“Adoro fazer as compras, elaborar e confeccionar os menus para a família”. – Leonilde Terceiro
Leonilde Terceiro aprendeu a cozinhar ainda em tenra idade: “a minha mãe obrigou-me a cozinhar aos 14 anos e acabei por gostar”, garante.
A nossa convidada mantém hoje em dia todo o prazer na culinária e cozinha regularmente, embora admita que tem pouco tempo. “É ao fim-de-semana que aproveito para fazer todas a refeições. Adoro fazer as compras, elaborar e confeccionar os menus para a família”.
O arroz de pato que nos apresenta é um dos pratos eleitos para ocasiões especiais como aniversários. “É uma receita da zona de Viseu de onde é originária a família dos meus pais. Toda a família adora, em especial os meus sobrinhos”, refere esta convidada com actividade profissional na área gráfica e residente em Lisboa.
RECEITA – Pato da Tia Lila
- 2 horas e 15 minutos + tempo para marinar
- Fácil
- Médio
- 6 PESSOAS
Ingredientes:
1 pato grande com miúdos
- 450 g de arroz vaporizado ou agulha
- 1 tira de bacon com aprox. 150 g
- 1 chouriço de carne de vinho tinto
- 4 cebolas médias
- 3 dentes de alho
- 0,5 dl de azeite
- 2 folhas de louro
- Vinho tinto q.b.
- Cravinhos q.b.
- Noz-moscada q.b.
- Mistura de pimentas “4 reinos” em grão q.b.
- Sal q.b.
- Azeite para untar
- Película aderente
Preparação:
Corte o pato em pedaços, deite-os numa tigela com os miúdos, junte 1 cebola e os alhos picados, grãos de pimenta, 1 folha de louro e vinho tinto até cobrir. Tape com película aderente e deixe marinar no frigorífico de um dia para o outro.
Coloque depois o pato, os miúdos e a marinada num tacho, junte um pouco de água, tempere com sal, adicione 1 cebola inteira com cravinhos espetados, o chouriço picado com um garfo e o bacon, leve ao lume e deixe cozer cerca de 1 hora e 30 minutos. Retire e reserve o chouriço e o bacon após cozer 15 a 20 minutos. Rejeite a pele e os ossos ao pato e desfie-o. Pique 1/4 do bacon e do chouriço.
Coza o arroz durante 20 minutos em cerca de 8 dl do caldo de cozer o pato, acrescentando mais água quente se o caldo não for suficiente. Retifique o sal.
Leve outro tacho ao lume com o azeite, as restantes 2 cebolas picadas, 1 folha de louro, pimenta em grão e noz-moscada e deixe refogar até a cebola fica transparente. Junte o bacon e o chouriço picados, mexa, adicione o pato desfiado e os miúdos, retifique os temperos, junte cerca de 1,5 dl de vinho tinto e deixe ferver.
Unte um tabuleiro com azeite e espalhe metade do arroz. Disponha por cima a mistura do pato, cubra com o resto do arroz e alise. Coloque por cima o resto do bacon e do chouriço cortados em tiras e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 20 a 30 minutos ou até ficar douradinho. Sirva de imediato com salada de alface.
> Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Não se esqueça de nos seguir no facebook.