À Volta do Mundo – Paraguai
Bem no coração da América do Sul, casando fronteiras com três países, fica o Paraguai. Um país de contrastes, culturas e linguagens muito próprias.
Com uma tradição guarani que se reflecte no quotidiano das populações, é o espanhol a língua oficial. E foram também as raízes deste país colonizador que definiram um pouco a sua gastronomia. Muitas são as marcas deixadas pelos espanhóis, assim como pelas missões jesuítas; deles ficou o catolicismo e os belos edifícios arquitectónicos.
A sua gastronomia assenta predominantemente na carne de bovino e caprina. Mas os vegetais, nomeadamente a mandioca, o milho, o choclo (milho tenro), a batata, a abóbora e a chipa (feita com farinha de milho), ajuda a equilibrar a alimentação deste povo.
Algumas das comidas mais conhecidas são a sopa paraguaia, o bolo salgado feito à base de milho, a parilha, o assado, o chicarrón (feito com tiras de carnes entrelaçadas, fervidas e fritas), o pastel mandió (empanadas feitas com puré de mandioca, farinha de milho e recheado com carne) e o vori vori (prato de carne de vaca com bolinhas à base de sêmola de milho). Nos doces, podemos destacar o quivevé (polenta feita com farinha de milho), a Chipa (bolinho assado de polvilho com manteiga e queijo) ou as especialidades simples feitas como citrinos como doce de laranja com leite-creme. O tereré é uma infusão de ervas bastante apreciada que pode ser tomada com ou sem açúcar ou ainda batida com sumo de laranja.
Tortilhas de mandioca
Vori Vori
Doce de laranja paraguaio
> Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter, Pinterest e no Instagram
Já conhece os nossos livros e revistas em versão digital? Clique aqui para saber mais!