À volta do Mundo – INDONÉSIA
No coração do Índico
Situada em pleno Oceano Índico, a Indonésia é um arquipélago de contrastes. A Oeste, a paisagem pinta-se de muitas cores e apresenta uma fauna e flora auspiciosa, a leste o ambiente é outro e lembra a Oceânia. Na gastronomia, os sabores surgem de todas os cantos do planeta, combinando uma fusão de culturas.
Com um clima equatorial, este arquipélago tem na sua essência as influências da Índia e da China. A sua culinária é também uma fusão de sabores orientais, que mais tarde deram origem a tradições gastronómicas, como é o caso da cozinha “Culinária Nonya”. Este tipo de cozinha pode experienciar-se sobretudo em Singapura e resulta de diversas culturas oriundas da Malásia.
Com uma população maioritariamente muçulmana, a religião restringe os seus hábitos alimentares, por isso o consumo de carne de porco é muito pequeno e as bebidas alcoólicas também. Já em locais como Bali, cuja maioria da população é hindu, só consomem leite e é-lhes proibido comer carne de vaca, considerado por eles, um animal sagrado.
A base da sua alimentação é o arroz, com variantes de diversos molhos doces e salgados, apresentados em diversos pratos. Um dos pratos muito populares é o Satay servido com molho de amendoim, ou o Gado-Gado, um espeto pequeno de frango servido com molho de amendoim e pimenta. Este molho, também conhecido por Sambal Kacang, que significa noz em malaio, é feito com amendoins frescos torrados. A sua cozinha variada, deve-se também à abundância proveniente da terra de frutos tropicais e exóticos, que tão bem utilizam na confecção das receitas tradicionais.
As bebidas de preferência dos indonésios são o chá gelado e a água de coco. Contudo, existem algumas cervejas e vinhos feitos à base de arroz balinês, como o Brem, o Arak e o Tuak, que são bebidas fermentadas.
Um misto oriental de sabores e sensações que convidam o palato a outras aventuras.
Espetadinhos de porco
35 minutos + tempo para marinar | Fácil | Económico | 4 PESSOAS
INGREDIENTES:
500 g de carne de porco
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (sobremesa) de açúcar mascavado
Coentros q.b.
Sal e pimenta q.b.
Espetos de madeira pequenos
PREPARAÇÃO:
Corte a carne de porco em cubos pequenos e deite-os para uma tigela. Tempere com os dentes de alho picados, o molho de soja, o açúcar mascavado, sal e pimenta. Envolva bem.
Prepare depois as espetadas e leve-as a grelhar de ambos os lados. Sirva regadas com o molho da marinada e polvilhe com coentros picados.
Acompanhe com arroz branco ou arroz basmati cozido.
Sugere quem sabe:
Por questões religiosas, a carne de porco é consumida apenas em algumas regiões da Indonésia. Existem versões desta mesma receita com borrego ou peito de frango que pode usar em vez do porco, se preferir.
45 minutos | Fácil | Económico | 4 PESSOAS
INGREDIENTES:
700 g de couve-flor
300 g de macarrão
200 g de carne de borrego picada
200 g de carne de frango picada
150 g de miolo de camarão
50 g de presunto
4 dentes de alho
0,5 dl de azeite
2 colheres (sopa) de molho de soja
Salsa q.b.
Sal e pimenta q.b.
PREPARAÇÃO:
Arranje e lave a couve-flor, corte-a em raminhos e leve-os a cozer em água temperada com sal. À parte, coza o macarrão e escorra-o.
Descasque, lave e pique os dentes de alho e deite-os para um tacho. Junte o azeite, leve ao lume e deixe refogar até ficar douradinho. Adicione depois o presunto cortado em tiras, o camarão e as carnes picadas, mexa e deixe cozinhar bem até ganhar cor.
Junte depois o molho de soja e deixe cozinhar mais um pouco. Adicione o macarrão e a couve-flor, rectifique os temperos, envolva e deixe cozinhar mais 2 ou 3 minutos em lume brando. Retire do lume e sirva polvilhado com salsa picada.
40 minutos + tempo para repousar | Fácil | Económico | 6 PESSOAS
INGREDIENTES:
250 g de farinha
100 g de açúcar
60 g de miolo de noz
50 g de manteiga
3,5 dl de leite
1/2 lata de leite condensado
2 ovos grandes
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
Chocolate ralado para polvilhar
Açúcar para polvilhar
Canela em pó para polvilhar
Noz-moscada para polvilhar
Manteiga para untar
PREPARAÇÃO:
Numa tigela, misture bem a farinha, o açúcar, o fermento e a pitada de sal. Abra uma cavidade no meio, junte os ovos e bata suavemente até ficar sem grumos. Amorne o leite e junte, em fio e batendo sempre. Deixe repousar durante 30 minutos.
Unte uma frigideira grande com manteiga, verta-lhe a massa e deixe cozinhar, em lume brando e de ambos os lados. Deixe cozinhar bem de um dos lados até ficar bastante dourado e retire.
Regue com o leite condensado, polvilhe com as nozes picadas grosseiramente, um pouco de chocolate ralado, canela e noz-moscada e dobre ao meio. Barre com a manteiga, polvilhe com açúcar e deixe arrefecer. Depois corte em pedaços e sirva decorado a gosto.
> Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter, Pinterest e no Instagram
Já conhece os nossos livros e revistas em versão digital? Clique aqui para saber mais!