Clique aqui

1. Bolo de claras com mel e canela

Veja aqui o video.

2. Queques de pêra e canela

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 60 minutos
Doses: 10 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque a manteiga numa tigela e leve ao micro-ondas para amolecer um pouco. Retire, junte o açúcar e bata bem.

2. Adicione de seguida o mel, continue a bater e depois junte as gemas. Acrescente a farinha, o fermento e a canela e envolva bem.

3. Bata muito bem as claras em castelo até ficarem firmes. Descasque as pêras e corte-as em cubos. Mexa um pouco a massa, junte a pêra, reservando algumas para a cobertura, e depois envolva as claras.

4. Unte pequenas formas com manteiga e polvilhe com farinha, encha-as com a massa e disponha a restante pêra por cima. Leve ao forno a 180ºC por cerca de 45 minutos. Sirva polvilhados com açúcar em pó.

3. Torta de cenoura e canela

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 75 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Num tacho, coza as cenouras em água e a pitada sal. Depois escorra, adicione o açúcar, o pau de canela e um pouco de sumo de limão e deixe cozinhar até obter o ponto pérola. Retire do lume, rejeite o pau de canela, deixe arrefecer e reduza a puré.

2. Adicione a farinha, o fermento e as gemas e misture com umas varas. À parte, bata as claras em castelo e envolva-as na mistura.

3. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal, verta-lhe o preparado anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 12 minutos. Retire, desenforme sobre um pano polvilhado com açúcar em pó, polvilhe com canela, enrole com a ajuda do pano e deixe repousar um pouco. Depois retire o pano e sirva a torta cortada em fatias e decorada a gosto.

4. Bolo de canela e noz

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 60 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Pique grosseiramente as nozes com uma faca. Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha. Ligue o forno a 180 graus.

2. Numa tigela, bata bem as gemas com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado, junte depois o óleo e o leite e bata bem. Adicione de seguida a farinha misturada com a canela e o fermento, aos poucos e batendo sempre muito bem. À parte, bata as claras em castelo e envolva-as no preparado. Junte então as nozes e envolva novamente.

3. Verta a mistura anterior na forma e leve ao forno durante aproximadamente 50 minutos ou até que fique bem cozido. Se começar a ficar muito corado, cubra com uma folha de papel vegetal. Espete um palito para verificar, retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto, por exemplo com mais nozes, como vê na foto.

5. Muffins de canela

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Derreta a manteiga no microondas e reserve. Coloque os ovos numa tigela, junte o açúcar e bata muito bem. Acrescente a manteiga derretida, as natas e a canela e envolva muito bem.

2. Adicione de seguida a farinha aos poucos e sem parar de bater até ficar bem incorporada. Por fim, envolva cuidadosamente a canela.

3. Aqueça o forno a 180 graus. Unte várias forminhas com manteiga e polvilhe-as com farinha. Distribua a massa pelas formas, coloque no tabuleiro do forno e leve ao forno durante 25 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme.

6. Biscoitos de canela e alecrim

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Rale finamente as gemas cozidas. Pique as folhas de alecrim muito finamente. Numa tigela, bata as gemas com a manteiga, o açúcar em pó, a raspa de limão e o alecrim picado durante 5 minutos. Adicione então a farinha e bata rapidamente apenas para misturar. Embrulhe a massa em película aderente e leve ao frigorífico pelo menos durante 2 horas ou, de preferência, de um dia para o outro.

2. Ligue o forno a 180ºC e forre o tabuleiro de forno com uma folha de papel vegetal. Retire a massa do frigorífico, molde bolinhas com cerca de 1,5 cm e disponha-as no tabuleiro, bem afastadas umas das outras.

3. Leve ao forno durante cerca de 10 minutos ou até os biscoitos ficarem cozidos e bem douradinhos. Retire, deixe arrefecer e sirva polvilhados com canela em pó.

7. Bolo de maçã e canela

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1h e 20 minutos
Doses: 8 porções

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180ºC. Forre uma forma com papel vegetal.

2. Descasque e lave as maçãs e guarde as cascas. Corte depois as maçãs ao meio, retire as pevides e corte-as em cubos.

3. Coloque no liquidificador as cascas das maçãs, o iogurte, os ovos, o óleo de girassol e o açúcar e triture bem até ficar uma mistura cremosa. Deite para uma tigela, junte a farinha, o fermento, a canela e bata muito bem. Adicione os cubos de maçã e misture. Verta para a forma e leve ao forno durante 50 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire e deixe arrefecer. Desenforme, rejeite o papel vegetal e sirva em fatias e decorado a gosto.

8. Comentários