Clique nas setas

1. Bolo das cinco

Aqui vai um conjunto de bolos caseiros para fazer aí em casa em dias de chuva 🙂 Escolha o seu preferido!

Veja aqui o video.

2. Bolo de canela

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180ºc e unte uma forma com margarina. Numa tigela, bata bem a margarina amolecida com o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada. Junte depois as gemas e bata muito bem.

2. À parte, bata as claras em castelo. Misture a farinha com a canela e o fermento e peneire. Junte, ao preparado das gemas e alternadamente, a mistura da farinha e as claras em castelo e envolva tudo suavemente.

3. Verta para a forma e leve ao forno durante aproximadamente 40 minutos. Espete um palito para verificar a cozedura, retire do forno, desenforme e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com açúcar em pó.

3. Bolo de Laranja

Veja aqui o video.

 

4. Bolo cristal

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Rale a mandioca no ralador da cenoura na parte grossa e deite-a para uma tigela. Junte o açúcar, as gemas, o leite e a margarina derretida, mexa bem e deixe repousar durante cerca de 10 minutos.

2. Barre uma forma de buraco com o caramelo, verta-lhe a mistura anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180°C, em banho-maria, durante 50 minutos.

3. Verifique se está bem cozido, retire do forno e deixe arrefecer dentro do banho-maria. Depois desenforme num prato largo e sirva decorado a gosto.

5. Bolo de café com nozes

Veja aqui o video.

6. Bolo Paraíso

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com o açúcar e 5 dl de água e deixe ferver até obter ponto de cabelo (106°C com o termómetro). Retire do lume, deixe arrefecer um pouco e adicione a amêndoa ralada. Volta a levar ao lume até espessar ligeiramente. Retire e deixe arrefecer.

2. Assim que estiver frio, junte as gemas, bata tudo muito bem e leve novamente ao lume para que o preparado engrosse. Retire do lume, misture o pão ralado e um pouco de canela e, por fim, envolva delicadamente as claras previamente batidas em castelo.

3. Deite a massa numa forma untada com manteiga e leve a cozer, a 170ºC, durante 20 minutos. Retire, deixe arrefecer, desenforme e polvilhe com açúcar antes de servir.

7. Bolo de mel com nozes

Veja aqui o video.

8. Bolo de iogurte com frutos vermelhos

Veja aqui o video.

9. Comentários