Clique nas setas

1. Feijoada de marisco

As receitas de peixe e marisco são apreciadas em todo o mundo e fornecem nutrientes muito importantes 😀 Confeccione uma destas receitas de marisco ♥ Veja aqui as sugestões: Feijoada de marisco; Açorda de marisco; Cataplana de marisco; Arroz de marisco; Empadas de marisco; Empadão de marisco; Mil folhas de marisco; Sopa de marisco.

Comecemos pela feijoada de marisco. Veja aqui o video.

 

2. Açorda de marisco

Veja aqui o video.

3. Cataplana de marisco

Veja aqui o video.

4. Arroz de marisco

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Dispendioso
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Descasque, lave e pique finamente a cebola e os dentes de alho, coloque-os num tacho e junte o tomate pelado picado, a folha de louro e os coentros picados.

2. Regue com o azeite e leve ao lume até ficar douradinho. Junte 1,2 litros de água e deixe ferver.

3. Entretanto descongele os mariscos e junte-os ao tacho, tempere com sal e pimenta e deixe ferver. Adicione por fim o arroz e deixe cozinhar durante 18 minutos. Retire do lume, retifique os temperos e sirva decorado a gosto.

 

5. Empadas de marisco

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + 20 minutos + tempo de arrefecer
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Deixe descongelar o miolo de camarão e de mexilhão. Descasque a cebola, pique-a muito finamente, deite-a para um tacho, junte a margarina, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Adicione a farinha e o creme de marisco, misture, junte depois o leite em fio e mexendo sempre até ficar um creme liso e deixe ferver. Adicione então os camarões e o mexilhão bem escorridos e a salsa picada, rectifique o sal, tempere com uma pitada e pimenta, mexa, desligue o lume e deixe arrefecer.

2. Ligue o forno a 180 graus. Estenda a massa folhada com o rolo em cima da mesa polvilhada de farinha, corte-a em pequenos círculos e forre forminhas. Divida o recheio pelas formas sem as encher demasiado, cubra com outro círculo de massa, feche bem os rebordos e pincel com ovo batido.

3. Corte as aparas da massa em pequenos círculos, disponha-os em cima das empadinhas, pincele com mais ovo batido e leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Retire, deixe arrefecer, desenforme e sirva mornas ou frias e decoradas a gosto.

6.  Empadão de marisco

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Coza o arroz em água temperada com sal, retire, escorra, passe por água fria e deixe escorrer. Adicione a noz de manteiga, misture bem, espalhe num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 200°C durante cerca de 5 minutos. Retire do forno, passe um garfo para soltar o arroz e reserve.

2. Coza a mistura de marisco em água temperada com sal, escorra e reserve a água. Leve uma frigideira ao lume com os 60 g de manteiga, junte a cebola e os dentes de alho picados e deixe alourar. Adicione a farinha e cerca de 3 dl da água de cozer o marisco, aos poucos e mexendo sempre até engrossar.

3. Junte então os mariscos cozidos, a polpa de tomate, a mostarda, a folha de louro e a salsa picada e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo regularmente, durante cerca de 10 minutos. Verta para um tabuleiro de louça ou pirex fundo, cubra com o arroz, espalhe a maionese por cima, alise e leve ao forno até ficar douradinho. Sirva quente e acompanhe com salada.

7. Mil folhas de marisco

Veja aqui o video.

8. Sopa de marisco

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 40 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Descasque o camarão, deite as cascas e as cabeças para um tacho, junte 1,5 L de água, leve ao lume e deixe cozinhar durante 20 minutos.

2. Descasque a cebola e os alhos, pique tudo muito fino, deite para um tacho, junte a margarina, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia.

3. Passe 1 L da água de cozer as cascas pelo coador, junte-lhe a sopa instantânea de marisco, mexa bem, adicione ao tacho da cebola e deixe ferver. Rectifique o sal, tempere com picante a gosto, junte todos os mariscos e deixe ferver em lume brando durante 5 minutos.

4. Retire do lume e sirva bem quente polvilhado com salsa ou coentros picados e cubinhos de pão torrado.

Comentários