Início Blog Agenda & Notícias 5 receitas com bechamel

    5 receitas com bechamel

    Clique nas setas

    1Bacalhau cremoso

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Médio
    Tempo: 55 minutos
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Demolhe as postas de bacalhau. Descasque e lave as batatas e leve-as a cozer durante 20 minutos. Retire-as, deixe arrefecer, corte em rodelas e disponha depois num tabuleiro.

    2. Descasque as cebolas e os dentes de alho, pique os dentes de alho e corte as cebolas em rodelas. Disponha o bacalhau por cima das batatas e depois a cebolada, retificando os temperos. Arranje o pimento, retire-lhe as pevides e o caroço e corte-o em tiras. Reserve.

    3. Misture as gemas com o molho bechamel e disponha por cima da cebolada.

    4. Regue com o azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos. Verifique a cozedura, retire do forno e sirva decorado a gosto, com azeitonas, tiras de pimento morrone e salsa picada.

    2Talharim de tomate gratinado e frango

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 45 minutos
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Arranje a carne, corte-a em cubinhos e coloque numa tigela. Tempere com os dentes de alho picados, o sumo de limão, sal e pimenta. Arranje, lave e corte os cogumelos em quartos.

    2. Leve a massa a cozer em água com sal, depois de cozida, escorra e reserve. Num tacho aqueça o azeite, junte a manteiga e deixe derreter. Adicione a carne e os cogumelos e deixe saltear até estarem macios. Retifique os temperos e retire do lume.

    3. Acrescente a massa e a salsa, regue com o molho bechamel e envolva. Deixe cozinhar durante 5 minutos. Retire e sirva decorado a gosto.

    3Gratinado de peixe com molho bechamel e queijo fundido

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 50 minutos
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Descasque, lave e pique os alhos e a cebola. Coloque-os num tacho, leve ao lume com azeite e louro.

    2. Descasque a cenoura, lave, rale e junte-a ao refogado anterior. Deixe em lume brando cerca de 5 minutos. Adicione a batata palha, o peixe, a salsa picada e metade do molho bechamel. Mexa bem e tempere de sal e pimenta.

    3. Verta o preparado para um recipiente de loiça pirex, cubra com o restante molho bechamel e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno, pré-aquecido, a 180ºC até gratinar.

    4Lasanha de carne e cogumelos

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 1 hora
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Descasque as cebolas e os alhos, pique-os e deite-os para um tacho. Junte o azeite, leve ao lume e deixe refogar um pouco. Arranje, lave e lamine os cogumelos, adicione-os ao tacho e deixe cozinhar até ficarem macios.

    2. Junte a carne picada, mexa e deixe cozinhar até ganhar cor. Adicione então a polpa de tomate, acrescente um pouco de água se necessário e deixe cozinhar até apurar. Tempere com sal e pimenta.

    3. Num tabuleiro de louça ou pirex, coloque camadas alternadas da mistura da carne, bechamel e folhas de lasanha. Regue com o resto do bechamel e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos. Retire e sirva quente e acompanhado com salada a gosto.

    5Filetes de pescada no forno

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 35 minutos
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Aqueça o forno a 180 graus. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os. Disponha os filetes numa tigela, tempere com os dentes de alho, o sumo de limão, o vinho branco, sal e pimenta e deixe marinar durante 20 minutos.

    2. Depois retire, disponha num tabuleiro, regue com o azeite e leve ao forno durante 10 minutos.

    3. Leve ao lume uma panela com água e sal e coza os ovos durante 12 minutos depois de começar a ferver. Retire-os, deixe-os arrefecer e descasque.

    4. Regue os filetes com o molho bechamel e leve novamente ao forno até ficar douradinho. Retire e sirva polvilhados com os ovos picados e a salsa.