Clique nas setas

1. Bolo de chocolate com suspiros

bolo de chocolate e suspiros

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 60 minutos 
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Numa tigela, bata os ovos com o açúcar até ganhar volume, junte a manteiga derretida e bata. Adicione a farinha misturada com o chocolate em pó e o fermento, aos poucos e batendo sempre. Unte uma forma quadrada com um pouco de manteiga, polvilhe-a com farinha, verta-lhe a mistura e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos ou até ficar bem cozido.

2. Entretanto, deite o chocolate em pedaços para uma tigela, adicione as natas e o açúcar em pó e leve a derreter em banho-maria. Retire e envolva bem até obter um creme consistente.

3. Retire o bolo do forno, deixe-o arrefecer, desenforme-o, corte-o em cubos, barre-os com o creme de chocolate e polvilhe com os suspiros esmagados grosseiramente. Decore com os morangos lavados e cortados em quartos, como vê na foto.

2. Bavaroise de suspiros com calda de café quente

Bavaroise de Suspiros com Calda de Cafe GOLD 004

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos 
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Entretanto, bata 5 dl de natas com o açúcar até ficarem volumosas e macias.

2. Derreta as folhas de gelatina em banho-maria com 2 colheres (sopa) de água e adicione-as às natas, batendo sempre.

3. Pique muito bem as nozes, o chocolate e os suspiros e envolva-os cuidadosamente nas natas. Verta para uma forma redonda de fundo removível, forrada com papel vegetal e leve ao frio até solidificar.

4. Faça a calda de café na hora de servir: aqueça 1 dl de natas e dissolva nele o café solúvel. Adicione ao leite condensado cozido e misture bem. Se estiver muito espesso, leve ao lume uns minutos, mexendo até obter a consistência desejada. Sirva a bavaroise em fatias, regadas com a calda de café quente.

3. Suspiros casados

RF. Técnica merengue 19

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 60 minutos 
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte um tabuleiro com manteiga, forre-o com papel vegetal e volte a untar. Reserve. Aqueça o forno a 140 graus.

2. Bata as claras em castelo bem firme, adicionando o açúcar aos poucos, batendo sempre muito bem até deixar de se sentir o açúcar, como referem os passos do merengue.

3. Verta para um saco de pasteleiro de boquilha frisada e disponha nos tabuleiros num formato mais comprido, como vê na foto, ou noutro formato a gosto. Leve ao forno durante 1 hora. Depois faça o mesmo procedimento de desligar o forno e deixar arrefecer com a porta meio-aberta. Barre um suspiro com o leite condensado, coloque por cima outro suspiro e sirva a gosto.

4. Tarte de limão com suspiros

tarte de limão com suspiro 2

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos 
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte uma tarteira larga com manteiga, coloque-lhe a massa quebrada por cima, estenda com os dedos para forrar e apare os rebordos. Raspe a casca e esprema o sumo aos limões.

2. Num tacho, coloque o açúcar, as natas e as gemas, junte o sumo e a raspa dos limões, leve ao lume brando e deixe cozinhar até ficar bem cremoso. Retire do lume, deixe arrefecer um pouco verta na tarteira sobre a massa quebrada e leve ao forno pré-aquecido a 170°C durante 15 a 20 minutos. Depois de cozida, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer.

3. Desfaça grosseiramente os suspiros e espalhe por cima da tarte. Decore com limão em pedacinhos e um pouco de raspa de limão e sirva.

5. Creme de café com suspiros

Creme de café com suspiros 7

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo frio 
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Coloque o café numa tigela, junte as folhas de gelatina escorridas e o leite condensado e mexa bem até que a gelatina fique bem dissolvida. Bata as natas em chantilly bem firme e envolva com o preparado anterior.

2. Disponha numa taça camadas alternadas do creme anterior e de suspiros partidos em pedaços, sendo que a última deve ser de suspiros.

3. No momento de servir, regue a superfície com fios de caramelo.

6. Comentários