Clique nas setas

1. Sopa de batata-doce com caril

Rica em vitamina C, a batata-doce protege o sistema imunológico, deixando também os ossos mais fortes, uma vez que contém grandes doses de vitamina D, já para não falar que em 100g de batata-doce, há 33 mg de cálcio. Por tudo isto e muitas outras razões (todas saudáveis) deve utilizá-la na sua alimentação diária.

Como sempre damos-lhe uma ajuda e reunimos cinco receitas que pode e deve experimentar, mas não se esqueça, no site da TeleCulinária temos muitas mais.

Começamos por uma Sopa de batata-doce com caril. Dá para cinco pessoas e só precisa de meia-hora para prepará-la. O caril dá-lhe um sabor exótico, transportando-o para países longínquos.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 30 minutos
Doses: 5 porções

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave a batata-doce, a cebola e as cenouras e corte-as em pedaços.

2. Limpe as hastes de aipo, retire-lhes os fios e corte em pedaços. Coloque a batata-doce num tacho, junte 1,2 dl de água e leve ao lume a ferver. Adicione a cebola, o aipo e a cenoura e deixe cozinhar durante 20 minutos.

3. Retire do lume e reduza a puré. Leve novamente ao lume, junte o caril e o azeite e tempere com sal, mexa e deixe ferver. Retire e sirva polvilhado com cebolinho ou coentros picados.

2. Batata-doce gratinada

Por vezes estamos cansados dos mesmos acompanhamentos e sabe tão bem variar. Por esse motivo decidimos dar-lhe esta dica: Batata-doce gratinada. Hum é mesmo boa para acompanhar pratos de carne ou peixe ou se preferir até pode fazer desta receita um prato principal.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora 20 minutos
Doses: 4 porções

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque, lave e lamine a batata-doce. Descasque, lave e pique os dentes de alho.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite, quando estiver quente junte o alho e deixe refogar ligeiramente sem queimar demasiado.

3. Junte as batatas laminadas, envolva com o alho e deixe cozinhar um pouco. Quando a batata estiver bem amolecida adicione as gemas batidas, as natas e 150 g de queijo, envolvendo cuidadosamente.

4. Forre um pirex ou um tabuleiro de louça com papel vegetal, verta o preparado, espalhando bem e polvilhe com restante queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 150ºc cerca de 35 minutos. Retire e sirva decorado a gosto.

3. Hambúrgueres em pão do caco

Gostamos de petiscar e de um bom hambúrguer e se for servido num pão do caco, então é ouro sobre azul. Em 45 minutos consegue fazer o pão do caco e os hambúrgueres.

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 45 minutos + tempo para levedar
Doses: 4 porções

Ingredientes:

Para os pães do caco:

Instruções:

1. Comece por fazer os pães do caco: numa tigela, coloque a farinha, o puré de batata-doce e sal. Adicione o fermento, previamente diluído na água morna, e amasse tudo muito bem. Deixe levedar por cerca de 20 minutos.

2. Após o tempo indicado, molde bolas, achate-as e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno, pré-aquecido a 190ºc, por cerca de 25 minutos.

3. Leve ao lume uma frigideira com metade do azeite e salteie os cogumelos picados, em lume forte e sem deixar queimar. Retire e reserve. Numa taça, coloque a carne picada, a cebola picada, a gema, as alcaparras picadas, o ketchup, os cogumelos, sal e pimenta. Envolva tudo muito bem e molde os hambúrgueres.

4. Aqueça uma frigideira com o restante azeite e aloure os hambúrgueres de ambos os lados. Leve-os depois ao forno até ficarem no ponto desejado. Corte o tomate em rodelas e lave e escorra a alface. Recheie os pães do caco com a alface, o tomate e os hambúrgueres e sirva.

4. Iscas de fígado à moda de Braga

Para os portugueses são um belo petisco, em Lisboa comem-se “com elas”, mas estas são à moda de Braga e acompanham com batata-doce. Siga a receita à risca e veja quão delicioso fica.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos
Doses: 4 porções

Ingredientes:

Instruções:

1. Aqueça o forno a 180 graus. Lave a batata-doce, embrulhe-a em papel de alumínio e leve ao forno durante 35 minutos. Retire e reserve.

2. Corte o fígado em cubos com cerca de 3 cm e tempere-o com sal e pimenta. Lave e limpe o pimento de pevides e corte-o em cubos com cerca de 3 cm. Corte o bacon em pedaços do mesmo tamanho.

3. Forme as espetadas. Disponha o fígado, seguido do bacon e do pimento, alternadamente, até preencher a espetada. Numa frigideira com azeite aloure as espetadas e deixe cozinhar até ficarem douradinhas.

4. Descasque e corte as cebolas em rodelas. Passe os aros por farinha e frite-os em óleo abundante. Corte a batata-doce às rodelas, disponha as espetadas por cima e sirva com a cebola frita.

5. Bolo de batata-doce

Fechamos em beleza com este bolo de batata-doce com uma pitada de coco, super fácil de fazer. Dá para 8 pessoas se tiver 1h15 minutos disponíveis. Vale bem o tempo dispensado.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 15 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as batatas-doces, coza-as em água, escorra-as bem, reduza-as a puré ainda quentes e deite numa tigela.

2. Junte depois as gemas, o açúcar e a manteiga e misture. Adicione também a farinha, o fermento, o leite de coco e o coco ralado e envolva muito bem. Bata as claras em castelo e incorpore no preparado anterior, mexendo delicadamente.

3. Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Deite a massa na forma e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, durante cerca de 40 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva polvilhado com açúcar em pó e coco ralado.

6. Comentários