“A minha mãe sempre foi a minha mentora e queria trazer os sabores da sua culinária para o meu dia-a-dia”. – Miguel Mesquita
Miguel Mesquita começou a cozinhar na adolescência, com 14 ou 15 anos. “As tardes livres de férias eram passadas na cozinha, a fazer bolos”, recorda. No princípio dedicava-se à doçaria, mas rapidamente evoluiu para os pratos porque viveu sozinho, enquanto estudante universitário, o que o obrigou a cozinhar para si. “A minha mãe sempre foi a minha mentora e queria trazer os sabores da sua culinária para o meu dia-a-dia”.
O nosso convidado, que participou no MasterChef (foi o 16º classificado, o último a não ser escolhido para o lote final), viajou bastante o que lhe permitiu absorver muitos conhecimentos de culinária.
“Sou engenheiro industrial, mas vou fazer um curso em Londres, no Le Cordon Bleu. A experiência no MasterChef reforçou a ideia de que era isto que queria fazer. Quero trabalhar num restaurante ou abrir um que seja meu”, afirma. Miguel Mesquita partilha experiências através de um blog (www.m4food.com) e no facebook (www.facebook.com/chefmiguelmesquita).
RECEITA – Tartelete de ricotta com pêra cozida em Vinho do Porto branco
- 2 PESSOAS
- 1 embalagem de queijo ricotta (aprox. 250 g)
- 1 pacote de bolachas Maria douradas (200 g)
- 2 peras
- 50 g de manteiga com sal derretida
- 5 dl de Vinho do Porto branco + 1 colher (sopa) de Vinho do Porto branco
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de pistácios descascados
- 1 colher (chá) de açafrão-das-índias
- 2 grãos de cardamomo
Preparação:
Deite as bolachas Maria num robot de cozinha, junte a manteiga derretida e a colher (sopa) de Vinho do Porto, ligue e deixe triturar até obter uma textura de areia molhada. Deite em mini tarteiras com fundo amovível, pressione até moldar e leve ao frio.
Descasque as peras, corte-as ao meio e deite-as num tacho. Adicione os 5 dl de Vinho do Porto branco, 3 colheres (sopa) do açúcar, o açafrão e os grãos de cardamomo. Leve ao lume, deixe levantar fervura e cozinhar em lume médio até as peras ficarem macias, retire-as e deixe-as arrefecer. Verifique a consistência do molho que ficou no tacho e, se necessário, deixe ferver até reduzir e obter o ponto de calda.
Numa tigela, misture o queijo ricotta com o restante açúcar. Toste ligeiramente os pistácios numa frigideira antiaderente e pique-os com uma faca.
Desenforme cuidadosamente as bases de bolacha e encha-as com a mistura do ricotta. Fatie as peras cozidas, coloque-as por cima, regue com a calda de Vinho do Porto coada, polvilhe com os pistácios e sirva.
> Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Não se esqueça de nos seguir no facebook.