À volta do Mundo – INDONÉSIA

No coração do Índico

Prambanan temple

Situada em pleno Oceano Índico, a Indonésia é um arquipélago de contrastes. A Oeste, a paisagem pinta-se de muitas cores e apresenta uma fauna e flora auspiciosa, a leste o ambiente é outro e lembra a Oceânia. Na gastronomia, os sabores surgem de todas os cantos do planeta, combinando uma fusão de culturas.

Com um clima equatorial, este arquipélago tem na sua essência as influências da Índia e da China. A sua culinária é também uma fusão de sabores orientais, que mais tarde deram origem a tradições gastronómicas, como é o caso da cozinha “Culinária Nonya”. Este tipo de cozinha pode experienciar-se sobretudo em Singapura e resulta de diversas culturas oriundas da Malásia.

Com uma população maioritariamente muçulmana, a religião restringe os seus hábitos alimentares, por isso o consumo de carne de porco é muito pequeno e as bebidas alcoólicas também. Já em locais como Bali, cuja maioria da população é hindu, só consomem leite e é-lhes proibido comer carne de vaca, considerado por eles, um animal sagrado.

A base da sua alimentação é o arroz, com variantes de diversos molhos doces e salgados, apresentados em diversos pratos. Um dos pratos muito populares é o Satay servido com molho de amendoim, ou o Gado-Gado, um espeto pequeno de frango servido com molho de amendoim e pimenta. Este molho, também conhecido por Sambal Kacang, que significa noz em malaio, é feito com amendoins frescos torrados. A sua cozinha variada, deve-se também à abundância proveniente da terra de frutos tropicais e exóticos, que tão bem utilizam na confecção das receitas tradicionais.

As bebidas de preferência dos indonésios são o chá gelado e a água de coco. Contudo, existem algumas cervejas e vinhos feitos à base de arroz balinês, como o Brem, o Arak e o Tuak, que são bebidas fermentadas.

Um misto oriental de sabores e sensações que convidam o palato a outras aventuras.

 

Espetadinhos de porco

Espetadinhos de porco (2) (Large)

35 minutos + tempo para marinar | Fácil | Económico | 4 PESSOAS

INGREDIENTES:

500 g de carne de porco

3 dentes de alho

2 colheres (sopa) de molho de soja

1 colher (sobremesa) de açúcar mascavado

Coentros q.b.

Sal e pimenta q.b.

Espetos de madeira pequenos

PREPARAÇÃO:

Corte a carne de porco em cubos pequenos e deite-os para uma tigela. Tempere com os dentes de alho picados, o molho de soja, o açúcar mascavado, sal e pimenta. Envolva bem.

Prepare depois as espetadas e leve-as a grelhar de ambos os lados. Sirva regadas com o molho da marinada e polvilhe com coentros picados.

Acompanhe com arroz branco ou arroz basmati cozido.

Sugere quem sabe:

Por questões religiosas, a carne de porco é consumida apenas em algumas regiões da Indonésia. Existem versões desta mesma receita com borrego ou peito de frango que pode usar em vez do porco, se preferir.

Macarrão frito com carneMacarrão frito com carne (3) (Large)

45 minutos | Fácil | Económico | 4 PESSOAS

INGREDIENTES:

700 g de couve-flor

300 g de macarrão

200 g de carne de borrego picada

200 g de carne de frango picada

150 g de miolo de camarão

50 g de presunto

4 dentes de alho

0,5 dl de azeite

2 colheres (sopa) de molho de soja

Salsa q.b.

Sal e pimenta q.b.

PREPARAÇÃO:

Arranje e lave a couve-flor, corte-a em raminhos e leve-os a cozer em água temperada com sal. À parte, coza o macarrão e escorra-o.

Descasque, lave e pique os dentes de alho e deite-os para um tacho. Junte o azeite, leve ao lume e deixe refogar até ficar douradinho. Adicione depois o presunto cortado em tiras, o camarão e as carnes picadas, mexa e deixe cozinhar bem até ganhar cor.

Junte depois o molho de soja e deixe cozinhar mais um pouco. Adicione o macarrão e a couve-flor, rectifique os temperos, envolva e deixe cozinhar mais 2 ou 3 minutos em lume brando. Retire do lume e sirva polvilhado com salsa picada.

Martabak doceMartabak Doce TC_002 (Large)

40 minutos + tempo para repousar | Fácil | Económico | 6 PESSOAS

INGREDIENTES:

250 g de farinha

100 g de açúcar

60 g de miolo de noz

50 g de manteiga

3,5 dl de leite

1/2 lata de leite condensado

2 ovos grandes

1 colher (chá) de fermento em pó

1 pitada de sal

Chocolate ralado para polvilhar

Açúcar para polvilhar

Canela em pó para polvilhar

Noz-moscada para polvilhar

Manteiga para untar

PREPARAÇÃO:

Numa tigela, misture bem a farinha, o açúcar, o fermento e a pitada de sal. Abra uma cavidade no meio, junte os ovos e bata suavemente até ficar sem grumos. Amorne o leite e junte, em fio e batendo sempre. Deixe repousar durante 30 minutos.

Unte uma frigideira grande com manteiga, verta-lhe a massa e deixe cozinhar, em lume brando e de ambos os lados. Deixe cozinhar bem de um dos lados até ficar bastante dourado e retire.

Regue com o leite condensado, polvilhe com as nozes picadas grosseiramente, um pouco de chocolate ralado, canela e noz-moscada e dobre ao meio. Barre com a manteiga, polvilhe com açúcar e deixe arrefecer. Depois corte em pedaços e sirva decorado a gosto.

Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

Siga-nos no FacebookYouTubeTwitterPinterest e no Instagram   

Já conhece os nossos livros e revistas em versão digital? Clique aqui para saber mais!