“Hoje em dia está na moda um homem dizer que cozinha bem, mas no meu caso começou muito antes disso.” – Carlos Santos
As primeiras experiências culinárias de Carlos Santos foram na adolescência. “Tudo começou por brincadeira. Sempre fui guloso e, como a minha mãe não tinha tempo de fazer bolos, pensei que, se eu seguisse as receitas, também conseguia fazer. E assim foi!”, revela-nos o nosso convidado.
Daí a ganhar um gosto enorme pela culinária foi um passo, sendo que neste momento é, sem dúvida, o hobby principal. “Deixei de fazer apenas doces e comecei a fazer pratos principais, muitas vezes inventando e adaptando.
Faço muitas experiências, gosto muito de usar ervas aromáticas. Sigo o instinto e normalmente sou bem-sucedido”, revela o Carlos. “Hoje em dia está na moda um homem dizer que cozinha bem, mas no meu caso começou muito antes disso. Não tenho o objectivo de ser Chefe porque é uma profissão muito trabalhosa. Gosto da cozinha como hobby e enquanto momento de criatividade e descontracção”.
Sobre a receita que nos apresenta, foi ensinada à mãe por uma amiga de nacionalidade alemã. “Adoro-a porque é fácil, fresca e pouco calórica. Faço-a muito na Primavera e no Verão para os amigos, nomeadamente quando eles fazem anos e festejam em casa”.
RECEITA – Tarte alemã de fruta
- 1 hora + tempo de frio
- Fácil
- Económico
- 6 PESSOAS
- 250 g de farinha
- 150 g de açúcar
- 150 g de manteiga
- 1 ovo
- Película aderente
Ingredientes para a cobertura:
- 1 kg de morangos
- 2 saquetas de gelatina de morango
Preparação:
Faça a massa: deite a farinha numa bancada, abra um buraco no meio, junte o ovo e a manteiga e amasse com as mãos até ficar uma massa uniforme. Adicione o açúcar aos poucos e amassando até o açúcar ficar dissolvido. Quando a massa descolar da bancada, faça uma bola, embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico durante 1 hora.
Barre uma tarteira de fundo amovível com manteiga, forre-a com a massa e pique toda a superfície com um garfo. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC entre 12 e 15 minutos ou até ficar dourada. Retire do forno e deixe arrefecer.
A cobertura: dissolva a gelatina em 5 dl de água a ferver, junte depois mais 5 dl de água fria, reserve no frigorífico até que fique com a consistência de geleia, sem deixar solidificar completamente e retire do frigorífico. Lave e arranje os morangos. Coloque 1 a 2 colheres (sopa) da gelatina sobre a massa e disponha os morangos por cima.
> Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Não se esqueça de nos seguir no facebook.