Clique nas setas

1. Doce de ananás

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de frio
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Escorra o ananás. Prepare a gelatina como indica a embalagem, utilizando a calda do ananás em vez de água fria. Depois deixe a gelatina arrefecer um pouco mas sem solidificar. Triture o ananás no liquidificador até ficar em puré, junte-o à gelatina e mexa.

2. Bata as natas em chantilly bem espesso com o açúcar, junte à mistura anterior e envolva delicadamente. Deite para uma forma previamente passada por água fria e leve ao frio até solidificar.

3. Antes de servir, mergulhe rapidamente a forma em água quente, desenforme e sirva decorado a gosto ou como vê na foto.

 

2. Tarte de coco rápida

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Forre uma tarteira alta com a massa quebrada, apare e pique o fundo com um garfo.

2. Deite o leite condensado para uma tigela, junte os ovos e mexa bem. Adicione o iogurte e o açúcar baunilhado e mexa novamente. Junte então o coco ralado, misture bem, verta na tarteira e leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até ficar bem cozida e douradinha.

3. Retire, deixe arrefecer um pouco desenforme, deixe arrefecer totalmente e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com coco ralado ou açúcar em pó.

3. Farófias de forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte um pirex com manteiga e ligue o forno a 180 graus. Numa tigela, bata as claras em castelo bem firme, adicionando metade do açúcar aos poucos e batendo sempre.

2. Disponha depois as claras batidas em colheradas no pirex, como vê na foto. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até que fiquem douradinhas por cima. Retire do forno e reserve.

3. Deite o restante açúcar para um tacho, junte a água e as gemas, misture bem e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, passe pelo passador de rede, deite numa tigela e deixe arrefecer. Regue depois as farófias com este molho, polvilhe com canela em pó e amêndoa granulada torrada a gosto e sirva.

4. Tiramisu em pirex

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Numa tigela, junte as gemas com o açúcar e bata durante 10 minutos. Adicione o queijo mascarpone, bata mais um pouco até obter um creme liso e sem grumos e depois junte a aguardente (ou conhaque) batendo sempre. Por último, bata as natas em chantilly e envolva-o delicadamente no preparado anterior.

2. Coloque cerca de metade do preparado num pirex, disponha os palitos la reine rapidamente demolhados no café por cima, cubra com o restante creme e alise. Leve ao frigorífico até que fique bem solidificado.

3. Na hora de servir, polvilhe abundantemente com cacau em pó e decore com groselhas e uma ponta de hortelã.

5. Doce da família

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Num tacho, deite as gemas, o açúcar e a água, mexa e leve depois ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume, deite de imediato para uma tigela e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.

2. Numa tigela, bata as natas em chantilly, junte depois o queijo creme e o leite condensado e bata novamente até ficar uma mistura homogénea. À parte, bata as claras em castelo e envolva-as no preparado.

3. Pique as bolachas até ficarem em pó, reserve um pouco, junte o resto à mistura anterior e envolva mais uma vez. Leve ao frigorífico até ficar bem fresco e, na hora de servir, deite o doce de ovos por cima, mexa ligeiramente com uma colher, polvilhe com a bolacha que reservou e sirva decorado a gosto.

6. Pudim de bolacha maria com ovos moles

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Triture as bolachas até ficarem em pó. Numa tigela, bata as claras em castelo, adicionando metade do açúcar aos poucos e batendo sempre. À parte, bata as natas em chantilly e adicione-lhe a gelatina previamente derretida, em fio e batendo rapidamente. Junte depois as claras e envolva.

2. Unte uma forma grande de buraco com óleo. Disponha-lhe, alternadamente, camadas da mistura anterior e de bolacha, sendo que a última camada deve ser de creme. Leve ao frio até ficar bem solidificado.

3. Faça os ovos-moles: numa tigela, misture o restante açúcar com a farinha maisena, junte depois as gemas e mexa bem. Leve um tacho ao lume com o leite, deixe ferver e adicione ao preparado anterior, mexendo sempre. Verta para o tacho, leve novamente ao lume, mexendo bem até engrossar, retire do lume, deite para uma tigela e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando. Desenforme o pudim, espalhe por cima os ovos-moles, polvilhe com chocolate granulado e um pouco mais de bolacha triturada e sirva.

7. Doce da avózinha

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Pique as bolachas na picadora. Deite as gemas num tacho, junte a água e o açúcar, misture bem e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume, coloque numa tigela e reserve.

2. Numa tigela, bata as natas em chantilly bem firme e, noutra tigela, bata as claras em castelo. Adicione o leite condensado ao chantilly, envolva suavemente, junte depois as claras em castelo e envolva novamente. Adicione finalmente a bolacha picada e misture delicadamente.

3. Deite a mistura anterior numa taça funda, alise e leve ao frio até solidificar. Na hora de servir, espalhe por cima o creme de gemas e decore a gosto, por exemplo com amêndoa granulada torrada.

8. Arroz doce simples e cremoso

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo para arrefecer
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite a água num tacho, tempere com a pitada de sal, junte a manteiga, as casquinhas de limão e o pau de canela, leve ao lume e deixe começar a ferver. Adicione o arroz e deixe cozer até que fique quase sem líquido.

2. Ferva o leite num tacho à parte e depois adicione-o ao tacho do arroz, aos poucos e deixando cozinhar até que fique bastante cremoso. Junte o Açúcar para Compotas Sidul, mexa e deixe cozinhar até que fique novamente cremoso. Numa tigela, bata as gemas, adicione um pouco do arroz aos poucos e mexendo sempre, verta depois para o tacho mexendo continuamente e retire do lume.

3. Rejeite o pau de canela e as cascas de limão, verta para uma taça ou travessa larga e deixe arrefecer. Polvilhe depois com mais um pouco de Açúcar para Compotas Sidul, queime com um ferro quente, polvilhe depois com canela e açúcar em pó, decore com metades de noz e sirva.

9. Doce pecado

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave e corte as maçãs em quartos, retire-lhes as sementes, descasque, corte em pedaços e leve a cozer num tacho com água, o pau de canela e a casca de limão, até a maçã ficar bem macia. Depois escorra, rejeite a canela e o limão e espalhe num tabuleiro de louça ou pirex.

2. Deite o leite noutro tacho, junte o leite condensado, misture e leve ao lume, mexendo sempre até aquecer bem. Numa tigela, bata as gemas, adicione o preparado do leite em fio e mexendo sem parar, verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo continuamente até engrossar. Retire do lume, verta por cima da maçã e deixe arrefecer.

3. Bata as claras em castelo adicionando o açúcar aos poucos e batendo sempre. Coloque num saco de pasteleiro, disponha por cima como vê na foto e leve ao forno na posição de “”grill”” apenas até que fique douradinho. Retire do forno, polvilhe com canela e açúcar em pó e sirva.

10. Doce da mãe

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Parta o chocolate para uma tigela, junte a manteiga, leve a derreter em banho-maria, retire e mexa. Numa tigela, bata as gemas com 60 g do açúcar, junte o chocolate derretido e envolva bem.

2. Bata as claras em castelo, junte ao preparado anterior, envolvendo delicadamente, e leve ao frigorífico durante 20 minutos. À parte, bata as natas com o açúcar até ficarem firmes.

3. Escorra o ananás, reserve a calda, e corte o ananás em pedaços pequenos. Passe os palitos de champanhe pela calda e coloque-os no fundo de um tabuleiro ou pirex quadrado ou rectangular. Faça depois camadas alternadas de ananás, creme de chocolate e natas batidas. Polvilhe com raspas de chocolate e sirva fresco.

Comentários