Clique nas setas

1. Bolo de bolacha com creme de ovos

Bolo de bolacha com creme de ovo

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 30 minutos + tempo de frio
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Para o creme de ovos
Para o creme de natas

Instruções:

1. Creme de ovos: leve ao lume um tacho com a água e o açúcar e deixe ferver 6 minutos. Deite as gemas numa tigela, junte a baunilha e bata bem. Verta a calda do açúcar e leve a lume brando, mexendo sempre, até engrossar. Deixe arrefecer.

2. Creme de natas: bata as gemas, junte o leite condensado e a manteiga derretida. Demolhe as folhas de gelatina, escorra-as e derreta-as no micro-ondas sem deixar ferver. Junte ao preparado. À parte bata as natas em chantilly e envolva no creme.

3. Coloque um aro redondo sobre uma base de tarteira ou prato, intercalando camadas de creme de natas com bolachas, como vê na foto, até terminarem os ingredientes. Leve ao frio até ficar firme. Retire, cubra com o creme de ovos e alise. Desenforme e decore com pepitas de chocolate como vê na foto.

2. Bolo de bolacha com creme whisky.

bolo de bolacha com creme de whisky

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 30 minutos + tempo de frio
Doses: 10 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque as gemas numa tigela, junte o açúcar e leve ao lume, em banho-maria, batendo sem deixar ferver. Retire do lume, adicione o creme de licor de whisky e o leite condensado e envolva.

2. Bata bem as natas até ficarem firmes. Demolhe as folhas de gelatina e depois derreta-as também em banho-maria sem deixar ferver. Adicione a gelatina ao preparado anterior, mexendo até ficarem bem dissolvidas. Por fim, envolva as natas batidas.

3. Parta o chocolate em pedaços para uma tigela, leve ao lume em banho-maria e deixe derreter. Barre as laterais de uma forma de abrir com o chocolate e leve ao congelador até solidificar.

4. Passe as bolachas por café e disponha-as na forma em camadas intercaladas com o creme de whisky, alisando no final. Polvilhe depois com o resto das bolachas trituradas e decore com raspas de chocolate.

3. Delícia fresca de bolachas maria

Delícia fresca de bolachas Maria

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Pique grosseiramente as bolachas. Deite o leite condensado numa tigela, junte os iogurtes e mexa. Numa tigela à parte, bata as natas em chantilly bem firme.

2. Escorra as folhas de gelatina, derreta-as no microondas sem deixar ferver, adicione ao preparado do leite condensado e mexa. Junte o chantilly, envolva suavemente, adicione depois a bolacha e envolva novamente.

3. Unte uma forma com óleo, verta-lhe o preparado anterior e leve ao frio até solidificar. Na hora de servir, desenforme com cuidado e decore com mais bolachas partidas ao meio, como vê na foto.

4. Creme de limão com bolacha

creme de limão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água. Deite o sumo de limão numa tigela, junte o leite condensado e mexa bem.

2. Numa tigela à parte, bata as natas em chantilly bem firme. Escorra as folhas de gelatina, leve-as derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver e junte ao chantilly, em fio e batendo mais um pouco. Adicione depois a mistura do leite condensado e envolva suavemente até ficar cremoso.

3. Pique finamente as bolachas na picadora. Numa tigela funda, disponha camadas alternadas do creme anterior e de bolacha, sendo que a última deve ser de creme. Decore a gosto e sirva.

5. Pavê de bolacha

pavê de bolacha

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo para arrefecer
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque o leite num tacho e leve ao lume. Numa tigela, junte o açúcar, a essência de baunilha, a farinha e mexa.

2. Depois, adicione as gemas e mexa novamente tudo muito bem. Junte o leite em fio, mexendo sempre. Verta tudo para o tacho e leve ao lume, mexendo até engrossar.

3. Retire do lume e deixe arrefecer. Disponha alternadamente em tacinhas o creme e as bolachas, reservando algumas para triturar, sendo que a última camada deve ser de creme. Leve um pouco ao frigorífico e na hora de servir, polvilhe com bolacha moída.

6. Bolo de bolacha delícia

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 10 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Faça primeiro o creme: numa tigela, bata muito bem a manteiga até obter um creme esbranquiçado. Junte o açúcar em pó aos poucos e batendo sempre e adicione depois as gemas, uma a uma e batendo.

2. Passe rapidamente as bolachas por café açucarado, escorra-as, faça uma camada sobre um prato largo ou travessa e barre com um pouco do creme. Repita a operação colocando bolachas e creme em camadas. Barre depois o conjunto por cima e de lado com o restante creme.

3. Leve ao frio durante pelo menos 4 horas e depois sirva polvilhado com amêndoa laminada torrada e açúcar em pó. Decore a gosto.

Comentários