5 receitas para um brunch de domingo perfeito

Clique nas setas

1. Ovos Mexidos

Veja aqui o video.

2. Panquecas de aveia com mirtilos

Grau de Dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo de Preparação: 45 minutos
Doses: 10 pessoas

Ingredientes:

1. Para preparar esta receita de panquecas de aveia com mirtilos, descasque a banana e reduza-a a puré. Deite a farinha para uma tigela, junte o fermento e misture. Abra-lhe depois uma cavidade ao centro, junte a banana, a baunilha, o creme vegetal, o ovo e o leite, em fio, mexendo sempre até ficar uma massa lisa.

2. Leve ao lume uma frigideira antiaderente untada com creme vegetal e deixe aquecer. Junte colheradas de massa, separadas umas das outras e deixe cozinhar em lume brando até os bordos da massa ficarem com bolinhas. Vire a panqueca e deixe-a cozinhar do outro lado até ficarem cozidas. Retire-as e repita até terminar a massa. Regue as panquecas com um fio de mel, decore com os mirtilos e sirva polvilhadas com canela em pó.

3. Iogurte com granola

Grau de Dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo de Preparação: 35 minutos
Doses: 6 doses

Ingredientes:

Iogurtes
Granola
Instruções:

1. Faça os iogurtes: deite o leite no copo do robot, junte o leite em pó e o açúcar e programe a 50ºC, durante 3 minutos, na velocidade 4. Adicione o iogurte e ligue 20 segundos na velocidade 4. Deite depois a mistura em copinhos de vidro e coloque na iogurteira durante 10 horas a 50ºC ou deite num tabuleiro embrulhado numa manta polar e leve ao forno pré-aquecido a 60ºC durante 10 horas, desligando o forno quando colocar os copinhos. Para fazer no robot, deixe o iogurte no copo, embrulhe bem numa manta e reserve durante 8 a 10 horas no forno desligado mas antes aquecido a 60ºC.

2. A granola: deite as nozes no copo lavado, junte o coco ralado, os frutos secos (apenas os figos e damascos), ligue 4 segundos na velocidade 4 e deite numa tigela. Adicione as sultanas, os flocos de aveia, as sementes de chia e de girassol, o mel e o óleo e envolva bem.

3. Deite no tabuleiro do forno e leve depois ao forno pré-aquecido a 180ºC, mexendo de vez em quando, até que fique douradinho. Retire do forno, deixe arrefecer e sirva com o iogurte.

4. Sushi de fruta

Veja aqui o video.

5. Croissants de queijo e fiambre

Grau de Dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo de Preparação: 50 minutos
Doses: 12 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite a farinha numa bancada, junte o sal, envolva e abra uma cavidade no meio. Dissolva o fermento no 1,5 dl de leite morno, adicione à cavidade da farinha, junte também os ovos e amasse muito bem, adicionando aos poucos a manteiga amolecida em pedaços, até que fique uma massa bastante homogénea e bem batida. Depois enrole, coloque numa tigela grande polvilhada com farinha, cubra com um pano húmido e deixe levedar até triplicar o volume.

2. Divida a massa em duas partes iguais, estenda-as numa bancada polvilhada com farinha até ficarem rectângulos com 0,5 cm de espessura, corte depois em triângulos, pincele com água e enrole a partir da parte mais larga.

3. Coloque em tabuleiros polvilhados com farinha, cubra novamente com um pano húmido e deixe levedar, em local morno, mais 30 minutos ou até que fiquem fofinhos e crescidos. Pincele depois com a gema previamente misturada com as 2 colheres (sopa) de leite e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 25 minutos.

4. Retire os croissants do forno, descole-os com uma espátula, deixe-os arrefecer, corte-os ao meio, recheio-os com o queijo e o fiambre e sirva-os.

 

6. Comentários