5 sobremesas rápidas e fáceis!
Clique nas setas
1. Irish coffee enformado
Gostava de comer algo doce mas não tem muito tempo para cozinhar? Ora, aqui estão 5 sobremesas rápidas e fáceis de preparar aí em casa! Em menos de 40 minutos, pode preparar qualquer uma destas sugestões. Eis as sugestões: Irish Coffee Enformado; Puré de maçã com iogurte e canela; Delícia de maracujá; Tarte de ananás; Doce de biscoitos e leite creme.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 35 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 220 g açúcar
- 100 g palitos de champanhe
- 6 gemas
- 5 dl natas
- 2 dl leite
- 2 dl café açucarado bem forte
- 1 dl licor amaretto
- 1 colher (sopa) de farinha custard bem cheia
- 8 folhas de gelatina
- amêndoa granulada torrada q.b.
- canela em pó
Instruções:
1. Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Deite o leite num tacho, junte as gemas, a farinha custard e o açúcar, misture bem e leve ao lume, mexendo sempre até ficar um creme grosso. Retire do lume.
2. Escorra as folhas de gelatina, adicione ao preparado anterior, mexa bem e deixe arrefecer. Numa tigela, bata as natas em chantilly, junte esta mistura e envolva.
3. Deite um pouco do preparado anterior para uma forma.
4. Numa tigela, misture o licor com o café. Parta os palitos, demolhe-os nesta mistura e disponha-os na forma em camadas alternadas com o restante creme. Leve ao frio, deixe solidificar, depois desenforme e sirva polvilhado com amêndoa granulada torrada e canela.
2. Puré de maçã com iogurte e canela

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 35 minutos
Doses: 5 pessoas
Ingredientes:
- 1 kg de maçãs
- 3 iogurtes gregos naturais
- 3 colheres (sopa) de adoçante culinário em pó
- 1 pau de canela
- Raspa de casca de limão q.b.
- Canela em pó para polvilhar
- Película aderente
Instruções:
1. Lave e descasque as maçãs, retire-lhes as sementes, corte-as em pedaços pequenos e deite-os numa tigela. Junte o adoçante, um pouco de raspa de limão a gosto e o pau de canela e misture bem.
2. Tape a tigela com película aderente, faça uns furos com a ponta de uma faca e leve ao microondas a 800 watts durante 10 minutos ou até que a maçã fique cozida. Retire, divida por taças e deixe arrefecer.
3. Espalhe por cima o iogurte grego, polvilhe com canela em pó e sirva decorado a gosto. Pode levar ao frigorífico para ficar fresco.
3. Delícia de maracujá
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 20 minutos
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
Instruções:
1. Deite a polpa de maracujá numa tigela, junte o leite condensado e misture bem. Reserve no frio.
2. Numa tigela à parte, bata as natas em chantilly bem firme e envolva-o suavemente no preparado anterior.
3. Deite em taças individuais e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com bolacha Maria picada.
4. Tarte de ananás

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 35 minutos + tempo de frio
Doses: 12 pessoas
Ingredientes:
- 1 lata pequena de ananás
- 1 lata de leite condensado
- 100 g de palitos de la reine triturados
- 4 dl de natas
- 12 folhas de gelatina incolor
Instruções:
1. Para preparar esta receita de tarte de ananás, corte o ananás em pedaços. Reserve o ananás e a calda. Demolhe as folhas de gelatina em água. Depois aqueça um pouco da calda do ananás, junte as folhas de gelatina escorridas e dissolva-as na calda. Deixe arrefecer um pouco. Deite as natas para uma tigela e bata em chantilly bem firme, adicionando o leite condensado, aos poucos.
2. Junte uma parte dos pedaços de ananás e as folhas de gelatina dissolvidas, sem desligar a batedeira.
3. Numa forma de fundo amovível, disponha uma camada de palitos de la reine triturados.
4. Verta por cima o preparado das natas e cubra com outra camada de palitos triturados, como vê na foto. Leve ao frio a solidificar, desenforme e sirva decorado a gosto, por exemplo, com os restantes pedaços de ananás.
5. Doce de biscoitos e leite creme
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 30 minutos
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 200 g bolachas de chocolate
- 300 g açúcar
- 5 gemas
- 1 L leite
- 2 colheres (sopa) farinha maisena
- 1 casquinha de limão
Instruções:
1. Leve ao lume um tacho com o leite, junte a casquinha de limão e o açúcar, mexa e deixe ferver.
2. À parte, deite as gemas para uma tigela, junte a farina maisena e envolva. Junte depois ao preparado do leite-creme, misture bem e deixe ferver novamente até engrossar. Retire.
3. Sirva o preparado em tacinhas individuais, intercalando camadas do preparado de leite-creme e de bolachas de chocolate. Leve ao frio para arrefecer. Por fim retire e sirva fresco, decorado com mais bolachas de chocolate ou a gosto.
> Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter, Pinterest, TiktTok e no Instagram
Já conhece os nossos livros e revistas em versão digital? Clique aqui para saber mais!