Clique nas setas

1. Cozido à portuguesa

É fã de receitas com enchidos? Chouriço, morcela, farinheira, alheira… São mesmo uma maravilha! 😉 Já imaginou? As nossas sugestões: Cozido à portuguesa; Fritada de porco com enchidos; Favas guisadas à portuguesa; Pataniscas de enchidos; Arroz de feijão com enchidos; Alheira de Mirandela; Feijoada à transmontana.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte as carnes de vaca e porco em cubos. Coloque todas as carnes e enchidos numa panela, cubra com água, tempere com uma pitada de sal, leve ao lume e deixe cozer. Rectifique de sal e, à medida que as carnes e os enchidos forem ficando cozidas, vá-as retirando e reserve.

2. Descasque as cenouras e os nabos e corte-os em pedaços. Coza-os na mesma água das carnes, retire e reserve.

3. Corte a couve em pedaços grosseiros, lave-os e coza-os igualmente na mesma água. Retire e reserve.

4. Divida a água em duas partes e coza o arroz numa delas. Descasque as batatas, corte-as ao meio e coza-os na restante água. Retire e reserve.

5. Escorra o feijão, aqueça-o na água das batatas, escorra e disponha numa travessa. Junte a couve, o arroz, as batatas, as cenouras e os nabos, bem como as carnes e os enchidos cortados em pedaços, e sirva bem quente.

2. Fritada de porco com enchidos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de cozedura
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje a pá de porco e corte-a em pedaços regulares. Coloque numa tigela e tempere com dentes de alho já picados, a massa de pimentão, a folha de louro, sal e pimenta e o vinho.

2. Deixe marinar durante 35 minutos, depois escorra e reserve.

3. Arranje os enchidos, corte-os em rodelas com exceção da farinheira.

4. Numa frigideira, aqueça o azeite, frite a carne e os enchidos até ficarem douradinhos. Retire do lume e reserve. Junte o molho da marinada à frigideira e deixe ferver.

5. Corte cubos grandes de broa. Coloque numa travessa e disponha por cima as carnes, o chouriço e a farinheira, regue com o molho. Decore a gosto e sirva.

3. Favas guisadas à portuguesa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos + tempo de marinar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje e corte o entrecosto em pedaços e tempere-os com os dentes de alho picados finamente, o pimentão-doce, o vinho branco, a folha de louro, o ramo de coentros, sal e piripiri. Deixe marinar durante 30 minutos.

2. Descasque e lave a cebola e pique-a finamente. Aqueça o azeite num tacho ao lume, junte a carne escorrida e deixe-a corar bem de ambos os lados. Adicione a cebola, mexa e deixe refogar durante mais 5 minutos. Junte então os enchidos cortados em rodelas, o alho francês, a marinada da carne e 5 dl de água, tape e deixe cozinhar, em lume brando, durante aproximadamente 40 minutos ou até que a carne fique macia.

3. Junte depois as favas e água até cobrir, tape novamente e deixe cozinhar até que as favas fiquem macias. Rectifique os temperos, retire do lume e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com coentros picados.

 

4. Pataniscas de enchidos

Veja aqui o video.

5. Arroz de feijão com enchidos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Refogue a cebola e o alho picados no azeite. Junte os enchidos e o toucinho e deixe cozinhar até a cebola ficar douradinha, mexendo de vez em quando. Adicione o tomate esmagado, sem peles e sem pevides, e deixe cozinhar durante 10 minutos.

2. Junte depois o feijão com o molho e 1 litro de água quente. Deixe ferver, tempere com sal e pimenta, junte o arroz, mexa e deixe cozer durante 20 minutos.

3. Sirva com os enchidos cortados em rodelas e o toucinho cortado em pedaços.

6. Feijoada à Transmontana

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita, demolhe o feijão em água de um dia para o outro. No dia, coza-o em água temperada com sal. À parte, coza o entrecosto, o chispe, o toucinho e os chouriços num tacho com água e uma das cebolas descascadas e cortadas em pedaços. Vá retirando as carnes conforme forem ficando cozinhadas.

2. Descasque a restante cebola e o alho, pique-os, deite-os para um tacho, junte o louro e o azeite, leve ao lume e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione o vinho branco, o tomate picado, as cenouras descascadas e cortadas em rodelas, os chouriços também cortados em rodelas e ainda a couve em pedaços. Deixe cozinhar 5 minutos.

3. Acrescente depois o feijão com um pouco do caldo da cozedura e todas as carnes cortadas em pedaços, rectifique o sal, tempere com pimenta, tape e deixe cozinhar até apurar. Depois sirva de imediato.

7. Alheira de Mirandela

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Lave e arranje os grelos, retirando-lhes a parte mais dura e leve-os a cozer em água temperada com sal. Depois escorra-os bem.

2. Lave as batatas, corte-as ao meio com a casca e leve-as também a cozer em água temperada com sal. Depois escorra-as, deixe-as amornar e retire-lhes a pele.

3. Pique as alheiras com um garfo, coloque-as num tabuleiro e leve ao forno, virando de vez em quando, durante 20 minutos ou até que fiquem bem assadas.

4. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os finamente. Aqueça o azeite num tacho ao lume, adicione os alhos e deixe refogar até começarem a ficar douradinhos. Junte depois os grelos, deixe saltear bem e tempere com sal e pimenta se necessário. Sirva as alheiras com os grelos e as batatas e regue com o molho de assar as alheiras.

8. Comentários