Clique nas setas

1. Marmelada

Quem é que daqui se fartava de comer marmelada em criança? 😛 Veja as nossas sugestões: marmelada; tarte de marmelada e amêndoa; cheesecake de marmelada; entrelaçado de marmelada; semifrio de marmelada; tostas de marmelada com queijo; tostas de queijo brie e marmelada.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave os marmelos, retire-lhes os caroços e corte-os em pedaços. Leve a cozer num tacho com água até que fique macio.

2. Escorra, deixando apenas cerca de 1 dl do caldo de cozer e triture com a varinha. Junte o açúcar, mexa, leve novamente ao lume e deixe ferver até obter o ponto.

3. Retire do lume, deite em taças ou tigelas, deixe arrefecer e depois repousar até solidificar e secar.

2. Tarte de marmelada e amêndoa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 45 minutos
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Bata as natas até que fiquem fofas e volumosas e, depois, junte aos poucos a marmelada cortada em pedacinhos.

2. Quando obtiver um creme, acrescente o açúcar, os ovos, um a um, e a amêndoa e bata até que fique tudo bem misturado.

3. Forre uma tarteira de fundo amovível (com 30 cm de diâmetro), com a massa folhada. Recheie-a com o creme e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, por cerca de 25 a 30 minutos. Retire, desenforme e deixe arrefecer. Decore a gosto e sirva.

3. Cheesecake de Marmelada

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 35 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de cheesecake, deite a marmelada numa tigela e bata-a até ficar bastante macia. Triture as bolachas na picadora, deite numa tigela, junte a manteiga derretida e misture bem. Deite depois numa tarteira de fundo amovível e pressione bem com uma colher.

2. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Bata as natas até ficarem cremosas, adicione o açúcar e bata mais um pouco. Junte depois o queijo mascarpone e cerca de 80 g da marmelada, misture bem, adicione as folhas de gelatina previamente escorridas e derretidas e mexa. Verta para a tarteira e leve ao congelador durante 15 minutos.

3. Espalhe a restante marmelada por cima do creme na tarteira, alise e leve novamente ao frio durante cerca de 2 horas. Depois desenforme e sirva polvilhado com os cereais de chocolate.

4. Entrelaçado de marmelada

Veja aqui o video.

5. Semifrio de marmelada

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Pique as bolachas numa picadora até ficarem em pó, junte a manteiga derretida e o brandy e misture bem até obter uma massa. Deite numa forma de abrir e com o fundo forrado com papel vegetal, espalhe e pressione com os dedos até ficar uma base compacta. Reserve no frio.

2. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Leve a lume brando, um tacho com o queijo creme, metade das natas, o leite e o açúcar e mexa com umas varas até ficar bem dissolvido e homogéneo, sem deixar ferver. Retire do lume, adicione 4 folhas de gelatina, misture muito bem, junte depois as sultanas, envolva, verta para a forma e leve ao frio até solidificar.

3. Corte 300 g da marmelada em pedaços, deite-os para uma tigela, leve ao microondas alguns segundos para amolecer, retire e mexa até obter um creme. À parte, bata o resto das natas até ficarem espessas, junte a marmelada e misture. Derreta as restantes folhas de gelatina no microondas, sem deixar ferver, adicione ao preparado, mexa bem, verta para a forma e leve novamente ao frio até solidificar.

4. Corte então os restantes 100 g de marmelada em pedaços, leve-os também ao microondas para amolecerem e mexa bem. Desenforme o semifrio, barre com o creme de marmelada e sirva decorado a gosto, por exemplo com mirtilos ou outro fruto vermelho.

6. Tostas de marmelada com queijo

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 15 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte a marmelada em fatias. Corte os brioches ao meio e barre-os com o queijo da serra (ou queijo amanteigado). Disponha por cima as fatias de marmelada.

2. Feche e leve a tostar na tostadeira até que fiquem douradinhos. Retire as tostas e sirva-as decoradas a gosto.

7. Tosta de queijo brie e marmelada

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque as fatias de pão num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 160ºC durante 5 minutos, de modo a ficarem torradinhas.

2. Corte a marmelada em fatias finas e o queijo em pedaços. Reserve.

3. Retire o pão do forno, cubra com a marmelada e depois com o queijo. Leve ao forno durante mais 1 minuto para derreter ligeiramente.

4. Quando retirar as tostas do forno, regue com o fio de azeite e polvilhe com o miolo de noz grosseiramente partido, cebolinho picado e grãos de pimenta rosa.

Comentários