Clique nas setas

1. Molotof de tabuleiro

Molotof de tabuleiro

Estas receitas de tabuleiro são deliciosas. Quer provar? São receitas fáceis de confeccionar. Veja as nossas sugestões: Molotof de tabuleiro; Tabuleiro de Peixe; Massada de tabuleiro; Bolo de limão em tabuleiro; Tabuleiro de carne de vaca picada. Gosta?
Comecemos pelo molotof de tabuleiro.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 35 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte um tabuleiro com margarina e ligue o forno a 180 graus.

2. Deite as gemas num tacho, junte 150 g do açúcar, a água, a casca de limão e o pau de canela, mexa muito bem e leve depois ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, passe pelo passador de rede e reserve.

3. Numa tigela, bata as claras em castelo bem firme adicionando o restante açúcar aos poucos e batendo sempre. Adicione o caramelo e bata mais um pouco. Disponha depois num tabuleiro em montinhos e leve ao forno durante 15 minutos.

4. Retire do forno, deixe arrefecer, regue com o molho de gemas que preparou e sirva decorado a gosto e polvilhado com canela em pó. Pode levar ao frio para ficar fresco antes de servir.

2. Tabuleiro de peixe

Receita de tabuleiro de peixe

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 45 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve a cozer o peixe em água temperada com sal. Descasque e lave as batatas, corte-as em pedaços, leve-os também a cozer, escorra, passe pelo passevite e deite numa tigela. Retire a pele e as espinhas ao peixe, lasque-o finamente e junte ao puré de batata.

2. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, pique os dentes de alho e corte as cebolas e meias luas. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, adicione depois a cebola e os alhos, tempere com sal a pimenta e deixe refogar até que fique bem macio, junte também à tigela e envolva muito bem.

3. Deite o preparado anterior num tabuleiro de louça ou pirex, regue com o bechamel, polvilhe com pão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até que fique douradinho. Retire do forno e sirva polvilhado com salsa picada. Pode acompanhar com salada.

3. Massada de tabuleiro

Massada de tabuleiro

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 60 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as cenouras, corte-as em cubinhos, coza-as em água com sal, retire e escorra bem.

2. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Num tacho ao lume, aqueça o azeite, junte a cebola e os alhos e deixe cozinhar até que fique douradinho. Adicione depois a carne picada, tempere com cominhos, sal e pimenta, mexa e deixe cozinhar até ganhar cor. Retire do lume e reserve.

3.Leve a massa a cozer em água temperada com sal até que fique ”al dente”, retire-a, passe-a por água e deixe escorrer bem. Dissolva a farinha num pouco do leite, leve o restante leite ao lume num tacho com a manteiga, tempere com noz-moscada, sal e pimenta e deixe ferver. Adicione depois a farinha dissolvida, mexa sempre até engrossar, retire do lume e reserve.

4. Deite a mistura da carne numa tigela grande, junte a massa cozida, as ervilhas e a cenoura, envolva cuidadosamente e deite num tabuleiro de louça ou pirex. Regue com o molho que preparou, polvilhe com um pouco de queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180° C até que fique bem quente e douradinho. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

4. Bolo de limão em tabuleiro

Bolo de Limão em Tabuleiro

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 60 minutos
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte uma forma com margarina, forre-a com papel vegetal, unte com margarina e polvilhe com farinha.

2. Corte o limão em rodelas e leve-as a ferver num tacho com água até que fiquem macias. Retire do lume e escorra sobre papel absorvente. Reserve.

3. Deite a manteiga para uma tigela, junte o açúcar e bata bem até obter um creme, junte o leite, 4 ovos, 4 gemas e bata muito bem. Adicione depois o fermento e a farinha, aos poucos. Numa tigela bata as 4 claras em castelo bem firmes e junte ao preparado anterior.

4. Coloque num tabuleiro de forno as rodelas de limão, verta sobre elas a massa e leve ao forno a 180°C cerca de 55 minutos. Verifique a cozedura com um palito. Desenforme, deixe arrefecer e corte em quadrados. Decore a gosto e sirva.

5. Tabuleiro de carne de vaca picada

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e pique as cebolas na picadora. Deite 2 colheres (sopa) do azeite para um tacho largo, leve ao lume, deixe aquecer, adicione a carne de vaca picada e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos, mexendo sempre. Retire e reserve a carne.

2. Deite o resto do azeite no mesmo tacho, junte a cebola e deixe alourar. Adicione depois os cominhos, tempere com uma pitada de piripiri, sal e pimenta e deixe cozinhar mais 5 minutos, mexendo regularmente. Junte os tomates pelados picados, o caldo de carne e a farinha maisena dissolvida num pouco de água fria, mexa bem e deixe começar a ferver. Reduza o lume para o mínimo, deixe cozinhar aproximadamente 15 minutos, adicione novamente a carne picada e um pouco de salsa picada, mexa e deixe cozinhar mais 5 minutos.

3. Deite a mistura anterior num tabuleiro de louça ou pirex, disponha a baguete cortada em fatias por cima e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 10 minutos ou até o pão ficar ligeiramente torrado. Retire e sirva decorado a gosto e acompanhado com macedónia de legumes cozidos.

Comentários