Clique nas setas

1. Creme de limão e bolacha

creme de limão

Não vai conseguir resistir a estas 7 receitas com limão 😉 São de perder a cabeça. Veja as nossas sugestões e delicie-se! Escolha a sua preferida: Creme de limão e bolacha; Bolo fino de limão; Tarte de limão; Bolo de limão com glace; Mousse de limão; Tarte de limão merengada; Delícia de limão.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio 
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água. Deite o sumo de limão numa tigela, junte o leite condensado e mexa bem.

2. Numa tigela à parte, bata as natas em chantilly bem firme. Escorra as folhas de gelatina, leve-as derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver e junte ao chantilly, em fio e batendo mais um pouco. Adicione depois a mistura do leite condensado e envolva suavemente até ficar cremoso.

3. Pique finamente as bolachas na picadora. Numa tigela funda, disponha camadas alternadas do creme anterior e de bolacha, sendo que a última deve ser de creme. Decore a gosto e sirva.

2. Bolo fino de limão

Receita de bolo de limão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Para o creme:

Instruções:

1. Unte uma forma com manteiga, forre-lhe o fundo com papel vegetal e volte a untar. Peneire a farinha e o fermento.

2. Bata 100 g do açúcar com as gemas até obter um creme fofo e volumoso. Bata as claras em castelo e adicione-lhes os restantes 50 g de açúcar, aos poucos e batendo sempre energicamente.

3. Misture a gemada com as claras em castelo, a raspa da casca do limão e, aos poucos, a farinha peneirada, envolvendo alternadamente e sem bater.

4. Deite o preparado na forma e leve a cozer em forno 160° C, cerca de 40 minutos. Verifique antes de retirar do forno.

5. Faça o creme: Ferva o leite com a casca de limão. Misture o açúcar com a farinha maisena e junte as gemas, o sumo do limão e, por fim, o leite (elimine a casca primeiro), aos poucos e mexendo sempre. Leve ao lume até ferver, mexendo com colher de pau. Retire do lume e deixe arrefecer.

6. Depois de tudo frio, abra o bolo transversalmente com dois cortes, recheie-o com o creme de limão, reconstitua-o e cubra-o também com o creme. Polvilhe a gosto com amêndoa granulada e coco ralado.

3. Tarte de limão

tarte de limão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com o leite condensado, o sumo e a raspa do limão, as gemas e a farinha e mexa muito bem até engrossar, mas sem deixar ferver. Depois retire do lume e deixe arrefecer.

2. Forre uma tarteira com a massa quebrada, verta-lhe o preparado anterior e leve ao forno a 180°C durante 25 minutos. Depois retire e deixe arrefecer um pouco.

3. Numa tigela bata bem as claras com o açúcar até ficarem bem firmes. Coloque-as dentro de um saco de pasteleiro, verta sobre a tarte e leve novamente ao forno durante 5 minutos a 200 graus. Decore a gosto e sirva.

4. Bolo de limão com glace

bolo de limão com glace

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 55 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este bolo de limão com glace, aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha.

2. Numa tigela misture a manteiga com o sumo e a raspa de limão e o açúcar e bata muito bem, adicione os ovos, um a um, batendo sempre. Junte o fermento e a farinha, aos poucos, batendo sempre.

3. Verta massa para a forma e leve ao forno durante 40 minutos até estar cozida. Verifique a cozedura, depois retire, desenforme e deixe arrefecer.

4. À parte bata as claras em castelo com o açúcar em pó, verta por cima do bolo e deixe secar. Decore a gosto e sirva.

5. Mousse de limão

mousse de limão

Veja aqui o video.

6. Tarte de limão merengada

Tarte de limão merengada

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Forre uma tarteira com a massa folhada, apare os bordos e pique o fundo com um garfo. Reserve.

2. Numa tigela, misture bem o sumo de limão com as 8 gemas e o leite condensado. Verta na tarteira e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 35 minutos. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer.

3. À parte, bata as 5 claras em castelo com o açúcar, até ficarem bem firmes. Disponha por cima do recheio da tarte e leve ao forno até o merengue ficar coradinho. Retire, deixe arrefecer e sirva fresca.

7. Delícia de limão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 3 horas
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Prepare a gelatina de ananás como indica a embalagem. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante 4 minutos, depois escorra-as, junte-as à gelatina de ananás logo depois de juntar a água a ferver, mexa bem e deixe arrefecer.

2. Pique as bolachas até ficarem tipo pão ralado, junte a manteiga e misture bem. Deite depois numa forma de abrir, espalhe bem, pressione até quase chegar aos rebordos e leve ao congelador. Bata as natas em chantilly bem espesso, junte a gelatina fria, misture delicadamente, deite na forma e leve de novo ao congelador até ficar firme.

3. Num tacho, misture bem as gemas com o açúcar e o sumo de limão e leve ao lume, mexendo sempre até ferver. Retire do lume, deixe arrefecer, espalhe em cima da mistura de chantilly na forma e leve mais uma vez ao congelador durante 30 minutos. Depois passe para o frigorífico até ao momento de servir.

Comentários