7 receitas de pastéis salgados
Clique nas setas
1. Pastéis de bacalhau
Estas receitas de pastéis são ideais para petiscar. O que acha? Veja as nossas sugestões: Pastéis de bacalhau; Pastéis de carne; Pastéis de massa tenra com atum; Pastelinhos de polvo; Pastéis de bacalhau no forno; Pastelinhos de vitela e cebola; Pastelão de frango. Gostou?
Comecemos pelos pastéis de bacalhau. Veja aqui o video.
2. Pastéis de carne
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 250 g de carne de vaca picada
- 200 g de farinha
- 80 g de manteiga à temperatura ambiente
- 50 g de banha
- 1 tomate pequeno
- 1 cenoura pequena
- 1/2 courgette pequena
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 1 ovo
- 0,5 dl de água gelada
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de orégãos secos
- 1 colher (chá) de pimenta preta
- Salsa q.b.
- Sal q.b.
- Farinha para polvilhar
- Película aderente
Instruções:
1. Peneire a farinha e uma pitada de sal e deite para uma tigela. Junte a manteiga em pedaços e a banha e misture. Adicione a água gelada e envolva até obter uma massa macia. Deite na bancada polvilhada com farinha e amasse um pouco. Depois enrole em película aderente e leve ao frigorífico durante 20 minutos.
2. Descasque e pique a cebola e os alhos. Lave o tomate, rejeite-lhe as sementes e corte-o em cubinhos. Descasque e rale a cenoura. Lave a courgette e corte-a em tiras finas. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e os alhos e deixe refogar durante 5 minutos. Adicione a carne picada, deixe cozinhar durante 10 minutos, mexendo de vez em quando, junte depois a cenoura, o tomate e a courgette, tempere com sal, a pimenta e os orégãos e deixe cozinhar mais 10 minutos.
3. Ligue o forno a 180 graus. Estenda a massa polvilhada com farinha e corte 14 rodelas com 20 cm de diâmetro. Distribua a mistura da carne pelo centro dos círculos, dobre ao meio e pressione nas margens para ficar colado. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele com o ovo batido e leve ao forno durante 20 minutos. No emprego, sirva à temperatura ambiente e acompanhe com salada.
3. Pastéis de massa tenra com atum
Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 300 g de farinha
- 3 latas de atum ao natural
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 colheres (sopa) de natas de soja
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de banha de porco
- 1,5 dl de água morna
- Azeite q.b.
- sumo de limão q.b.
- Folhas de orégãos frescos q.b.
- sal e pimenta preta q.b.
- Farinha para polvilhar
- óleo para fritar
Instruções:
1. Peneire a farinha para uma tigela e junte um pouco de sal fino. Adicione a água morna, acrescente depois a manteiga e a banha e amasse bem.
2. Descasque e pique a cebola e os alhos e leve-os a alourar num tacho com azeite. Junte o atum escorrido e folhas de orégãos e mexa. Acrescente depois as natas e tempere com sal, pimenta e sumo de limão. Mexa bem e retire do lume.
3. Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada. Distribua pequenas porções do preparado de atum e tape com a massa, conforme vê na foto, pressionando os intervalos com os dedos.
4. Corte os pastéis com um cortador de massa, formando pequenas almofadas, e frite-os em óleo quente, de ambos os lados. Retire com uma escumadeira e coloque a escorrer sobre um papel absorvente.
4. Pastelinhos de polvo
Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de frio
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 200 a 250 g de sobras de polvo cozido
- 1 batata grande
- 1 cebola roxa
- 1 dente de alho
- 2 Ovos
- 1 malagueta
- 100 de farinha
- 1 colher de sopa de salsa picada
- Sal e pimenta q.b.
- Óleo para fritar
Instruções:
1. Descasque a batata, coza-a em água temperada com sal, escorra-a e esmague-a. Descasque e pique a cebola roxa e o dente de alho. Pique também a malagueta e corte o polvo cozido em pedaços pequenos.
2. Numa tigela, misture a cebola, o alho, a malagueta, a salsa picada, a batata, a farinha, os ovos e o polvo e tempere com sal e pimenta. Leve ao frigorífico durante cerca de 1 hora.
3. Depois frite colheradas do preparado anterior em óleo bem quente e abundante até ficarem douradinhas. Deixe escorrer sobre uma folha de papel de cozinha e sirva como entrada ou acompanhe com arroz de feijão.
5. Pastéis de bacalhau no forno
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora e 15 minutos
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 350 g de farinha
- 120 g de margarina
- 1 ovo grande + 1 gema
- 2 colheres (sopa) de leite
- 0,5 dl de água
- 1 pitada de sal
- Farinha para polvilhar
- Película aderente
Instruções:
1. Deite a farinha numa tigela, junte a pitada de sal e a margarina e misture muito bem até ficar um género de areia. Adicione depois o ovo previamente batido com a água e amasse bem até obter uma massa homogénea. Coloque numa tigela, cubra com película aderente e reserve.
2. Faça o recheio: coza o bacalhau em água, escorra-o, deixe-o amornar, retire-lhe as peles e as espinhas, desfie-o finamente e deite numa tigela. Lave os alhos franceses, rejeite-lhes a parte verde e corte a parte branca em rodelas finas. Descasque e lave a cebola e pique-a finamente. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que fique douradinha. Adicione o alho francês, deixe cozinhar até que fique macio, junte à tigela do bacalhau e misture.
3. Numa tigela dissolva a farinha maisena num pouco do leite. Ferva o restante leite num tacho, junte a mistura da farinha e deixe cozinhar lentamente, mexendo até engrossar. Retire do lume, tempere com sal, pimenta e noz-moscada, adicione à tigela, junte também um pouco de salsa picada, misture muito bem e deixe arrefecer.
4. Estenda a massa que preparou numa bancada polvilhada com farinha, disponha-lhe um pouco do preparado de bacalhau, pincele à volta com água, dobre a massa e corte tipo rissol. Repita a operação, disponha os pastéis num tabuleiro de forno polvilhado com farinha, pincele-os depois com a gema previamente misturada com o leite e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 25 minutos ou até que fiquem cozidos e douradinhos. Retire, descole-os, deixe-os amornar e sirva-os decorados a gosto.
6. Pastelinhos de vitela e cebola
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 10 unidades
Ingredientes:
- 1 rolo de massa quebrada estendida de compra
- 150 g de carne de vitela picada
- 2 cebolas médias
- 1 dente de alho
- 1 dl de natas
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de manteiga + 1 colher (sobremesa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
- 2 colheres (chá) de mostarda
- 1 colher (chá) de molho inglês
- Piripiri em pó q.b.
- Sal e pimenta q.b.
Instruções:
1. Retire a massa quebrada do frigorífico e deixe repousar cerca de 20 minutos. Descasque as cebolas e o alho, corte as cebolas em meias luas muito finas e pique finamente o alho. Deite a cebola para um tacho, junte a colher (sopa) de manteiga, tempere com uma pitada de sal, leve ao lume brando e deixe cozinhar cerca de 10 minutos. Junte o vinagre balsâmico e a colher (sobremesa) de manteiga, envolva e deixe cozinhar mais 2 ou 3 minutos.
2. Tempere a carne picada com sal e pimenta. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer, adicione a carne e o alho picado e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, durante cerca de 10 minutos. Reduza o lume, junte a mostarda, o molho inglês e as natas, tempere com uma pitada de piripiri, envolva bem e deixe cozinhar mais 2 minutos. Retire do lume e reserve.
3. Ligue o forno a 200 graus. Bata o ovo com 2 colheres (sopa) de água. Corte a massa quebrada em círculos com cerca de 7 cm de diâmetro, junte as aparas, forme uma bola, estenda-a rapidamente com a mesma espessura e corte mais círculos. Coloque, no centro de cada círculo, uma colher (chá) da mistura de cebola e depois distribua o preparado da carne. Dobre, una bem os rebordos, pressionando com os polegares, pincele com o ovo batido e leve ao forno durante 25 minutos ou até ficarem cozidos e douradinhos. No emprego, sirva à temperatura ambiente e acompanhe com salada.
7. Pastelão de frango
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 40 minutos
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 500 g de massa folhada
- 1/2 frango
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 0,5 dl de azeite
- 2 dl de natas
- 1 dl de vinho branco
- 1 gema
- 1 colher (sobremesa) de farinha maisena
- Sumo de 1 limão
- 1 folha de louro
- 1 ramo de salsa
- Sal e pimenta q.b.
Instruções:
1. Arranje o frango, corte-o em pedaços e tempere-os com o vinho branco, sal e pimenta. Aqueça o azeite num tacho, adicione o frango escorrido e deixe cozinhar até ficar douradinho. Junte a cebola e os dentes de alho picados finamente e deixe cozinhar até que a cebola fique douradinha. Adicione a folha de louro e a marinada da carne, acrescente um pouco de água se necessário e deixe cozinhar, em lume brando, durante cerca de 35 minutos ou até que o frango fique macio e quase sem molho. Rectifique os temperos.
2. Retire o frango, deixe-o amornar, retire-lhe as peles e os ossos e pique-o grosseiramente. Deite para o mesmo tacho, junte a farinha maisena dissolvida nas natas, a salsa picada e o sumo de limão, rectifique os temperos e deixe cozinhar até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.
3. Estenda a massa folhada e corte-a em duas rodelas, uma maior do que a outra. Forre uma tarteira com a maior, pique o fundo com um garfo e espalhe a mistura do frango. Cubra com a outra rodela de massa, pincele com a gema batida e dobre os rebordos. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos, retire do forno, deixe amornar e sirva decorada a gosto.
> Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter, Pinterest e no Instagram
Já conhece os nossos livros e revistas em versão digital? Clique aqui para saber mais!