Clique nas setas

1. Mini pizzas de camarão, bacon e abacaxi

Lá diz o ditado, que em abril, águas mil e é com este mote que selecionámos para si as receitas perfeitas para fazer em família, no aconchego do lar, enquanto chove lá fora. Chamuças de alheira, peixe no forno com ervas do campo, cataplana de robalo, sopa de bacalhau, perna de borrego em crosta de ervas, vitela assada, francesinhas, pudins e o irresistível salame de chocolate!

Começamos com umas deliciosas mini pizzas de camarão, bacon e abacaxi. Bom apetite!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza o camarão em água com um pouco de sal durante 2 a 3 minutos, depois retire e reserve. Abra os rolos de massa para pizza e corte-os em pedaços com a ajuda de um corta-massas ou de uma forma rectangular. Espalhe por cima a polpa de tomate com a ajuda de uma colher.

2. Disponha depois o bacon cortado em tiras, o camarão cozido e o abacaxi cortado em pedacinhos.

3. Polvilhe com o queijo mozzarella ralado, cobrindo os ingredientes anteriores.

4. Por fim, polvilhe com orégãos a gosto e com um pouco de pimenta e leve ao forno pré-aquecido a 220°C durante 6 minutos. Decore a gosto e sirva.

2. Chamuças de alheira no forno

Chamuças de alheira no forno

E que tal umas chamuças de alheira para abrir o apetite para o prato principal?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 36 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho e pique-os finamente. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e os alhos e deixe refogar até que a cebola fique douradinha. Tempere com piripiri, mexe bem, retire do lume, coloque num passador de rede e deixe escorrer.

2. Retire a pele às alheiras, triture-as e deite para uma tigela. Adicione a mistura da cebola, misture bem, junte um pouco de tomilho picado e misture novamente muito bem. Molde depois 36 bolinhas com esta mistura.

3. Corte cada folha de massa filo em quatro tiras, no sentido do comprimento. Pincele-as com azeite, disponha uma bolinha de alheira sobre cada uma e depois dobre para fazer chamuças. Coloque-as num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até que fiquem douradinhas e estaladiças. Retire do forno e sirva decoradas a gosto.

3. Sopa de bacalhau com ovos esfarrapados

Quem consegue resistir a esta sopa de bacalhau tão saborosa?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo para melhorar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe atempadamente as postas de bacalhau. No dia, coza-as em 1,5 L de água juntamente com a folha de louro. Depois escorra o bacalhau, deixe-o amornar, retire-lhes as peles e as espinhas e lasque-o. Passe o caldo pelo passador de rede e reserve-o.

2. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os finamente. Leve uma panela ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte os alhos e coentros picados a gosto e deixe refogar um pouco. Regue depois com o caldo de cozer o bacalhau, deixe ferver durante 5 minutos e rectifique os temperos.

3. Bata os ovos, junte-os à panela através de um funil fino, retire do lume, junte o bacalhau lascado e mexa. Coloque 1 fatia de pão em cada prato, regue com a sopa e sirva.

4. Cataplana de robalo e dourada com massa

Tão tradicional e cheia de sabor, uma cataplana faz sempre as delícias da família e amigos!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave o robalo e a dourada e corte-os em postas finas. Descasque os dentes de alho e as cebolas e corte tudo em rodelas. Lave os pimentos, rejeite-lhes as sementes e peles brancas e corte-os em tiras ou rodelas. Lave os tomates e corte-os em rodelas finas.

2. Deite o azeite numa cataplana e junte a cebola, os alhos, os peixes e a massa. Acrescente 2 dl de água, adicione o tomate, os pimentos e o vinho branco e tempere com sal e pimenta.

3. Feche a cataplana, leve ao lume brando e deixe cozinhar durante 25 minutos. Verifique se a massa está bem cozida, retire do lume e sirva. Pode polvilhar com salsa ou coentros picados.

5. Peixe no forno com ervas do campo

peixe no forno

Vamos ligar o forno e preparar um peixinho no forno com ervas do campo?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de marinar
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave os dentes de alho e as cebolas, pique os alhos e corte as cebolas em meias luas. Arranje e lave os tomates e corte-os em gomos. Descasque e lave as batatas e corte-as também em gomos.

2. Arranje e lave o goraz, coloque num tabuleiro e tempere-o com o pimentão-doce, a folha de louro, os alhos, a cebola, raminhos de ervas aromáticas, o sumo de limão, o vinho branco, sal e pimenta. Deixe marinar durante 30 minutos.

3. Junte o tomate e as batatas ao tabuleiro do peixe, envolva no molho, regue com o azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 45 minutos. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

6. Perna de borrego com crosta de ervas e pasta de azeitona (robot de cozinha)

E para o jantar, que tal uma perna de borrego com crosta de ervas e pasta de azeitona? Assim casa fica perfumada o dia todo!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque 2 dentes de alho, deite-os no copo do robot, junte ramos de tomilho, o pimentão-doce, o caldo de carne e o vinho branco, tempere com sal e pimenta e ligue 10 segundos na velocidade 6. Arranje e coloque a perna de borrego num tabuleiro, tempere-a com este preparado e deixe marinar no frio de um dia para o outro.

2. Descasque os restantes alhos, deite-os no copo, adicione as azeitonas e ligue durante 30 segundos na velocidade 6. Junte o miolo de pão em pedaços e ligue mais 1 minuto novamente na velocidade 6. Se necessário acrescente um pouco de água de modo a que fique uma massa muito bem ligada.

3. Regue a perna de borrego com o azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até que fique bem assada e douradinha. Retire do forno, barre a perna com a mostarda e com a mistura anterior, pressionando para colar bem e leve novamente ao forno ao forno até ficar crocante. Sirva decorado a gosto e acompanhe com batatas assadas ou fritas.

7. Francesinha à moda do Porto

Quem consegue resistir a uma francesinha, feita a 4 mãos e acompanhada por uma bela dose de batatas fritas?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

PARA O MOLHO:

Instruções:

1.Para começar esta receita, prepare o molho: descasque a cebola, pique-a grosseiramente, deite para um tacho, junte a margarina e o louro, leve ao lume e deixe cozinhar até ficar douradinha. Adicione a polpa de tomate, o caldo de carne e a cerveja e deixe ferver. Dissolva a farinha maisena num pouco de leite e junte ao tacho, em fio e mexendo sempre. Rectifique o sal, tempere com picante, mexa, junte o brandy e o Vinho do Porto e deixe ferver. Passe pelo passador de rede e leve de novo ao lume brando para aquecer.

2. Corte as salsichas ao meio, depois novamente ao meio no sentido do comprimento e tempere-as com sal e pimenta. Corte também as linguiças da mesma maneira. Tempere igualmente os bifes com sal e pimenta. Grelhe os bifes, as salsichas e a linguiça a gosto.

3.Torre ligeiramente as fatias de pão e distribua duas fatias por dois pratos. Cubra com uma fatia de fiambre, junte depois o bife e coloque outra fatia de pão. Adicione então a salsicha e a linguiça, cubra com uma fatia de queijo e o restante pão. Junte então três fatias de queijo por cima de cada conjunto, leve ao forno a 200°C até derreter, retire e sirva quentes regadas com o molho.

8. Vitela assada no forno

vitela assada no forno

Ligamos outra vez o forno para fazermos uma refeição completa e cheia de sabor! Começamos pela suculenta vitela assada no forno…

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite o Azeite Lagar numa tigela, junte os Dentes de Alho Programa Origens descascados e a Massa de Pimentão Cigalou e triture com a varinha. Tempere a vazia com Sal Cigalou e os grãos de pimenta esmagados e de seguida barre-a com este preparado.

2. Coloque depois a carne num tabuleiro, polvilhe-a com as folhas de tomilho e alecrim e espalhe a Manteiga com Sal Terra de Sabores por cima em pedacinhos. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 20 a 25 minutos ou até ficar douradinha por fora mas ainda rosada no interior.

3. Retire do forno, deixe repousar um pouco, corte em fatias finas e sirva decoradas a gosto. Acompanhe com batatas salteadas ou outra guarnição.

9. Salame de chocolate

Salame de chocolate

E para quando a gulodice aperta, que tal uma fatia deste delicioso salame de chocolate??

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 30 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Para esta receita de salame de chocolate, esmague as bolachas e deite-as para um tigela. Junte o chocolate em pó, o açúcar, a manteiga e o ovo batido e misture tudo muito bem até obter uma massa moldável.

2. Molde a mistura em forma de salame e enrole em papel de alumínio. Leve ao frio ate ficar com consistência bem dura e que se possa cortar sem desfazer.

3. Sirva o salame de chocolate corado em rodelas, sem o papel de alumínio e decorado a gosto.

10. Pudins caseiros

Pudins caseiros

…e terminamos com os deliciosos pudins! 

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 8 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve um tacho ao lume com o leite, o açúcar light e a essência de baunilha, mexa, deixe ferver e retire do lume. Bata os ovos com a farinha e adicione depois a mistura do leite, em fio e mexendo sempre.

2. Barre forminhas com caramelo líquido, verta-lhes o preparado anterior e leve depois ao forno pré-aquecido a 180ºC, em banho-maria, durante cerca de 35 minutos ou até que os pudins fiquem cozidos.

3. Retire do forno, deixe arrefecer no banho-maria, desenforme e sirva decorados a gosto.

11. Comentários