Clique nas setas

1. Bolo de chocolate e leite condensado

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este bolo de chocolate e leite condensado, aqueça o forno a 180 graus. Separe as gemas das claras. Verta as claras para uma tigela e bata em castelo firme. À parte bata as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Adicione o leite e envolva bem. Junte a farinha e o fermento peneirados, 50 g de cacau em pó e bata até a massa ficar bem ligada. Envolva as claras em castelo.

2. Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Verta a massa para a forma e leve ao forno durante cerca de 35 minutos. Verifique a cozedura, retire e desenforme. Deixe arrefecer e corte o bolo ao meio.

3. Numa tigela misture muito bem o leite condensado cozido. Bata as natas em chantilly bem firme, envolva no leite condensado e recheie o bolo.

4. Leve ao lume um tacho com o leite condensado e o restante cacau e deixe cozinhar uns minutos, mexendo sempre. Barre a parte de cima e as laterais do bolo como vê na foto. Sirva decorado a gosto.

2. Brownie de chocolate

Veja aqui o video.

3. Tarte de limão e chocolate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 10 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta tarte de limão e chocolate, forre uma forma com a massa quebrada, cubra com papel vegetal, encha com feijão seco e leve ao forno a 180ºC durante cerca de 7 minutos.

2. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Leve ao lume a água com 150 g do açúcar e a raspa e o sumo dos limões. Deixe ferver, em lume brando, até engrossar um pouco.

3. Escorra as folhas de gelatina e envolva-as no preparado anterior que entretanto retirou do lume. Junte também as gemas e a farinha e mexa.

4. Elimine o feijão da forma e encha com o preparado de limão. Leve depois ao frio por alguns minutos até prender um pouco.

5. Derreta o chocolate com a manteiga. Bata os ovos com o restante açúcar e adicione o chocolate derretido. Verta sobre o preparado de limão e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 6 a 10 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva decorado com açúcar em pó.

4. Mousse de chocolate e café

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Peneire o chocolate com o cacau em pó. Adicione a manteiga amolecida e o café e envolva muito bem.

2. Bata as claras em castelo com o açúcar e envolva cuidadosamente com o preparado de chocolate. Leve ao frigorífico por cerca de 1 hora e sirva decorado com grãos de café.

 

5. Bolo mousse de chocolate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

PARA A MOUSSE:

Instruções

1.Para preparar esta receita de bolo, ligue o forno a 180ºC, barre uma forma de abrir e fundo amovível com manteiga e polvilhe-a com farinha. Parta o chocolate em pedaços, deite-os para uma tigela, junte a manteiga e leve a banho-maria até o chocolate derreter. Retire e mexa bem.

2. Batas bem as gemas com o açúcar até triplicar o volume, junte a mistura do chocolate, mexa bem, adicione a farinha e misture. Batas então as claras em castelo e envolva-as delicadamente na mistura. Deite para a forma, leve ao forno durante 15 minutos, retire e deixe e arrefecer.

Prepare a mousse:
1. Parta o chocolate em pedaços, deite-os para uma tigela, junte a manteiga, leve a banho-maria até o chocolate derreter, retire e mexa bem. Bata as gemas com o açúcar até triplicarem o volume, adicione o chocolate derretido e misture. Bata depois as claras em castelo, misture-as delicadamente no preparado, deite em cima do bolo na forma e leve ao congelador até ficar bem firme. Retire, desenforme e sirva decorado a gosto.

 

 

6. Comentários