga e disponha num tabuleiro. Numa taça misture o cacau com a maisena, a canela, sal fino e o chocolate negro picado. Bata as claras em castelo na velocidade mínima, adicione o vinagre e aumente a velocidade até ficarem firmes. Junte colheradas de açúcar aos poucos, e continue a bater até ficarem bem batidas. Junte a mistura do cacau e envolva cuidadosamente.

2. Disponha o merengue no tabuleiro, em forma de círculo, deixando as extremidades ligeiramente mais altas, para criar uma base interior para recheio. Baixe a temperatura do forno para 120 graus e leve o merengue ao forno cerca de 1 h 15 minutos. Retire e deixe arrefecer.

3. Arranje os morangos, corte-os em quartos e coloque numa taça. Junte duas colheres (sopa) de açúcar e o vinagre balsâmico e misture bem. Deixe marinar. Bata as natas em chantilly com as restantes 2 (colheres) de sopa de açúcar, disponha sobre a pavlova e decore com os morangos.

 

14. Comentários