Clique nas setas

1. Semifrio gelado

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Deite os frutos vermelhos congelados e o açúcar para um tacho, misture bem e leve ao lume, mexendo sempre até ficar em ponto de doce. Retire do lume, junte as folhas de gelatina escorridas, mexa bem para dissolverem e deixe amornar.

2. Numa tigela, bata as natas em chantilly bem firme e envolva-o no preparado anterior. Coloque metade dos palitos de champanhe numa forma de fundo amovível e cubra com metade deste creme de frutos.

3. Disponha os restantes palitos de champanhe e cubra com o resto do creme. Espalhe os frutos vermelhos frescos e leve ao congelador até ficar firme. Na hora de servir, desenforme e regue com topping de chocolate ou chocolate derretido.

2. Semifrio de ananás

Veja aqui o video.

3. Semifrio de melão

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 25 minutos + tempo de frio
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

PARA A BASE

Instruções:

1. Comece pela base: bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo. Junte a farinha e o cacau e bata mais um pouco. Verta na base de uma forma amovível, previamente untada com manteiga, e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 10 a 15 minutos.

2. Prepare o recheio: demolhe as folhas de gelatina em água fria. Depois de descascado e limpo, triture o melão juntamente com o leite condensado.

3. À parte, bata as natas em chantilly e envolva-as com o preparado de melão. Incorpore cuidadosamente as folhas de gelatina, previamente escorridas e derretidas, mexendo até ficarem bem dissolvidas. Verta o recheio sobre a base de cacau e leve ao frio até solidificar bem. Retire, desenforme com cuidado e sirva.

4. Semifrio de morango e gelatina

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 30 minutos
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque as bolachas trituradas numa taça, junte o açúcar mascavado e a manteiga derretida, envolva bem e amasse. Forre depois uma forma de fundo amovível.

2. Deite o queijo mascarpone para uma tigela, adicione a raspa da lima e o açúcar. À parte bata as natas em chantilly e junte ao preparado.

3. Demolhe as folhas de gelatina, escorra-as e derreta-as no micro-ondas sem deixar ferver, junte ao creme, verta para forma e leve ao frio cerca de 30 minutos até ficar firme.

4. Prepare a gelatina de morango e deixe arrefecer. Arranje e lave os morangos e corte-os em rodelas. Retire o creme do frio, verta a gelatina por cima e depois uma camada de morangos. Leve novamente ao frio até ficar bem firme.

5. Semifrio de natas com bolacha

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este semifrio, demolhe as folhas de gelatina em água fria. Triture as bolachas numa picadora até ficarem em pó.

2. Deite a manteiga numa tigela, leve a derreter no microondas, retire, junte 150 g da bolacha, misture muito bem, espalhe no fundo de uma forma de abrir, pressione e alise com uma colher. Unte as laterais da forma com óleo e reserve.

3. Numa tigela, bata as natas em chantilly bem firme e junte o leite condensado, em fio e envolvendo. Escorra as folhas de gelatina, leve-as a derreter no microondas sem deixar ferver e adicione à tigela mexendo sempre suavemente até ficar bem misturado. Verta para a forma sobre a base de bolacha e leve ao frio até solidificar. Antes de servir, desenforme, polvilhe com a restante bolacha triturada e decore a gosto ou como vê na foto.

6. Semifrio de caramelo e bolacha

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Bata as natas em chantilly bem firme adicionando o açúcar aos poucos. Deite o leite condensado cozido para uma tijela, mexa até ficar cremoso, junte ao chantilly e envolva.

2. Demolhe as folhas de gelatina em água fria, escorra-as, derreta-as no microondas, sem deixar ferver, adicione-as ao preparado anterior e envolva.

3. Numa forma rectangular, coloque camadas da mistura anterior e de bolachas, terminado com creme.

4. Leve ao frio durante cerca de 2 horas ou até solidificar, depois desenforme e sirva regado com o caramelo líquido.

7. Semifrio de salame

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora 30 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

PARA A BASE

Instruções:

1. Prepare a base: triture as bolachas e derreta, em banho-maria, o chocolate com a manteiga. Envolva as bolachas com o chocolate derretido e forre a base da tarteira com esta mistura. Leve ao frio, durante 30 min.

2. Depois, demolhe as folhas de gelatina em água fria. À parte, bata as natas e, quando estas estiverem bem consistentes, adicione o leite condensado e o cacau em pó, mexendo sempre. Reserve.

3. Escorra a água da gelatina e leve ao micro-ondas, até derreter, mas sem deixar ferver. Adicione ao preparado das natas e envolva bem.

4. Coloque um pouco do recheio na tarteira, de modo a cobrir a base de chocolate. Demolhe as bolachas de chocolate no café e coloque-as por cima do creme. Vá fazendo camadas, até esgotar os ingredientes. Por fim, leve ao congelador, cerca de 45 minutos, e sirva polvilhado com bolachas raladas.

8. Semifrio de maçã

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Triture as bolachas até ficarem em pó, deite numa tigela, junte a manteiga e misture bem. Deite no fundo de uma tarteira de abrir ou várias mais pequenas e pressione para forrar bem.

2. Demolhe as folhas de gelatina em água. Bata as natas em chantilly bem firme, adicione o leite condensado e a essência de baunilha e envolva suavemente. Escorra as folhas de gelatina, leve-as a derreter no microondas sem deixar ferver e junte ao preparado, em fio e mexendo sempre bem. Deite por cima da base de bolacha e leve ao frio até solidificar.

3. Faça a cobertura: demolhe as folhas de gelatina em água. Descasque as maçãs, corte-as em quartos, retire-lhes as sementes e leve-as a cozer em água com a estrela de anis, o pau de canela e os cravinhos. Escorra, rejeite as especiarias, adicione ao tacho as folhas de gelatina previamente escorridas e o açúcar, reduza a puré e deixe arrefecer. Disponha depois por cima do creme branco e leve novamente ao frio até solidificar. Na hora de servir, desenforme e decore a gosto.

 

9. Semifrio com cobertura de chocolate e coco

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 45 minutos + tempo de frio
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Misture 4 dl das natas com o leite condensado, as gemas, a farinha maisena e as colheres (sopa) de açúcar e bata bem. Leve depois ao lume, mexendo sempre até engrossar. Coloque uma forma redonda de abrir, sem fundo, sobre um prato, deite-lhe o creme anterior e leve ao frio durante 20 minutos.

2. Bata as claras em castelo, adicione 100 g do restante açúcar, bata mais um pouco e depois junte as restantes natas, envolvendo bem. Coloque sobre o primeiro creme e mantenha no frio.

3. Leve ao lume uma frigideira com o coco e o restante açúcar e mexa até dourar. Retire e deixe arrefecer. Desenforme o semifrio e espalhe a mistura anterior sobre o segundo creme. Decore com as raspas de chocolate e polvilhe com mais coco ralado.

 

10. Semifrio de bolacha com iogurte

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água. Numa tigela, deite os iogurtes e o leite condensado e mexa.

2. Adicione depois as folhas de gelatina previamente derretidas, em fio e mexendo sempre. À parte, bata as natas em chantilly e junte à mistura, envolvendo suavemente.

3. Unte uma forma de fundo amovível com um pouco de óleo e disponha-lhe camadas alternadas do creme anterior e de bolachas previamente demolhadas em café açucarado, sendo que a última camada deve ser de creme. Leve ao frigorífico até que fique bem solidificado.

4. Deite, num tacho pequeno, as gemas, a água e o açúcar, mexa com umas varas e leve depois ao lume brando, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume, coloque de imediato numa tigela e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando. Desenforme o semifrio, regue-o com o creme de ovos e sirva-o.

Comentários