1. Bolinhas de alheira

Bolinhas de alheira com maçã CHPS 10

Tem cerca de 20 minutos disponíveis e não sabe o que cozinhar? A Teleculinária dá uma ajuda. Reunimos pelo menos 10 receitas que pode fazer neste espaço de tempo. Não acredita?

Ora veja: Bolinhas de alheira, Salada de beterraba, Salada mediterrânica com queijo feta, Bacalhau à Brás, Lombinhos de salmão com camarão, Esparguete de atum, Panados de peru com maionese de alho, Folhados com pêssego, Semifrio de caramelo e Creme de coco e açafrão.

Começamos por umas Bolinhas de alheira, em 20 minutos terá uma entrada ou petisco ótimos para partilhar com os amigos e família.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Retire a pele às alheiras, coloque-as numa tigela e desfaça-as. Descasque e lave a maçã, corte-a em cubos muito pequenos e adicione-os à alheira.

2. Junte depois um ovo e a salsa picada e envolva muito bem. Faça bolinhas a gosto e passe-as por pão ralado. Leve-as depois ao congelador para ficarem congeladas.

3. Numa frigideira aqueça óleo em abundância, retire as bolinhas do congelador e frite-as no óleo bem quente. Depois retire e sirva a gosto.

2. Salada de beterraba

Salada de Beterraba SM 2

Junte beterraba, umas nozes, queijo feta, um pouco de alegria e uns pozinhos de amor. E pronto, eis uma salada cheia de vitaminas para toda a família.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta salada de beterraba, comece por descasque as beterrabas e rale-as. Reserve. Deite a mostarda para dentro de uma tigela, junte o vinagre e misture bem, adicione depois o azeite, em fio, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta, junte as ervas aromáticas e envolva. Junte por fim a beterraba e misture.

2. Corte o queijo em cubos, coloque por cima da salada. Junte o miolo de noz, decore com folha de manjericão e sirva.

3. Salada mediterrânica com queijo feta

Salada mediterranica CHLM 9 e1524743133839

O verão e as férias “obrigam-nos” a excessos alimentares, portanto, na hora de regresso ao trabalho há que cortar esses quilinhos a mais. Em 15 minutos consegue fazer esta salada mediterrânica.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 15 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para fazer esta receita de salada mediterrânica, disponha numa saladeira a mistura de alfaces. Descasque, lave e lamine, finamente a cebola roxa, coloque-a por cima da alface.

2. Arranje o pimento, limpe-o de peles brancas e pevides e corte-o em tiras muito finas. Junte-o à salada.

3. Lave e junte o tomate-cereja, adicione as azeitonas cortadas em rodelas e o queijo feta desfeito. Disponha por cima o manjericão picado e os orégãos, tempere com sal e pimenta, regue com o azeite e o vinagre e sirva como acompanhamento.

4. Bacalhau à Brás

Bacalhau à Bras CHLJ 4

Quantas vezes chega a casa sem imaginação nem muita vontade para cozinhar? Nós compreendemos, por isso damos-lhe esta receita de Bacalhau à Brás que pode fazer em apenas 15 minutos.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 15 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque, lave e lamine as cebolas e o dente de alho. Num tacho aqueça o azeite, junte a cebola, o dente de alho e o louro e deixe alourar.

2. Junte o bacalhau e deixe cozinhar em lume brando, mexendo sempre, até o bacalhau estar quase cozinhado. Adicione 1/3 da batata-palha e envolva até ficar uma mistura consistente.

3. Numa tigela à parte bata os ovos com as natas, tempere com sal, pimenta e verta, em fio, sobre o preparado do bacalhau, mexendo muito bem, junte a restante batata envolva e sirva o bacalhau à brás decorado com azeitonas e a salsa picada.

5. Lombinhos de salmão com camarão

Lombinhos de salmao com camarao CHLJ 15

Digno de ser servido ao seu melhor amigo, este prato necessita apenas de 25 minutos para ser confecionado. Não acredita? Ora veja.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Dispendioso
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Comece por cortar o lombo de salmão em lombinhos mais pequenos. Tempere-os, assim como o camarão, com sal e pimenta e deixe ganhar sabor.

2. Enquanto isso, separe os brócolos em raminhos, coloque-os em água a ferver e deixe cozinhar ligeiramente. Escorra-os e reduza-os a um puré liso. Leve-o ao lume num tacho, adicione as natas e 50 g da manteiga, retifique o sal e a pimenta, envolva e deixe apurar.

3. Coloque um fio de azeite numa frigideira, junte o salmão e os camarões e deixe cozinhar. A meio da cozedura, acrescente os tomates-cereja, regue com o vinho branco e junte a restante manteiga. Envolva bem e depois sirva com o puré de brócolos.

6. Esparguete de atum

Esparguete de atum com azeitonas CHAA 9

A receita que se segue, para além de rápida é também económica e muito gostosa. Com duas latas de atum, esparguete fresco e mais uns quantos ingredientes, obtém uma refeição em 25 minutos.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte o tomate em cubos, o pimento em tiras mais pequenas e a cebola roxa em meias-luas.

2. Coloque o azeite numa frigideira, junte o tomate e o pimento e deixe saltear. Adicione as azeitonas, envolva tudo e tempere com sal e pimenta.

3. Abra as latas de atum, escorra-o e acrescente à mistura anterior.

4. Coza a esparguete em água temperada com sal durante 3 minutos. Escorra e envolva no preparado, bem como a cebola e a salsa picada.

7. Panados de peru com maionese de alho

panados de peru com maionese de alho

Estamos certos que a sua família vai gostar da receita que se segue, uns panados de peru com uma maionese de alho. E melhor do que tudo: estará pronta em 20 minutos.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Escalde os dentes de alho em água a ferver. Escorra, deixe arrefecer e coloque numa tigela com a maionese e os coentros. Triture muito bem.

2. Tempere os bifes de peru com sumo de laranja, tabasco e whisky. À parte misture os flocos de milho esmagados com o pão ralado.

3. Retire a carne da marinada, escorra-a e tempere com sal e pimenta. Passe-a depois por farinha, pelos ovos batidos e pela mistura do pão ralado.

4. Frite a carne em óleo abundante e bem quente até ficarem douradinhos. Acompanhe com a maionese de alho. Polvilhe com a salsa picada e sirva.

8. Folhado com pêssego

Folhado com pessego CHAA 16

Refeição que é refeição não fica completa sem um docinho e nós damos-lhe pelo menos três receitas de sobremesas. Começamos por uns folhados de pêssego, que poderá fazer em 25 minutos.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Estique a massa sobre uma bancada polvilhada com farinha.

2. Numa taça, misture a farinha com as gemas e o açúcar. Adicione depois o leite, mexendo com um batedor de varas, leve ao lume e deixe engrossar, mexendo sempre.

3. Barre o centro das placas com o creme anterior e reserve.

4. Corte os pêssegos em fatias e disponha-as sobre o creme. Coloque num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 15 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva.

9. Semifrio de caramelo

Semifrio de Caramelo TC 005 D

Segue-se um Semifrio de caramelo muito fácil de fazer, tão fácil que só necessita de 20 minutos. Leite condensado, suspiros e mais uns ingrediente e vai deixar pelo menos 6 pessoas satisfeitas.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Bata as natas com o açúcar até obter um chantilly e envolva com o leite condensado.

2. Demolhe as folhas de gelatina em água fria, escorra-as e depois derreta-as no microondas durante 10 a 15 segundos. Envolva-as no preparado anterior e distribua por taças.

3. Leve as taças ao frio por cerca de 3 horas. Decorrido o tempo indicado, coloque um pouco do caramelo líquido sobre o creme já solidificado. Decore com os suspiros previamente partidos e sirva.

10. Creme de coco e açafrão

creme de coco e acafrao

Terminamos em beleza, com um Creme de coco e açafrão. Sabores que o vão transportar a um mundo de sabores. Tal como as receitas anteriores, 20 minutos são mais do que suficientes para executar esta sobremesa.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + 2 horas de frio
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume uma panela com o leite de coco e o açafrão e deixe ferver. À parte bata muito levemente as gemas com o açúcar e a farinha maisena.

2. Retire o leite de coco do lume e junte os 2 dl de leite normal. Verta depois sobre a mistura das gemas, mexendo sempre. Leve novamente ao lume até engrossar, mexendo sempre.

3. Disponha o preparado em taças e leve ao frigorífico durante 2 horas. Depois retire, polvilhe com açúcar demerara ou mascavado e queime o açúcar com um ferro de cozinha próprio.

 

11. Comentários