“A formação é outra área que me faz sentir concretizado e me dá um gostinho especial” – Pedro Sommer

Pensa que seguiu a rumo da cozinha um pouco por influência da mãe, que lhe contava as histórias do avô que não chegou a conhecer – um cozinheiro dedicado de corpo e alma à culinária do seu tempo. Através de uma descontraída e bem-disposta conversa, Pedro Sommer conta-nos como surgiu a sua paixão pela cozinha e como a sua carreira profissional de chefe foi evoluindo.
AMesaCom Pedro Sommer-11

Passou por alguns restaurantes depois de terminar o seu curso, em 1999, mas quis a vida que Londres fosse o seu próximo destino. Trabalhou durante dois anos no The Dorchester, um hotel com um conceito muito interessante e completamente autónomo, passando por uma aprendizagem intensa mas gratificante, tendo a possibilidade de conhecer e de se cruzar com diversas pessoas, chegando até a servir a Rainha de Inglaterra. “Foi então que percebi que era isto que queria fazer e que a cozinha me iria acompanhar até ao fim da minha vida”, confessa Pedro Sommer.

> Subscreva a newsletter da Teleculinária e tenha acesso a mais vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

De volta a Portugal, integrou as equipas do Ritz com o Chefe Pascal e, mais tarde, do Hotel Bairro Alto, onde teve a oportunidade de trabalhar com o Chefe Henrique Sá Pessoa.

Mas as ideias não paravam de surgir e então decidiu abrir o seu próprio negócio. Sommer foi o nome que escolheu para o seu restaurante em Lisboa, que manteve aberto durante seis anos, a par com uma linha de catering e duas cafetarias.

AMesaCom Pedro Sommer-4

Para além de colaborar com a TeleCulinária, realiza ainda workshops e dá aulas na Escola de Turismo e Hotelaria do Estoril. “A formação é outra área que me faz sentir concretizado e me dá um gostinho especial”, revela o Chefe Pedro Sommer.

A consultoria de cozinha é uma vertente a que se tem dedicado recentemente. Na sua opinião são cada vez mais as marcas e estabelecimentos de restauração que procuram serviços externos de consultoria para desenvolverem os seus produtos alimentares e melhorarem os menus dos seus restaurantes.AMesaCom Pedro Sommer-18

Prefere cozinhar salgados porque sente que é neste campo da cozinha que consegue ser mais criativo. Para ele a cozinha portuguesa está no topo das suas preferências, mas confessa ser também um fã dos sabores e cores da cozinha italiana. Gosta de comer e confessa que tem de se controlar para não caiar na tentação de provar tudo quando está a cozinhar. Considera que a colaboração com a TeleCulinária é uma tarefa exigente porque é preciso uma criatividade constante, porém muito compensatória por poder partilhar o resultado final com os leitores.

 

Por: Sónia Rebelo


 

AMesaCom Pedro Sommer-21

RECEITA DE CHILI 

INGREDIENTES

500 g de carne picada

2 latas de feijão manteiga

1 lata pequena de tomate em cubos

1 linguiça

4 tomates

1 pimento vermelho

2 cebolas

2 dentes alho

2 colheres (sopa) de molho inglês

3 colheres (sopa) de azeite

2 malaguetas

1 ramo de alecrim

1 ramo de manjericão (ou poejos)

Sal e pimenta q.b.

 

PREPARAÇÃO

Descasque e pique as cebolas e os alhos, coloque numa caçarola, junte o azeite e deixe alourar.

Acrescente a carne picada e, de seguida, os tomates picados, o tomate em cubos e o molho inglês. Deixe cozinhar durante cerca de 3 minutos.

Corte a linguiça em rodelas e adicione-as ao preparado. Pique as malaguetas, limpe o pimento de sementes, corte em pequenos cubos e junte tudo à carne, bem como o alecrim.

Escorra o líquido do feijão, adicione-o também ao preparado anterior, envolva e deixe cozinhar durante 15 minutos, em lume brando. No final, retifique os temperos de sal e pimenta.

Antes de servir, junte o manjericão cortado em tiras finas e envolva. Sirva com arroz branco ou puré de batata caseiro, dispondo algumas tiras de milho frito por cima.

> Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

Não se esqueça de nos seguir no facebook.

Comentários