Clique nas setas

1. Bacalhau espiritual

A dia 25 de abril comemora-se o dia dos Cravos ou da Revolução e embarcamos numa viagem gastronómica onde vamos relembrar alguns pratos bem saborosos dessa época. Os croquetes de vitela, o bacalhau à espiritual, o gratinado de esparguete e alheira, as salchichas com couve lombarda, o linguado à bela moleira, os ovos com ervilhas, o suculento frango assado e o delicioso pudim flan.

Comecemos por este clássico, adorado por toda a família, o bacalhau espiritual.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 55 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de bacalhau espiritual, coza as postas de bacalhau em água com sal, pimenta e noz-moscada. Depois retire, rejeite peles e espinhas, desfie e reserve. Corte o pão em pedaços e demolhe-os na água de cozer o bacalhau. Escorra e reserve.

2. Descasque as cebolas, as cenouras e os dentes de alho, corte as cebolas em meias-luas, rale as cenouras e pique os dentes de alho. Reserve.

3. Num tacho aqueça o azeite, junte as cebolas, os dentes de alho e as cenouras e deixe refogar muito bem. Junte o pão bem escorrido, o bacalhau e o molho bechamel, retifique os temperos e envolva. Verta para um tabuleiro, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficar douradinho. Retire e sirva decorado a gosto.

2. Croquetes de vitela

Como entrada, ou como prato principal acompanhados por um arroz branco, estes croquetes fazem as delícias de toda a família.

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora
Doses: 15 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Depois de limpa de pele e ossos, triture a carne numa picadora. Pique também a salsa, a cebola e os alhos.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite, a cebola, o alho e o louro e deixe alourar. Acrescente a farinha maisena, previamente dissolvida no leite, bem como a carne, a salsa, sal e pimenta. Mexa e retifique os temperos e a consistência. Se necessário, acrescente um pouco mais de leite quente. Retire do lume.

3. Elimine a folha de louro do preparado anterior e molde os croquetes com a ajuda de um pouco de farinha. Passe-os pelos ovos batidos e depois por pão ralado.

4. Leve ao lume uma frigideira alta com óleo e deixe aquecer. Frite os croquetes, retire-os com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel absorvente. Sirva-os quentes ou frios.

Ao almoço ou ao jantar, acompanhado com legumes salteados ou batatas fritas, veja como é fácil fazer este frango assado no forno!

3. Frango no espeto

Ao almoço ou ao jantar, acompanhado com legumes salteados ou batatas fritas, veja como é fácil fazer este frango assado no forno!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje o frango e coloque-o num tabuleiro. Descasque os dentes de alho, pique-os finamente e deite-os numa tigela.

2. Junte o vinho branco, o azeite, o pimentão-doce, o sumo de limão ou lima, tempere com sal e piripiri e misture bem. Regue o frango com esta mistura, envolva bem e deixe marinar no frio de um dia para ou outro.

3. No dia seguinte, coloque o frango num espeto ou paus de loureiro e leve-o a assar na brasa ou então no forno pré-aquecido a 180°C, pincelando de vez em quando com a marinada. Sirva decorado a gosto e acompanhe com legumes salteados.

4. Linguado à bela moleira

Não há nada mais delicioso que um simples linguado regado com o sumo de limão. Divinal!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Retire a pele aos linguados de ambos os lados e tempere-os com o sumo de metade do limão e sal.

2. Leve uma frigideira ao lume com a manteiga, deixe aquecer e junte o azeite. Passe o peixe por farinha, adicione-o à frigideira e deixe fritar, mexendo sempre a frigideira e regando com a gordura da frigideira utilizando uma colher. Vire e deixe cozinhar do outro lado, da mesma forma, até o peixe ficar douradinho mas sem queimar o molho.

3. Junte o restante sumo de limão, retire do lume, polvilhe com salsa picada e sirva decorado a gosto. Pode acompanhar com arroz.

5. Ervilhas com ovos escalfados

Não há prato que nos faça lembrar mais a nossa infância, que umas deliciosas ervilhas com ovos escalfados!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Corte o chouriço em rodelas. Leve um tacho largo ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, os alhos e a folha de louro e deixe refogar, em lume brando, até a cebola ficar macia. Adicione depois as rodelas de chouriço e a polpa de tomate e deixe cozinhar durante mais 3 minutos, mexendo de vez em quando.

2. Junte então as ervilhas e água quente até cobrir, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, em lume brando, até ficarem macias. Abra quatro ”cavidades”, coloque um ovo aberto em cada uma, tape e deixe cozinhar até os ovos ficarem escalfados.

3. Corte as fatias de pão em triângulos e leve-os a torrar. Retire o tacho do lume e sirva decorado com salsa e acompanhado com o pão torrado. No emprego, aqueça no microondas e sirva com o pão torrado ou tostas se preferir.

6. Salsichas frescas em couve lombarda

Mantendo a tradição, mais um prato cheio de sabor e de memórias!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com água temperada com sal. Arranje as folhas de couve e escalde-as na água quente. Retire depois do tacho, coloque-as em água fria, escorra e reserve.

2. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Coloque-os num tacho, regue com o azeite e junte o caldo de carne. Leve ao lume e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até ficar douradinho. Adicione a folha de louro, o ramo de salsa e o tomate, tempere com sal e piripiri e deixe refogar mais um pouco até ficar macio. Depois retire do lume, rejeite a folha de louro e triture muito bem.

3. Disponha uma salsicha em cada folha de couve e dobre as laterais. Enrole e coloque no tacho.

4. Regue com um pouco de água até que fique com caldo, tape e deixe cozinhar durante 35 minutos. Depois retire do lume e sirva decorado a gosto. No emprego, acompanhe com puré de batata.

7. Esparguete gratinado com alheira

Visitas surpresa ou sem imaginação para o jantar de hoje? E que tal esta sugestão deliciosa?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 45 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Retire a pele às alheiras, corte-as em pedaços, deite-os para uma frigideira, leve ao lume e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo regularmente, até ficar uma mistura douradinha.

2. Ligue o forno a 200 graus. Coza o esparguete em água temperada com sal durante 9 minutos e depois escorra-o. Barre um tabuleiro de louça ou pirex com azeite, deite-lhe metade do esparguete, espalhe por cima a alheira e cubra com o resto do esparguete.

3. Regue com o molho bechamel, polvilhe com o queijo mozzarella ralado e leve ao forno até ficar douradinho. Retire do forno e sirva quente e decorado a gosto, por exemplo polvilhado com salsa picada.

8. Pudim flan tradicional

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve uma frigideira antiaderente ao lume com 150 g do açúcar até obter caramelo. Caramelize uma forma.

2. Deite o leite num tacho, junte 150 g do restante açúcar e raspa de limão a gosto, mexa, leve ao lume e deixe aquecer. Misture o resto açúcar com a farinha maisena, adicione os ovos e mexa bem. Junte a mistura do leite, em fio, mexendo até ficar homogéneo.

3. Verta o preparado anterior para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180°C, em banho-maria, durante 45 minutos. Espete um palito para verificar, retire o pudim do forno, deixe-o arrefecer no banho-maria, depois desenforme-o e sirva-o cortado em fatias e decorado a gosto.

9. Comentários