7 receitas de arroz de peixe

Clique nas setas

1. Arroz de lingueirão e corvina

Se é fã de receitas de arroz de peixe, tem mesmo de experimentar uma destas nossas 10 sugestões! 😀 A família vai adorar ♥ Aqui estão as nossas sugestões: Arroz de lingueirão e corvina; Lombo de tamboril com molho de caril e arroz de amêndoa; Arroz de peixe com tomate; Arroz de línguas de bacalhau; Arroz de tamboril e camarão; Arroz de bacalhau com pimentos; Arroz de tamboril.

Comecemos pelo arroz de lingueirão e corvina. Veja aqui a receita.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve a cozer a massa fresca em água temperada com sal de acordo com as instruções da embalagem. Depois escorra, regue com o fio de azeite, mexa, deite num tabuleiro e deixe arrefecer.

2. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Aqueça o 0,5 dl de azeite num tacho, junte a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que fique douradinho. Junte o tomate pelado picado, tempere com sal e pimenta (ou piripiri) e deixe cozinhar durante 10 minutos.

3. Retire do lume, adicione à massa, envolva bem e sirva com manjericão picado.

2. Lombo de tamboril com molho de caril e arroz de amêndoa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Leve uma frigideira ao lume com 2 colheres (sopa) do azeite, junte o tamboril, deixe cozinhar até ficar douradinho de ambos os lados, retire e reserve.

2. Deite o restante azeite num tacho, adicione a cebola e os alhos e deixe alourar. Junte o caril e misture bem.

3. Adicione as natas e o peixe, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos. Rectifique os temperos.

4. Coza o arroz basmati em água abundante temperada com sal, retire, escorra bem, junte as amêndoas e envolva. Sirva a acompanhar o peixe polvilhado com coentros picados.

3. Arroz de peixe com tomate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descongele o peixe coloque-o num tacho com água, temperada de sal e coza-o. Depois retire, passe o caldo pelo passador de rede e reserve. Deixe o peixe amornar e retire pele e espinhas.

2. Num tacho, aqueça o azeite e junte a cebola e os dentes de alho previamente picados, deixe refogar até a murchar, depois, adicione o tomate, a pimenta e deixe cozinhar cerca de 5 minutos. Regue com o caldo que reservou, junte os coentros picados, a folha de louro e deixe ferver bem.

3. Junte o arroz, mexa e deixe cozinhar aproximadamente 15 minutos, por fim, adicione o peixe, rectifique a quantidade de caldo, retire do lume e sirva.

4. Arroz de línguas de bacalhau

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as línguas de bacalhau em água até que fiquem no ponto de sal. Limpe o pimento de sementes e corte em cubinhos.

2. Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola e os dentes de alho picados e deixe refogar, mexendo de vez em quando. Adicione depois o pimento e a polpa de tomate e deixe alourar durante mais 1 minuto.

3. De seguida, acrescente 1,2 L de água e deixe ferver. Junte o arroz e as línguas de bacalhau escorridas, retifique os temperos de sal e piripiri e deixe cozinhar durante mais 20 minutos, mexendo de vez em quando.

4. Adicione coentros picados a gosto, envolva, retire do lume e sirva de imediato.

5. Arroz de tamboril e camarão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora e 20 minutos
Doses: 3 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte o tamboril em cubos médios, retire-lhe a espinha central e reserve-a. Descasque os camarões deixando-lhes apenas a ponta da cauda. Leve uma panela ao lume com o fio de azeite, junte as cabeças dos camarões e deixe refogar até libertar o sabor.

2. Adicione um pouco de vinho branco, deixe reduzir, junte metade do concentrado de tomate e 1/2 cebola cortada em cubos e deixe refogar mais um pouco. Adicione então as espinhas do peixe, acrescente água e deixe ferver até reduzir cerca de 1/3. Passe pelo coador de rede e reserve este caldo.

3. Deite o resto da cebola e os alhos picados num tacho, junte o louro e o 0,5 dl de azeite e deixe refogar até alourar. Adicione o tomate cortado em cubos e o restante concentrado de tomate, mexa, junte o caldo, deixe ferver e tempere com sal e piripiri. Junte o arroz, mexa até ferver, adicione o tamboril e os camarões e mexa suavemente até tudo ficar cozido. Retifique os temperos e sirva polvilhado com coentros picados.

6. Arroz de bacalhau com pimentos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque a cebola e o alho, corte a cebola em meias-luas e pique o alho. Limpe os pimentos de sementes e peles brancas e corte em tiras finas.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e o alho e deixe refogar, de seguida acrescente os pimentos. Junte o bacalhau desfiado, envolva e deixe cozinhar um pouco.

3. De seguida, junte o arroz, envolva, adicione água a ferver, rectifique os temperos de sal e pimenta e deixe cozinhar até o arroz ficar no ponto. Sirva quente.

7. Arroz de tamboril

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Aqueça o azeite num tacho, junte os alhos e a cebola e deixe refogar.

2. Adicione depois o arroz, envolva e deixe fritar um pouco. Junte a polpa de tomate e o colorau, mexa, adicione o vinho branco e a água necessária para cozer o arroz.

3. Quando estiver quase cozido, junte os cubos de tamboril e deixe cozinhar mais cerca de 5 minutos. Tempere com sal, pimenta e piripiri e deixe apurar um pouco. Depois retire do lume e sirva de imediato polvilhado com os coentros picados.

8. Comentários