Clique nas setas

1. Tarte de castanha

Veja aqui o video.

2. Torta de chocolate e castanhas 

Veja aqui o video.

3. Bolo de castanha e frutos secos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1h e 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve a cozer as castanhas em água temperada com a pitada de sal, escorra-a e passe-as pelo passevite. Unte uma forma de buraco com margarina e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180 graus.

2. Numa tigela, bata muito bem o azeite com o açúcar e os ovos até ficar um creme fofo. Junte depois o puré de castanha, a farinha e o fermento e bata novamente muito bem. Adicione os frutos secos picados grosseiramente e envolva.

3. Verta a mistura anterior para a forma e leve ao forno durante aproximadamente 40 minutos ou até que fique cozido. Retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e sirva polvilhado com açúcar em pó e decorado a gosto.

4. Delícias douradas de castanha

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 35 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Reduza as castanhas a puré. Leve ao lume um tacho com a água, a casca de limão, o pau de canela e o açúcar e deixe ferver durante 5 minutos. Retire do lume, rejeite a casca de limão e o pau de canela e coloque num recipiente.

2. Numa tigela, coloque as gemas, mexa-as e adicione-as ao preparado anterior, em fio e mexendo sempre.

3. Verta novamente para o tacho, junte o puré de castanha e o miolo de amêndoa, leve ao lume e deixe engrossar. Retire, deixe arrefecer, molde em bolinhas, coloque em forminhas de papel e polvilhe com açúcar em pó.

5. Pudim de castanhas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 40 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Comece por demolhar as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos. Coloque as castanhas num tacho, cubra com água, tempere com uma pitada de sal, leve ao lume e deixe cozer.

2. Quando as castanhas estiverem cozidas, escorra-as e coloque-as na picadora. Junte o leite condensado, a erva-doce, a canela, a essência de baunilha e as folhas de gelatina escorridas, triture bem e reserve.

3. Bata as natas em chantilly com metade do açúcar. Numa tigela à parte, bata as claras em castelo firme e depois envolva-as suavemente com o chantilly.

4. Coloque o preparado anterior numa forma previamente untada com óleo e leve ao frio até solidificar. No momento de servir, desenforme e sirva decorado com castanhas em calda.

6. Comentários