Ângela Afonso foi ganhando o gosto pela cozinha, e faz tudo a “olho”.
Ângela Afonso confessa que não começou muito cedo nas lides da cozinha. Só depois dos 30 anos, já casada, com as responsabilidades inerentes à gestão familiar, percebeu que gostava imenso de cozinhar. Não segue nenhuma receita, faz tudo a “olho” e diz quem já provou os seus petiscos, que são deliciosos.
As circunstâncias profissionais levaram-na a fazer dos bastidores de uma cozinha, o seu palco. Trabalhava num hotel, na organização da rotina dos quartos, mas de quando em vez era chamada a ajudar na cozinha. “No hotel, só comecei a trabalhar na cozinha, na década de 90. O chefe de sala sabia que tinha mão para a culinária e pedia muitas vezes o meu apoio. Aos fins-de-semana, trabalhava com ele na empresa de catering, por isso, ele sabia que podia contar comigo. Daí a ficar com a responsabilidade de o ajudar diariamente na confecção dos menus, foi um pulinho”.
O gosto pela cozinha foi ganhando forma, deixou o hotel e dedicou-se a tempo inteiro à gestão da empresa de catering até à altura da reforma. Ainda hoje a convidam a dar uma ajuda na cozinha, sempre que existem festas. Ângela não diz que não, gosta do que faz e, quando pode, faz nascer especialidades como rojões, rosbife, bacalhau aos quadradinhos (receita da sua autoria) ou as famosas pataniscas com arroz de feijão.
RECEITA – Arroz de pica no chão
- 1 hora e 15 minutos
- Fácil
- Médio
- 6 PESSOAS
- 1 frango caseiro com sangue
- 300 g de arroz carolino
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 1 dl de azeite
- 1 malagueta
- 1 folha de louro
- Vinagre q.b.
- Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Descasque e pique a cebola e os dentes de alho.
Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e os alhos e deixe refogar até que fique bem dourado. Adicione o frango lavado e cortado em pedaços e deixe cozinhar até ficar douradinho.
Acrescente um pouco de água, tempere com a folha de louro, sal, pimenta e a malagueta picada e deixe cozinhar lentamente até que o frango fique macio. Acrescente mais água, deixe ferver, junte o arroz e deixe cozinhar em lume brando.
Rectifique os temperos, adicione o sangue do frango misturado com um pouco de vinagre e deixe ferver durante mais 2 minutos. Retire do lume e sirva de imediato.
Sugestão:
Se alguma das pessoas não gostar do sangue, antes de adicioná-lo, retire uma porção de frango e arroz para outro tacho e deixe cozinhar normalmente.
> Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Não se esqueça de nos seguir no facebook.