Clique nas imagens

1. Rabanadas Tradicionais

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 40 minutos + tempo para arrefecer
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte os pães cacete em fatias médias. Passe-as pelo leite, depois pelos ovos batidos e leve-as a fritar em óleo abundante até ficarem douradinhas de ambos os lados.

2. Retire do lume e deixe repousar e escorrer sobre folhas de papel de cozinha. Depois passe as rabanadas por uma mistura de açúcar e canela e sirva decoradas a gosto.

2. Filhoses

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com água e sal, junte a abóbora e deixe cozer. Depois de cozida, escorra-a bem, triture e deixe amornar. Junte o leite, a raspa de limão, o fermento, os ovos e a farinha e amasse muito bem. Tape com um pano húmido e deixe levedar até que fique com o dobro do volume.

2. Retire depois pedaços de massa e estique-a com as pontas dos dedos até que fique bem fina.

3. Leve ao lume uma frigideira com óleo, quando estiver bem quente frite as filhoses. Depois retire e deixe escorrer sobre papel absorvente. Passe-as por açúcar amarelo e sirva decoradas a gosto.

3. Azevias de gila e amêndoa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Faça o recheio: deite a água e o açúcar num tacho, junte a casca de limão e o pau de canela, leve ao lume e deixe ferver durante 5 minutos. Adicione o doce de gila, a amêndoa moída e a amêndoa granulada e mexa de vez em quando até ferver. Numa tigela, bata as gemas e junte o preparado do tacho, em fio e mexendo sempre. Verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo continuamente até engrossar. Retire e deixe arrefecer.

2. A massa: deite a farinha numa tigela, adicione a manteiga, o ovo e a água, amasse bem até obter uma massa homogénea e deixe repousar 5 minutos. Depois estenda a massa numa bancada polvilhada com farinha, disponha uma colherada do recheio, dobre a massa e corte-a com um corta massas em forma de rissol. Repita até acabar a massa e o recheio.

3. Leve depois as azevias a fritar em óleo até ficarem douradinhas de ambos os lados. Deixe escorrer sobre uma folha de papel de cozinha, passe por uma mistura de açúcar e canela e sirva decoradas a gosto.

4. Sonhos de abóbora

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 18 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita, corte a abóbora em pedaços pequenos e leve-os a cozer em água com uma pitada de sal. Depois escorra, coloque num pano e esprema muito bem.

2. Deite a água e a margarina para um tacho, tempere com uma pitada de sal e deixe ferver. Junte a farinha em “chuva” e mexa bem até ficar uma bola homogénea. Retire do tacho, deixe amornar, amasse um pouco, coloque numa tigela e junte os ovos, um a um e amassando sempre com a mão como vê na foto. Adicione então a abóbora bem espremida e a raspa de laranja e amasse novamente.

3. Leve uma frigideira ao lume com óleo, deixe aquecer, junte colheradas da massa anterior e deixe fritar, espetando com um palito grande, até ficarem sonhos bem douradinhos. Coloque-os a escorrer sobre papel absorvente, depois passe-os por açúcar em pó e sirva-os decorados a gosto.

5. Coscorões à moda antiga

Veja aqui o video.

6. Comentários