“Cozinhar é uma paixão, é o meu anti-stress” – Rita Navarro
Rita Navarro faz da cozinha uma parte importantíssima da sua vida, especialmente porque o rendimento vem em exclusivo da venda de várias especialidades que confecciona, isto para além de participar em feiras e eventos gastronómicos.
Os salgadinhos são as iguarias preferidas e as que movem verdadeiramente este negócio em nome próprio, os “Salgadinhos da Tita”, que a nossa convidada vai dinamizando através das redes sociais e dos amigos. No entanto, esta confessa apaixonada pelos petiscos também disponibiliza pratos sob encomenda, entre eles bacalhau com natas, favas e feijoada. “Aceito encomendas para grupos de 15 ou mais pessoas”.
Mas a culinária assume uma dimensão mais ampla: “cozinhar é uma paixão, é o meu anti-stress”, afirma Rita Navarro. Não é por isso por acaso que tem um prazer imenso em preparar os jantares de família e, claro está, receber os elogios dos 8 irmãos que se deliciam com os seus cozinhados. Curioso ter aprendido a cozinhar tarde, “já com mais de 20 anos, ensinada pela minha mãe que dava cursos de culinária”. Com este perfil, é a convidada ideal desta rubrica, e logo a desvendar uma das suas receitas mais famosas.
RECEITA – Empadas de legumes com caril
- 1 hora e 20 minutos
- Fácil
- Económico
- 16 UNIDADES
- 1 pacote de legumes frescos de juliana de sopa (aprox. 400 g)
- 1 pacote de legumes chineses congelados (aprox. 200 g)
- 450 g de farinha com fermento
- 200 g de margarina + 2 colheres (sopa) de margarina
- 45 g de coco ralado
- 40 g de caril em pó
- 1 ovo
- 3,5 dl de leite
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de picante líquido
- 1 pitada de sal
- Ovo batido para pincelar
- Farinha para polvilhar
Preparação:
Faça o recheio: leve um tacho ao lume com 5 dl de água e o azeite, junte os legumes de juliana e os legumes chineses e deixe cozer até ficarem macios.
Adicione as 2 colheres (sopa) de margarina, envolva bem, junte depois o coco ralado e o caril e misture. Adicione então o leite, o picante e 100 g da farinha e mexa bem até engrossar. Rectifique os temperos, retire do lume e deixe arrefecer.
A massa: deite os restantes 350 g de farinha numa tigela, junte a pitada de sal, o ovo e a medida de meia casca de ovo cheia de água comece a amassar. Adicione os 200 g de margarina previamente derretida e amasse bem com as mãos.
Distribua por forminhas de alumínio e estenda com os dedos para forrar bem. Estenda com o rolo o resto da massa polvilhada com farinha e corte-a em rodelas com um cortador ou simplesmente com uma tacinha.
Distribua o recheio pelas forminhas, cubra com as tampas de massa, pressione as margens para colar e pincele com ovo batido. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até ficarem bem cozidas. Retire e sirva decoradas a gosto.
> Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Não se esqueça de nos seguir no facebook.