14Clique nas setas

1. Pudim frio de ananás

Gosta de receitas com gelatina? Então temos algumas sugestões para si. De facto, os doces com gelatina são fantásticos e fazem menos mal, já para não falar de que são super fáceis de confeccionar em casa. Desta maneira, temos aqui 5 doces com gelatina para si! Ora veja: Pudim frio de ananás; Semifrio de morango e bolacha; Gelatina Anti-oxidante; Gelatina de laranja na casca; Delícia de bolo com gelatina e chocolate.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Deite a calda do ananás num tacho, junte o açúcar e as gemas e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar.

2. Retire do lume, adicione as folhas de gelatina escorridas, mexa bem e deixe arrefecer. À parte, bata as claras em castelo e envolva-as no preparado. Verte numa forma de abrir untada com óleo, alise e leve ao frio até solidificar.

3. Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem, utilizando apenas 4 dl de água quente, mexa e adicione mais 4 dl de água fria. Deixe arrefecer. Disponha as rodelas de ananás sobre o doce na forma, regue com um pouco de gelatina e leve ao frio até prender o ananás.

4. Regue depois com a restante gelatina e leve mais uma vez ao frio até solidificar completamente. Na hora de servir, desenforme e decore a gosto.

2. Semifrio de morango e bolacha

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 30 minutos + tempo de frio
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque as bolachas trituradas numa taça, junte o açúcar mascavado e a manteiga derretida, envolva bem e amasse. Forre depois uma forma de fundo amovível.

2. Deite o queijo mascarpone para uma tigela, adicione a raspa da lima e o açúcar. À parte bata as natas em chantilly e junte ao preparado.

3. Demolhe as folhas de gelatina, escorra-as e derreta-as no micro-ondas sem deixar ferver, junte ao creme, verta para forma e leve ao frio cerca de 30 minutos até ficar firme.

4. Prepare a gelatina de morango e deixe arrefecer. Arranje e lave os morangos e corte-os em rodelas. Retire o creme do frio, verta a gelatina por cima e depois uma camada de morangos. Leve novamente ao frio até ficar bem firme.

3. Gelatina anti-oxidante

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta gelatina antioxidante, demolhe a gelatina em água fria durante 5 minutos. Depois escorra-a e junte um pouco de sumo de beterraba. Leve ao lume, mexendo sempre, até a gelatina ficar bem derretida, depois retire-a do lume.

2. Junte ao restante sumo de beterraba a geleia de agave, misture bem, adicione a gelatina derretida e mexa.

3. Passe pequenas formas ou uma grande por água fria. Divida pelas formas a mistura dos frutos vermelhos, junte o sumo de beterraba até encher e leve ao frio até solidificar. Antes de servir mergulhe as formas em água quente, desenforme e sirva decorado a gosto.

4. Gelatina de laranja na casca

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte as laranjas ao meio, retire-lhes todo o sumo e reserve. Separe a polpa das cascas, de modo a que estas fiquem limpas.

2. Coloque o sumo de laranja num tacho, leve a lume brando, junte a gelatina e deixe dissolver, mexendo sempre.

3. Disponha as cascas de laranja num recipiente, encha-as com o preparado anterior e leve ao frigorífico até solidificar.

4. Na altura de servir, retire do frio, corte em gomos grandes e sirva.

5. Delícia de bolo com gelatina e chocolate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Faça o bolo: ligue o forno a 180ºC, unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata bem os ovos, adicionando o açúcar aos poucos até que fique um creme fofo e esbranquiçado. Adicione a farinha peneirada com o chocolate em pó e envolva bem. Verta para a forma e leve ao forno durante 35 minutos ou até que fique cozido.

2. Retire o bolo do forno, desenforme-o, deixe-o arrefecer, corte-o em fatias e deite-as numa taça funda. Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem, deixe-a arrefecer, regue por cima do bolo, aos poucos até ensopar, e leve ao frio até que fique solidificado.

3. Numa tigela, bata as natas em chantilly, adicione o leite condensado, envolva e disponha por cima da gelatina na taça. Regue com molho de chocolate, polvilhe com amêndoa granulada e sirva.

6. Comentários