Alimentos anti-depressivosDevido à falta de luz, ao tempo cinzento ou mesmo a mudança de hora, muitos de nós experimentamos um estado de alma mais cinzento. Algumas pessoas acabam por comer demais, outras de menos e tudo devido, em parte, a este clima depressivo que nos rodeia.

Vamos então conhecer alguns alimentos que podem contrariar esse estado de alma e trazer algum conforto ao nosso organismo.

O mais importante desde logo é perceber o que acontece no nosso organismo para nos sentirmos mais em baixo. O nosso cérebro produz um neurotransmissor que se denomina por serotonina. Essa serotonina é responsável pela regulação do nosso humor, bem-estar e sensação de saciedade. Alguns alimentos possuem cofactores deste neurotransmissor, isto é, são essenciais para a produção do mesmo. São o triptofano (aminoácido), magnésio, potássio, ferro, cálcio (minerais), vitamina B6 e ácido fólico.

A alface, assim como os espargos são ricos em ácido fólico. Todas as hortaliças de folha verde escura como os brócolos e os espinafres, são ricos nesta importante vitamina. É também reconhecido à alface efeitos calmantes e relaxantes.

Quanto ao mel, pelo seu teor de açúcares é fundamental para a manutenção da glicose no sangue, fazendo assim chegar mais energia ao cérebro de modo a mantê-lo mais ativo.

No caso da banana, por ser rica em hidratos de carbono e em potássio, diminui o stress e normaliza os batimentos cardíacos. A sua riqueza em vitamina B6, também faz dela uma excelente aliada na depressão.

Alimente-se corretamente e passe ao lado de épocas mais cinzentas do ano.

Comentários