Clique nas setas

1. Tarte de feijão e coco

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 50 minutos
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa quebrada, apare, pique o fundo com um garfo e reserve no frigorífico.

2. Passe o feijão branco cozido pelo passevite de forma a aproveitar todo o puré e deixar a casca no passevite. Deite o puré para um tacho, junte o açúcar, os ovos, a farinha, a margarina derretida, o coco ralado e a canela se gostar e bata muito bem até ficar uma mistura lisa. Cozinhe o preparado em lume brando mexendo sempre até engrossar.

3. Deite o preparado anterior para a forma e leve ao forno durante 40 minutos. Retire, deixe arrefecer, desenforme a tarte e sirva-a polvilhada com açúcar em pó.

2. Dobrada

Grau de Dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo de Preparação: 45 minutos + tempo de cozer
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

1. Arranje e lave a dobrada, coloque-a num tacho com água temperada com sal. Escalde-a com a primeira água e coza-a numa segunda água. Retire do lume, corte a dobrada em pedaços e reserve com a água.

2. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Num tacho, aqueça o azeite, junte a cebola e os dentes de alho, deixe refogar, mexendo de vez em quando até que a cebola ficar macia. Ao tacho junte a polpa de tomate, as cenouras cortadas em rodelas e o chouriço e o piripiri. Mexa e deixe cozinhar durante mais 2 minutos.

3. Depois, junte o vinho branco, mexa, deixe ferver, junte a folha de louro, a dobrada e água de cozer a dobrada. Retifique os temperos e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até que fique macio.

4. Por fim, escorra o feijão, junte ao preparado anterior e deixe cozinhar mais um pouco até que tudo fique apuradinho. Retifique os temperos e sirva decorado a gosto.

 

3. Pudim de feijão

Grau de Dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo de Preparação: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

1. Demolhe o feijão branco de um dia para o outro. Leve depois ao lume um tacho com água e o feijão e deixe cozer. Retire, passe-o por um passador de rede, de seguida triture o feijão com uma varinha mágica ou um passe vite e coloque a pasta numa tigela.

2. Junte os ovos ao feijão, adicione o açúcar e misture muito bem.

3. Aqueça o forno a 160 graus e unte uma forma com manteiga. Verta a mistura do pudim para a forma e leve ao forno em banho-maria durante 45 minutos. Verifique a cozedura, retire e sirva decorado a gosto.

 

4. Sopa de feijão e cevada

Grau de Dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo de Preparação: 40 minutos + tempo para demolhar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

1. Lave bem o feijão e a cevada e deixe-os a demolhar de um dia para o outro. No dia, escorra-os, passe-os por água limpa e deite-os numa panela de pressão.

2. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho e lamine-os. Lave a cenoura, a couve e os nabos, corte a cenoura em meias luas, a couve em tirinhas e o nabo em cubos. Corte depois o chouriço em rodelas.

3. Deite os legumes e o chouriço na panela de pressão, junte água até ter cerca de um dedo de altura, tempere com uma pitada de sal, tape e leve ao lume, no máximo. Quando a panela ganhar pressão reduza para o mínimo e deixe cozer cerca de 20 a 25 minutos. Espere que a penela perca pressão retire-lhe a tampa.

4. Lave e rale o gengibre com casca e coloque-o numa taça. Esprema depois o suco para dentro da panela de pressão, regue com um fio de azeite e o molho de soja, misture, rectifique o sal e polvilhe com coentros picados.

 

5. Migas de feijão-frade com couve e broa

Grau de Dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo de Preparação: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

1. Leve a cozer a couve em água temperada com sal, depois escorra-a, passe-a por água fria e deixe-a escorrer muito bem.

2. Corte a broa em pedaços, pique-a grosseiramente na picadora, deite numa tigela, regue com água a ferver, deixe repousar durante 5 minutos e depois escorra.

3. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, adicione a cebola e os alhos e deixe refogar até alourar. Junte a couve, o feijão-frade escorrido e a broa, rectifique os temperos, envolva e deixe aquecer bem. Polvilhe com coentros picados e sirva como acompanhamento.

Comentários