Clique nas setas

1. Cheesecake de mirtilos

cheesecake de mirtilos

Procura por sobremesas com mirtilos? Aqui estão as nossas sugestões: Cheesecake de mirtilos; Mousse de mirtilos; Bavaroise de mirtilos; Muffins de mirtilos; Panquecas de aveia com mirtilos; Tarte de mirtilos; Cheesecake com mirtilos; Iogurtes de amêndoa com mirtilos.

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Para a base:
Para o preparado de mirtilos:
Para os cremes:

Instruções:

1. Faça o preparado de mirtilos: numa tigela, misture os mirtilos, o açúcar e o sumo limão. Leve ao micro-ondas durante 2 minutos. Retire, acrescente a gelatina em pó e mexa muito bem. Reserve.

2. Prepare os cremes: numa tigela à parte, junte o queijo creme com o iogurte, metade das natas, o açúcar e o sumo de limão. Mexa ate ficar tudo bem misturado.

3. Aqueça as restantes natas, adicione a gelatina e mexa ate ficar completamente dissolvida. Envolva depois com a mistura anterior e divida por 3 tigelas.

4. Numa delas, deite todos os mirtilos cozinhados e metade do líquido obtido. Noutra tigela, deite o restante líquido dos mirtilos. Na terceira tigela, não acrescente nada. Reserve.

5. Misture as bolachas trituradas com a manteiga e forre o fundo de uma forma de fundo amovível. Deite por cima os diferentes cremes, começando com o mais escuro e terminando com o mais claro. Leve ao frigorífico por cerca de 2 a 3 horas. No momento de servir, desenforme e decore, se quiser, com mais mirtilos frescos.

2. Mousse de mirtilos

Mousse de Mirtilos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Bata as natas em chantilly e adicione o açúcar aos poucos e batendo sempre. Deite os mirtilos para outra tigela, triture, adicione metade do chantilly e envolva bem.

2. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria, depois escorra-as e leve-as a derreter no microondas durante 10 segundos.

3. Adicione metade da gelatina à tigela da mistura dos mirtilos, mexa bem, junte o resto da gelatina à tigela do chantilly e mexa também. Deite este último num pirex fudo, cubra com o creme de mirtilos e leve ao frio até ficar mais firme. Depois sirva decorado com mais mirtilos frescos.

3. Bavaroise de mirtilos

Bavaroise de mirtilos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve um tacho ao lume com o açúcar e a água, deixe ferver, junte os mirtilos e deixe cozinhar até reduzir a metade. Retire do lume e passe com a varinha.

2. Demolhe todas as folhas de gelatina em água fria, escorra-as, junte-as à mistura anterior e mexa bem até dissolverem. Bata as natas em chantilly bem firme e envolva no preparado.

3. Deite numa forma, alise com a espátula e leve ao frio durante pelo menos 1 hora. Depois retire, desenforme e sirva decorado a gosto. Pode acompanhar com um pouco de compota de frutos vermelhos.

4. Muffins de mirtilos

Muffins de mirtilos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180° C e barre formas pequenas com margarina.

2. Numa tigela, misture a farinha com o fermento e o açúcar, junte o ovo, o leite e o óleo e bata bem. Adicione depois os mirtilos e misture delicadamente. Divida o preparado pelas formas sem as encher demasiado e leve ao forno durante 20 minutos.

3. Espete um palito para verificar a cozedura, retire, deixe arrefecer um pouco, depois desenforme os muffins e deixe-os arrefecer totalmente. Sirva-os, se quiser dentro de forminhas de papel.

5. Panquecas de aveia com mirtilos

Panquecas de aveia com mirtilos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 10 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de panquecas de aveia com mirtilos, descasque a banana e reduza-a a puré. Deite a farinha para uma tigela, junte o fermento e misture. Abra-lhe depois uma cavidade ao centro, junte a banana, a baunilha, o creme vegetal, o ovo e o leite, em fio, mexendo sempre até ficar uma massa lisa.

2. Leve ao lume uma frigideira antiaderente untada com creme vegetal e deixe aquecer. Junte colheradas de massa, separadas umas das outras e deixe cozinhar em lume brando até os bordos da massa ficarem com bolinhas. Vire a panqueca e deixe-a cozinhar do outro lado até ficarem cozidas. Retire-as e repita até terminar a massa. Regue as panquecas com um fio de mel, decore com os mirtilos e sirva polvilhadas com canela em pó.

6. Tarte de mirtilos

Veja aqui o video.

7. Cheesecake com mirtilos

Cheesecake com Mirtilos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

PARA O MOLHO

Instruções:

1. Faça o molho: deite os mirtilos num tacho, junte o açúcar, misture e leve ao lume brando, mexendo de vez em quando, até ficar com a textura de compota. Retire do lume e deixe arrefecer.

2. Triture as bolachas até ficarem em pó e deite numa tigela. Derreta a margarina, adicione à tigela e envolva até obter um género de areia grossa. Deite numa forma de fundo amovível, pressione de modo a forrar bem o fundo e unte as laterais com óleo.

3. Demolhe as folhas de gelatina em água. Numa tigela, bata o leite condensado com o queijo-creme e, numa tigela à parte, bata as natas em chantili bem firme. Escorra as folhas de gelatina, leve-as a derreter no microondas sem deixar ferver, adicione à tigela do leite condensado, mexa, depois junte o chantili e envolva. Deite na forma por cima da base de bolacha, alise, leve ao frio e deixe solidificar. Na fora de servir, desenforme e regue com o doce de mirtilos.

8. Iogurtes de amêndoa com mirtilos

iogurtes de amêndoa com mirtilos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 15 minutos
Doses: 4 porções

Ingredientes:

Instruções:

1. Verta o leite para um tacho, junte o açúcar amarelo, polvilhe com agar-agar e leve ao lume, mexendo sempre, até começar a ferver. Depois retire e deixe arrefecer um pouco, mexendo de vez em quando.

2. Lave e seque os mirtilos, divida-os por 4 frascos pequenos e encha com o preparado do leite. Leve ao frio até ficar com consistência de iogurte. Sirva decorado com a amêndoa laminada torrada.

3. Conselho da nutricionista: Esta receita é mais saudável confeccionada com agar-agar, um constituinte das algas marinhas vermelhas que tem a capacidade de formar uma gelatina, quando em contacto com um líquido. É 100% vegetal, incolor e inodoro.

9. Comentários