À volta do mundo – Holanda

A culinária holandesa é rica e variada. É constituída por pratos tipicamente holandeses e diversas receitas de influência estrangeira.

Amsterdam canals and typical houses with clear spring sky

Apesar de ser um país pequeno, há muitas diferenças regionais na Holanda. Pode saborear diferentes sabores através das muitas regiões e cidades no país que têm suas próprias especialidades culinárias. Por exemplo, Limburg tem a sua vlaaien, ou torta de frutas, Haia tem o seu doce Haagsche Hopjes, a Zelândia os seus mexilhões e a Frísia tem o suikerbrood, ou pão açucarado. Os produtos produzidos no país são os mais usados nas receitas, exemplo disso são os produtos lácteos, cereais, carnes, legumes e frutas. O peixe marca também presença nas receitas típicas do país. Marca irrefutável dos sabores da Holanda são também os queijos e os mariscos. Ali produzem-se alguns dos queijos mais populares, como o Gouda, o Edam e o Leyden. Preparam deliciosas receitas de mexilhão, que devem ser fritos em manteiga e acompanhados com diferentes molhos.
Para esta volta ao mundo pelos sabores da Holanda selecionámos três receitas muito saborosas. Os holandeses adoram sopa. Todos os tipos de sopa. A maioria dos jantares oferece uma sopa como entrada, pode ser sob a forma de creme ou de caldo. A sopa ainda é a entrada favorita para um jantar ou um almoço de domingo. A groentesoep é uma sopa muito apreciada por conter além dos legumes, as chamadas “bolas de carne” ou soepballetjes. São pequenas almondegas, mais pequenas que as tradicionais. A carne utilizada para essas bolinhas é constituída por uma mistura de carne de vaca e carne de porco. A gordura da carne de porco garante que as almôndegas fiquem sumarentas e a carne de vaca dá-lhes um sabor especial. A culinária holandesa foi fortemente influenciada pela Alemanha, no que se refere a receitas de carne. Dessa influência resulta a já tradicional coroa de carne, prato muito apreciado e comum na região. Um stroopwafel é uma combinação de dois biscoitos com recheio de caramelo. É um doce tradicional muito popular, conta a lenda que nasceu na cidade de Gouda. O perfume doce dos stroopwafels recém-fritos é irresistível! O ideal é saboreá-los quando ainda estão mornos.

 Sopa de legumes com almôndegas 

Sopa de legumes com almondegas CHLM-6

Ver receita

Coroa de carne à holandesa

Coroa e carne a holandesa

Ver receita

Stroopwafels

Stroopwafels

Ver receita