À volta do mundo – Holanda
A culinária holandesa é rica e variada. É constituída por pratos tipicamente holandeses e diversas receitas de influência estrangeira.
Apesar de ser um país pequeno, há muitas diferenças regionais na Holanda. Pode saborear diferentes sabores através das muitas regiões e cidades no país que têm suas próprias especialidades culinárias. Por exemplo, Limburg tem a sua vlaaien, ou torta de frutas, Haia tem o seu doce Haagsche Hopjes, a Zelândia os seus mexilhões e a Frísia tem o suikerbrood, ou pão açucarado. Os produtos produzidos no país são os mais usados nas receitas, exemplo disso são os produtos lácteos, cereais, carnes, legumes e frutas. O peixe marca também presença nas receitas típicas do país. Marca irrefutável dos sabores da Holanda são também os queijos e os mariscos. Ali produzem-se alguns dos queijos mais populares, como o Gouda, o Edam e o Leyden. Preparam deliciosas receitas de mexilhão, que devem ser fritos em manteiga e acompanhados com diferentes molhos.
Para esta volta ao mundo pelos sabores da Holanda selecionámos três receitas muito saborosas. Os holandeses adoram sopa. Todos os tipos de sopa. A maioria dos jantares oferece uma sopa como entrada, pode ser sob a forma de creme ou de caldo. A sopa ainda é a entrada favorita para um jantar ou um almoço de domingo. A groentesoep é uma sopa muito apreciada por conter além dos legumes, as chamadas “bolas de carne” ou soepballetjes. São pequenas almondegas, mais pequenas que as tradicionais. A carne utilizada para essas bolinhas é constituída por uma mistura de carne de vaca e carne de porco. A gordura da carne de porco garante que as almôndegas fiquem sumarentas e a carne de vaca dá-lhes um sabor especial. A culinária holandesa foi fortemente influenciada pela Alemanha, no que se refere a receitas de carne. Dessa influência resulta a já tradicional coroa de carne, prato muito apreciado e comum na região. Um stroopwafel é uma combinação de dois biscoitos com recheio de caramelo. É um doce tradicional muito popular, conta a lenda que nasceu na cidade de Gouda. O perfume doce dos stroopwafels recém-fritos é irresistível! O ideal é saboreá-los quando ainda estão mornos.
Sopa de legumes com almôndegas
Coroa de carne à holandesa
Stroopwafels