Clique nas setas

1. Folhado com creme de chocolate

Folhado com creme de chocolate

Gosta de massa folhada? Então achamos que vai adorar estes doces 😉 Prepare estas receitas fáceis aí em casa e faça maravilhas na cozinha! Os convidado vão adorar. As nossas sugestões: Folhado com creme de chocolate; Mil folhas de creme de pasteleiro; Folhado com pêssego; Bolo folhado em camadas; Pastéis folhados de ovo com gila; Folhado de mascarpone e morangos.

Começamos pelo folhado com creme de chocolate. 

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos + tempo para arrefecer
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Estenda a massa folhada, corte-a em 4 retângulos e coloque-os em tabuleiros. Bata a gema com o leite, pincele os retângulos de massa folhada e polvilhe-os com açúcar em pó. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até que fiquem cozidos e douradinhos, retire do forno, descole, deixe arrefecer e apare se necessário.

2. Numa tigela, bata o açúcar em pó com a manteiga amolecida e o chocolate em pó. Junte depois os ovos e bata mais um pouco até que fique um creme fofo e volumoso. Coloque num saco de pasteleiro com boquilha frisada.

3. Deite 1/3 do creme anterior sobre um retângulo de massa folhada, cubra com outro retângulo, espalhe mais 1/3 do creme e coloque mais um retângulo de massa. Disponha então o resto do creme, cubra com o último retângulo de massa e sirva polvilhado com açúcar em pó e decorado a gosto.

2. Mil folhas de creme de pasteleiro

mil folhas de creme pasteleiro

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 3 horas
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

PARA A GLACE:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Estenda as placas de massa folhada em separado em cima da mesa polvilhada com farinha e corte cada uma num círculo de 20 cm de diâmetro. Coloque um círculo no tabuleiro do forno previamente passado por água fria, cubra com papel vegetal, disponha em cima uma forma para a massa não subir e leve ao forno durante 20 minutos. Reduza o forno para os 170ºC e deixe mais 10 minutos ou até ficar douradinha e bem seca. Repita a operação com as outras rodelas de massa.

Entretanto, prepare o creme:

1. Leve um tacho ao lume com o leite e deixe aquecer. Numa tigela, bata os ovos com o açúcar e o açúcar baunilhado até ficar um creme fofo, junte a farinha, mexa bem e adicione depois o leite, aos poucos e mexendo sempre. Deite para um tacho, leve ao lume mexendo continuamente até ferver, retire do lume, deite para uma tigela, cubra com película aderente e deixe arrefecer.

Entretanto, prepare o creme:

1. Bata ligeiramente a clara, junte o açúcar em pó e as gotas de limão e mexa bem. Parta o chocolate em pedaços, deite-os para uma tigela, leve a derreter em banho-maria ou no microondas, retire e mexa bem até ficar morno. Barre um círculo com a glace e deixe secar um pouco. Deite o chocolate derretido dentro de um cone de papel, faça uma espiral em cima e passe um palito para fazer o efeito que vê na foto.

3. Deite o creme para um saco de pasteleiro com boquilha. Ponha outro círculo de massa num prato, cubra-o com 1/3 do creme, coloque outro círculo por cima, volte a cobrir com mais 1/3 do creme, disponha outro círculo e espalhe o resto do creme. Cubra então com o círculo que decorou e sirva.

3. Folhado com pêssego

Folhado com pêssego

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Estique a massa sobre uma bancada polvilhada com farinha.

2. Numa taça, misture a farinha com as gemas e o açúcar. Adicione depois o leite, mexendo com um batedor de varas, leve ao lume e deixe engrossar, mexendo sempre.

3. Barre o centro das placas com o creme anterior e reserve.

4. Corte os pêssegos em fatias e disponha-as sobre o creme. Coloque num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 15 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva.

4. Bolo folhado em camadas

Bolo folhado em camadas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte um tabuleiro de forno com manteiga, forre-o com papel vegetal e volte a untá-lo. Ligue o forno a 180 graus.

2. Verta para uma tigela os ovos, junte o açúcar, aos poucos, e bata bem até ficar um creme bastante fofo e esbranquiçado. À parte misture a farinha com o cacau, peneire e junte à massa, envolvendo suavemente. Verta para a forma e leve ao forno durante 15 minutos até a massa estar cozida. Retire, deixe arrefecer, corte em 2 rectângulos e reserve.

3. Estique a massa folhada numa bancada e corte em 2 rectângulos, disponha num tabuleiro polvilhado com farinha e leve ao forno até cozer a massa. Retire, descole e deixe arrefecer.

4. Bata as natas em chantilly bem firme, junte o açúcar em pó e bata mais um pouco. Raspe o chocolate e junte às natas. Disponha num saco pasteleiro e decore por cima de cada rectângulo de bolo. Coloque por cima a massa folhada e repita a camada, finalizando com a massa folhada. Sirva decorado a gosto.

5. Pastéis folhados de ovo com gila

pastéis folhados de ovo com gila

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Verta a água para um tacho, junte o açúcar, misture e leve ao lume até obter o ponto de pérola. Adicione a gila e a amêndoa.

2. Numa tigela à parte bata bem as gemas e junte um pouco do preparado anterior, em fio, mexendo sempre. Verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.

3. Estenda a massa numa bancada polvilhada com farinha e disponha um pouco do recheio, pincele à volta da massa com um pouco da gema misturada com o leite, sobreponha a massa por cima do recheio e com um corta-massas corte em forma de pastéis. Repita até ter vários pastéis.

4. Disponha num tabuleiro polvilhado com farinha, pincele por cima com a restante mistura da gema e do leite e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficarem douradinhos. Retire do forno. Descole e deixe arrefecer. Decore a gosto e sirva

 

6. Folhado de mascarpone e morangos

Folhado de Mascarpone e Morango

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus e forre um tabuleiro com papel vegetal. Estenda ligeiramente as placas de massa folhada, coloque-as no tabuleiro, pique-as com um garfo e leve ao forno até ficar bem douradinhas e folhadas.

2. Entretanto, ponha as folhas de gelatina a demolhar em água. Bata as natas em chantilly adicionando o açúcar em pó. Junte de seguida o queijo mascarpone em colheradas e batendo, adicione então o brandy e as folhas de gelatina previamente derretidas e bata mais um pouco. Arranje e lave os morangos, corte cerca de metade em pedaços e misture-os neste creme.

3. Prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem mas utilizando apenas metade da água. Num tabuleiro ou aro rectangular metálico, disponha uma placa de massa folhada, verta por cima metade do creme e leve ao congelador até solidificar. Verta depois a gelatina sobre o creme, adicione os restantes morangos cortados em rodelas, reservando alguns inteiros para decoração e leve novamente ao frio até a gelatina solidificar.

4. Espalhe então o resto do creme, cubra com a outra placa de massa folhada e leve mais uma vez ao frio para solidificar. Sirva frio polvilhado com o açúcar em pó e decorado com os morangos que reservou. Pode regar com chocolate derretido ao servir.

Comentários