Clique nas setas

Se procura por bolos para festas, aqui ficam alguns que têm de mesmo estar na mesa 😉

1. Bolo de bolacha fácil

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Numa tigela, bata bem a manteiga com o açúcar em pó e os ovos, até obter um creme homogéneo. Reserve.

2. Passe as bolachas por café, barre-as com o creme e disponha-as, em camadas, sobre um prato, em formato de flor, conforme vê na foto.

3. Cubra a superfície com o restante creme e polvilhe com bolacha triturada. Leve ao frio até ficar bem firme.

2. Bolo cremoso de ananás

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 30 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Para a cobertura:

Instruções:

1. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata o açúcar com 4 gemas e 2 ovos inteiros, até aumentarem de volume. Adicione, aos poucos, a farinha, previamente misturada com o fermento, e bata mais um pouco.

2. À parte, bata as restantes claras em castelo, envolva-as na massa anterior e deite na forma. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, durante cerca de 35 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.

3. Prepare a cobertura: leve ao lume um tacho com as gemas, o leite condensado e 4 colheres (sopa) da calda do ananás. Deixe engrossar, mexendo sempre, retire e deixe arrefecer.

4. Corte o ananás em pedaços pequenos e reserve. Bata bem as natas em chantili. À parte, bata também as claras em castelo. Misture o chantili com o creme de ananás frio e, de seguida, envolva as claras batidas.

5. Desenforme o bolo e, com a ajuda de um aro de tamanho um pouco menor e uma faca, elimine a côdea em volta. Corte o bolo ao meio e molhe ambas as partes com a calda do ananás. Recheie com um pouco do creme e alguns pedaços de ananás.

6. Disponha a parte superior do bolo e cubra-o totalmente com o restante creme. Decore com mirtilos e o restante ananás e leve ao frigorífico, até ao momento de servir.

3. Bolo de laranja inteira

Veja aqui o video.

4. Bolo de chocolate de festa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Para a calda
Para o creme

1. Ligue o forno a 180 graus. Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Leve ao lume um tacho com a água, o açúcar e a casca de limão e deixe ferver. Retire e deixe arrefecer.

2. À parte bata bem os ovos até que fiquem claros e esbranquiçados, adicionando o açúcar aos poucos. Junte a farinha peneirada com o chocolate em pó e envolva delicadamente. Verta para a forma e leve ao forno durante 40 minutos até ficar cozido. Retire e deixe arrefecer.

3. Corte depois em rodelas e regue com a calda que reservou. Numa tigela bata o açúcar em pó com a manteiga, o cacau e o ovo e barre as rodelas de bolo como vê na foto. Barre depois todo o bolo, disponha à volta os palitos de chocolate e por cima as drageias. Sirva decorado a gosto.

 

5. Bolo de chocolate

Veja aqui o video.

6. Bolo com creme de avelãs

Veja aqui o video.

7. Bolo de coco

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Para o recheio e cobertura:

1. Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180 graus.

2. Numa tigela, bata muito bem as gemas com o açúcar e a manteiga. Junte depois a farinha, o coco ralado e o fermento e bata novamente muito bem. À parte, bata as claras em castelo e envolva-as no preparado.

3. Verta a mistura anterior para a forma e leve ao forno durante cerca de 40 minutos ou até que fique cozido. Espete um palito para verificar, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Entretanto, faça o creme: numa tigela, bata muito bem a manteiga amolecida com o açúcar em pó e o ovo.

4. Corte o bolo ao meio de modo a obter duas rodelas, barre a metade inferior com metade do creme, cubra com a parte superior, barre todo o bolo com o resto do creme, polvilhe com o coco ralado torrado e sirva.

8. Bolo de morango com chantili

Veja aqui o video.

9. Comentários