medwt5073Conhecida por ter, como capital, o centro nevrálgico das políticas europeias, a Bélgica é um país cheio de contrastes com uma excelente oferta turística. Na gastronomia o destaque vai para o chocolate, a cerveja, os waffles. Mas há tanto para descobrir…

A Bélgica é um estado federal dividido em três regiões: a Flandres, a Valónia e Bruxelas. Com uma paisagem e línguas variadas, este país possui características muito heterogéneas e peculiares. A sua gastronomia é muito influenciável pelas cozinhas de alguns países vizinhos tais como a França.

Nas regiões costeiras é muito comum servirem-se pratos com peixe e frutos do mar, como por exemplo o Moules Frites, um prato constituído por mexilhões com batatas fritas.

As famosas french fries (batatas fritas) são, afinal, belgas e feitas com as batatas Bintje, fritas duas vezes e servidas num cone de papel com maionese. Existem mais de 4000 frietkots (bancas de batata frita) espalhadas por toda a parte. Mas os belgas são peritos em servir refeições originais como se fosse um lanche, normalmente são servidos em pratos ou cones de papel cobertos com maionese.

Os mexilhões são o prato nacional, bem como o Waterzooi, um guisado com peixe ou galinha que é um dos pratos bastante típicos. Um dos doces mais conhecidos em todo o mundo, são os waffles, uma sobremesa que se serve com queijo típico da Bélgica.

Bandeira-Bélgica (Custom)Na doçaria, o destaque vai também para os speculoos, uns biscoitos que na sua origem eram preparados só no Natal. Actualmente são servidos como pequenos biscoitos, crocantes e finos aromatizados com especiarias, feitos em moldes de vários formatos.

Mas falar da Bélgica e das suas tradições gastronómicas, é obrigatório mencionar o chocolate; por ano são produzidas 172 mil toneladas de chocolate, nas mais de 2 mil chocolatarias espalhadas pelo país.

No que toca a bebidas, o destaque vai para a cerveja, uma bebida nacional com mais de 450 variedades. Muitas delas, são servidas em copos personalizados, pois o formato de cada copo realça o sabor de cada cerveja. A Lambic, é um dos tipos de cerveja mais conhecida e famosa, pela forma e método como é fabricada. A importância desta bebida é fulcral para a economia do país.


Mexilhões au gratin

Mexilhoes Au Gratin-receitas-telculinaria-TC_005 (Custom)Ver receita


Bistecas de porco com cerveja preta

Bisteca com Molho de Cerveja Preta-receitas-telculinaria-TC_003 (Custom)Ver receita


Éclaires de chocolate

Eclaires de Chocolate-receitas-telculinaria-TC_005 (Custom)

Ver receita

Comentários