Clique nas setas »

1. Cozido à portuguesa

Veja as 5 receitas à portuguesa que temos para si 😉 Bom apetite!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 2 horas
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte as carnes de vaca e porco em cubos. Coloque todas as carnes e enchidos numa panela, cubra com água, tempere com uma pitada de sal, leve ao lume e deixe cozer. Rectifique de sal e, à medida que as carnes e os enchidos forem ficando cozidas, vá-as retirando e reserve.

2. Descasque as cenouras e os nabos e corte-os em pedaços. Coza-os na mesma água das carnes, retire e reserve.

3. Corte a couve em pedaços grosseiros, lave-os e coza-os igualmente na mesma água. Retire e reserve.

4. Divida a água em duas partes e coza o arroz numa delas. Descasque as batatas, corte-as ao meio e coza-os na restante água. Retire e reserve.

5. Escorra o feijão, aqueça-o na água das batatas, escorra e disponha numa travessa. Junte a couve, o arroz, as batatas, as cenouras e os nabos, bem como as carnes e os enchidos cortados em pedaços, e sirva bem quente.

2. Dourada assada à portuguesa

Dourada assada à portuguesa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave a cebola e corte-a em rodelas. Disponha depois num tabuleiro de forno ou pirex e coloque por cima a dourada.

2. Lave e arranje os tomates, corte-os em pedaços ou em meias-luas e junte ao peixe.

3. Numa tigela misture o azeite com a paprika e o vinho e regue o peixe.

4. Lave e descasque os dentes de alho, lamine-os e junte ao peixe. Esprema o sumo de limão sobre o peixe, tempere com sal e pimenta, polvilhe com salsa picada e esfregue o peixe com as mãos suavemente para o tempero ficar bem distribuído. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 20 a 25 minutos. Retire e sirva decorado a gosto.

3. Bifanas à portuguesa com arroz de grelos

Bifanas à portuguesa com arroz de grelos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Para o arroz

Instruções:

1. Arranje as bifanas, deite-as numa tigela e tempere-as com os alhos picados, o pimentão-doce, o vinho branco, as folhas de louro, sal e pimenta. Envolva e deixe marinar durante 20 minutos.

2. Entretanto, faça o arroz: arranje os grelos, escalde-os bem em água temperada com sal, retire-os, passe-os por água fria e deixe escorrer. Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola e os dentes de alho picados e deixe alourar. Acrescente 1,2 L de água, deixe ferver, adicione o arroz e os grelos, tempere com sal e deixe cozinhar durante 18 minutos, mexendo de vez em quando.

3. Aqueça uma frigideira com a margarina e o azeite, junte as bifanas escorridas e deixe-as fritar de ambos os lados. Adicione a marinada, deixe ferver bem até apurar, retire do lume e sirva com o arroz de grelos.

4. Pescada à portuguesa

receita de pescada à portuguesa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Descongele e tempere as postas de pescada com os alhos picados, sumo de limão, o vinho branco e sal. Arranje e escalde os tomates durante 30 segundos, coloque-os numa tigela com água fria, retire-lhes a pele e as sementes e pique-os grosseiramente. Descasque e lave as cebolas e corte-as em meias luas. Lave o pimento, corte-o ao meio, rejeite-lhe as sementes e peles brancas e corte-o em tiras.

2. Aqueça o azeite numa frigideira, junte a cebola e deixe refogar, mexendo de vez em quando até ficar macia. Adicione o tomate, o pimento e a folha de louro, tempere com sal e pimenta, deixe cozinhar até que tudo fique macio e retire do lume.

3. Coloque a pescada num tabuleiro de louça, espalhe por cima a mistura anterior, retifique os temperos e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 minutos. Entretanto, descasque e lave as batatas, corte-as a gosto e coza-as em água temperada com sal. Escorra-as, adicione-as ao tabuleiro quando o peixe estiver quase assado, envolva e sirva decorado a gosto.

5. Frango frito à portuguesa

Frango frito à portuguesa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de marinar
Doses: 5 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Arranje o frango, corte-o em pedaços e coloque-os numa tigela larga.

2. Descasque, lave e pique os dentes de alho fi namente. Tempere o frango com o alho, o vinho branco, o sumo de limão, sal e piripíri. Envolva bem e deixe marinar durante 30 minutos.

3. Depois retire o frango da marinada, escorra-o bem e passe-o pela farinha. Leve-o a fritar em óleo abundante e bem quente de ambos os lados. Retire, deixe escorrer sobre papel absorvente e sirva a gosto.

6. Comentários