Timor, mais que uma ilha, é um país de fusões. Localizado em pleno Oceano Índico e com o português como uma das línguas oficiais, mantém as suas tradições asiáticas com apontamentos lusos.
Apesar de estar geograficamente bem distante de Portugal, Timor dispensa apresentações. Sendo um país do continente asiático e, por isso, possui características culturais e gastronómicas típicas desta parte do globo, Timor tem uma culinária bastante rica e variada que se distingue de outros países limítrofes.
Diz quem sabe e conhece bem os sabores da cozinha timorense, que desde sempre souberam aproveitar a imposição e natureza dos invasores, da melhor forma possível.
Com fontes de inspiração na gastronomia chinesa, indiana, africana e naturalmente portuguesa, surgiram pratos com paladares exóticos e originais. Singa de kurita ou de camarão, manu salar feito com frango e leite de coco, bebinca, uma sobremesa especial e muito apreciada com leite de coco, destacam-se nas preferências. A flor de papaia com balichão, o tukir de cabrito, o sassate, o vau-tan ou o saboco de peixe fazem parte da gastronomia timorense. Vivências e culturas asiáticas com inspiração do mundo.
Singa de camarão
Manu salar
Bebinca de Timor