Clara de Sousa“A cozinha sempre foi o coração lá de casa.” – Clara de Sousa

Falou-nos de afetos, de receitas de amor, de tempos vividos na cozinha de sua casa, ainda menina. Da paixão que desenvolveu pelos tachos e panelas, do prazer que retira do que constrói naquele espaço onde encontra sempre momentos para repor energias. O seu rosto, assim como a sua voz são bem conhecidos de todos, o seu trabalho como jornalista também.

É como pivot do Jornal da Noite na SIC que Clara de Sousa transmite de segunda a sexta as notícias do país e do mundo.

> Subscreva a newsletter da Teleculinária e tenha acesso a mais vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

Mas é na cozinha que encontra os momentos de serenidade que precisa para repor energias. Desde os 9 anos que aprendeu a dominar a mestria de tachos e panelas. A sua mãe cozinheira de mão cheia e mulher de trabalho, influenciou-a imenso. Mas escolher a aprender a cozinhar, porém nunca foi uma opção. Fazer o jantar para a família todos os dias, era uma tarefa da sua responsabilidade. “A minha mãe fazia o catering para muitos casamentos e baptizados e ela sempre me chamou para colaborar em várias tarefas da cozinha. Sempre me deu muita responsabilidade, e fazer o jantar para a família fazia parte dessa responsabilidade” revela Clara de Sousa relembrando, “a cozinha sempre foi o coração lá de casa. A sala de jantar servia apenas e só para ocasiões especiais como o Natal ou a Páscoa, era na cozinha que o nosso quotidiano se passava. Aliás, a entrada da casa, fazia-se pela cozinha.”

Da responsabilidade nasce o engenho e o prazer de querer inovar e surpreender a família. A cozinha sempre lhe proporcionou momentos de felicidades, já que “a essência da partilha está na mesa.” O seu sorriso aberto não esconde a importância que a culinária tem para si, fala como é seu hábito, de forma continuada já que as memórias fluem sem percalços. “A Teleculinária tem a minha preferência e é graças a ela que consigo desde sempre surpreender a família e os amigos. Gosto das suas receitas, resultam, são óptimas. Tanto assim é que até usei no meu livro “A Minha Cozinha” e fiz uma nota de referência a isso, foi a receita do Bolo de Chocolate de uma Teleculinaria dos anos 70.”Clara de Sousa

Quando não tem obrigação de cozinhar gosta de testar receitas.“Este mundo tem muita coisa para mostrar. Faço alterações e adoro. O facto de ter lançado o livro e a página de facebook, obrigam-me a estar na cozinha, mas eu gosto. Na cozinha consigo relaxar. A cozinha para mim funciona com um veículo de coisas boas, de amor… E quando consigo abrir a alma, as coisas saem tão bem… Só houve uma vez que tive de fazer um jantar para a família que foi muito difícil. Foi depois da minha mãe morrer, logo a seguir ao funeral. Estava triste, o meu coração e almas não estavam ali, mas alguém tinha que cozinhar. Fiz tudo sem coração e sem saber explicar muito bem como, a refeição foi extraordinária, ainda hoje não encontro explicação. Acho que ela estava lá ajudar-me.”


 

Sopa de Meloa

Sopa de MeloaVer receita

> Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

Não se esqueça de nos seguir no facebook.