“Gosto imenso de cozinhar pratos salgados, mas os doces, os doces têm magia…” – Filipa Gomes
Nunca pensou que a cozinha fosse a sua zona de conforto, nem tão pouco o seu laboratório de trabalho. Detentora de uma energia contagiante, com uma simpatia genuína, Filipa Gomes é talvez um dos rostos mais conhecidos da culinária televisiva. “Prato do Dia” e “À Boleia da Filipa”, do canal 24 Kitchen, são dois programas que mostram a sua mestria, entre tachos e panelas.
Gosta tanto de comer quanto de cozinhar, mas nem sempre foi assim. Nunca pensou na cozinha como espaço de trabalho. Foi aprendendo a cozinhar quando decidiu ir viver com o namorado. “Todos sabemos que a necessidade aguça o engenho e como tinha de cozinhar para nós dois, fui aprendendo umas coisas e desenvolvendo o gosto pela cozinha. Tudo isto aconteceu há cerca de 5 anos. Houve uma altura que saía do trabalho e ia para casa a pensar que cupcakes ia fazer. Rapidamente percebi que era isto que queria fazer. A minha área era outra totalmente diferente, estava em publicidade”.
Os amigos iam descobrindo esta faceta da Filipa com prazer, um dia o namorado disse-lhe que estavam a fazer casting para apresentadora do programa “Prato do Dia”, do canal 24 Kitchen. “Nunca pensei nisso e achei que ele estava doido. Mas depois pensei melhor e pedimos a um amigo nosso para vir até lá a casa filmar uma receita e ver como ficava. Fizemos isso, enviamos o vídeo e fui chamada para o casting. Passei à segunda fase e pronto, aconteceu”, relembra Filipa, dando uma gargalhada sonora e contagiante.
Desde o início desta aventura televisiva que procura estar informada e sentir-se segura do que está a fazer. Lê imenso sobre o assunto e faz pesquisa: ”Procuro saber a base das receitas. Se decido fazer macarrão, tento ter uma base de pesquisa, pois tenho que perceber como é que as coisas são feitas, mas depois é uma questão de instinto. Provamos uma coisa, pensamos logo se está boa, se lhe falta alguma coisa”. Quando lhe perguntamos de onde vem a inspiração, a resposta é imediata: “Da minha família, das coisas que comi em criança, das revistas, dos blogues. Tento que cada prato tenha um tema, depois sigo a inspiração. Se pensei em música, imagino um prato que combine com essa música”.
Quando lhe perguntámos para que lado pende o seu coração, doces ou salgados, não hesita: “gosto imenso de cozinhar pratos salgados, mas os doces, os doces têm magia…”
Pannacotta de alfazema com calda de cereja do Fundão e Vinho do Porto
PARA A PANNACOTTA
2,5 dl de natas
0,5 dl de leite
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
1 colher (sopa) de flores de alfazema secas
2 colheres (chá) rasas de gelatina em pó
PARA A CALDA:
200 g de cerejas do Fundão
4 colheres (sopa) de Vinho do Porto
2 colheres (sopa) de açúcar
Hidrate a gelatina em água.*
Numa panelinha ou num púcaro, junte as natas, o leite, o açúcar e a alfazema dentro de uma rede para fazer chá. Leve ao lume e vá mexendo até fervilhar.
Quando o açúcar estiver derretido e as natas bem aromatizadas, desligue o lume, retire a rede de infusão com as flores de alfazema e junte a gelatina hidratada.
Mexa até a gelatina dissolver e coloque em 4 ramekins ou taças de silicone e leve ao frigorífico durante 4 horas ou até estar firme.
Entretanto faça a calda de cereja: descaroce as cerejas e coloque dentro do copo da varinha mágica com o vinho do Porto e o açúcar. Triture tudo e leve ao lume brando durante 10 minutos até formar uma calda.
Desenforme** as panna cottas virando sobre um prato e sirva com a calda de cereja arrefecida.
Legenda:
* Quando tenho pressa, uso agar-agar em vez da gelatina comum. Nesse caso hidrato 2 colheres de chá de agar-agar em flocos ou 1 colher de chá de agar-agar em pó, em 2 dedos de água e levo uns segundos ao microondas. Junto logo às natas e deixo cozinhar até dissolver. Ao contrário da gelatina que perde o efeito quando é fervida, o agar-agar precisa de ferver para que faça efeito. Assim serão necessários uns 10-15 minutos ao lume, para os flocos dissolverem completamente.
**Para ser mais fácil desenformar pode untar as formas com óleo vegetal.
> Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Não se esqueça de nos seguir no facebook.