Clique nas setas

Na TeleCulinária gostamos de celebrar a vida e os dias especiais. Este, em particular, toca-nos, pois todos os dias temos artistas na nossa cozinha (os nossos Chefs) a preparar, com muito amor e criatividade, os melhores pratos para si.

Escolhemos sete receitas “fora da caixa”, com um toque original, para impressionar os seus convidados: sopa de beterraba, canela e abóbora e umas espetadas de queijo coloridas para a entrada, uns tacos de salmão e abacate, para levar parar a praia ou para uma refeição leve, e, para impressionar os seus convidados, ensinamos a preparar um filet mignon com creme de café e whisky. Sugerimos também uma mousse de espargos verdes com presunto, como acompanhamento, e, para sobremesa, um semifrio de iogurte e gelatina. Por fim, deixamos ainda a receita de um bolo de chocolate colorido, para os aniversariantes deste mês.

Texto por Daniela Torrinha

1. Sopa de beterraba, canela e abóbora

Uma sopa cor de rosa? E porque não? Com beterraba, canela e abóbora, possui, sem dúvida, com sabor diferente e ousado.

Económica e fácil de confecionar, é uma excelente forma de dar início à refeição ou, devido ao seu valor nutricional, consumida com uma fatia de tarte, por exemplo.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 2 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte a beterraba e a abóbora em pedaços. Arranje o alho-francês, lave-o e corte-o em rodelas. Deite todos estes legumes numa panela, adicione a manteiga, leve ao lume e deixe refogar durante 10 minutos, mexendo regularmente. Cubra com água e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo, até tudo ficar macio.

2. Tempere com sal e pimenta, junte o pau de canela e deixe cozinhar mais um pouco em lume brando.

3. Retire do lume, rejeite o pau de canela e reduza a puré com varinha. Retifique os temperos e sirva.

2. Espetadas de queijo coloridas (robot de cozinha)

Estas espetadas de queijo são visualmente interessantes. Preparam-se em apenas 15 minutos e são uma delícia. As cores são conferidas com ingredientes naturais: sementes de sésamo, sementes de papoila, salsa picada e paprica.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 15 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte o queijo emmental em pedaços e deite-os para o copo do robot. Junte o queijo creme, tempere com pimenta e ligue durante 30 segundos na velocidade 6.

2. Passe com a espátula e ligue novamente na velocidade 6 durante mais 30 segundos.

3. Retire do copo, molde bolinhas, passe algumas por salsa picada, outras por paprica, por sementes de sésamo e sementes de papoila e sirva.

3. Tacos de salmão e abacate

Tem pouco tempo e quer algo leve para o almoço? Sugerimos-lhe estes tacos de salmão, com milho, abacate, tomate e um molho de nata azeda e sumo de lima. Apaladados e exóticos, são uma reinvenção dos tacos tradicionais.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Numa tigela, faça o molho com a nata azeda, o sumo de lima, tempere de sal e pimenta e malagueta picada já sem sementes.

2. Corte o abacate e o tomate em cubinhos pequenos.

3. Numa frigideira com azeite, salteie os cubos de salmão sem cozinhar demasiado. Monte os tacos com alface em tiras na base, seguido do salmão, do abacate, do tomate e uma colher de sopa do molho quer preparou anteriormente e o milho doce. Repita a operação até terminar os ingredientes. Sirva decorado a gosto.

4. Filet mignon com creme de café e whisky

Uma receita, sem dúvida, criativa!

Com um aspeto requintado, combina sabores improváveis, que resultam numa “obra-prima” digna de se levar à mesa. Para ocasiões especiais, para partilhar e para deslumbrar amigos e familiares.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 2 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Tempere os bifes com sal e pimenta acabada de moer. Leve ao lume uma frigideira, deixe aquecer bem, junte os bifes, deixe-os cozinhar durante 30 segundos de cada lado e retire-os.

2. Pincele as folhas de massa filo com manteiga derretida e dobre-as até ficarem tiras com a largura dos bifes. Enrole duas tiras em cada bife e coloque num tabuleiro. Enrole as outras tiras em volta de forminhas redondas e leve tudo ao forno até a massa ficar douradinha.

3. Entretanto, leve ao lume uma frigideira com o azeite, deixe aquecer bem, junte os pimentos padrão e os tomates cereja, polvilhe com sal grosso e deixe cozinhar durante 5 minutos. Leve também ao lume a frigideira onde cozinhou os bifes, adicione a manteiga, deixe aquecer, junte as natas e o café e deixe cozinhar até obter um molho cremoso. Rectifique o sal, junte o whisky, mexa e deixe ferver até ficar um molho aveludado.

4. Divida o molho anterior por dois pratos, coloque os bifes em cima, desenforme e junte também as outras rodelas de massa, os pimentos e os tomate e sirva decorado gosto. Pode acompanhar com batatas fritas.

5. Mousse de espargos verdes com presunto

Se os típicos acompanhamentos (massa, arroz, puré) já não são suficientemente apelativos, experimente esta mousse de espargos com presunto. É leve e fresca e combina com a maioria dos pratos de carne.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje e rejeite a base dura aos espargos, leve-os a cozer em água e deixe ferver durante 8 minutos. Depois escorra-os, passe-os por água até ficarem bem frios, escorra-os novamente, reserve dois, corte os restantes em pedaços, deite-os no liquidificador e ligue até ficar um puré liso. Deite para uma tigela.

2. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos. Bata as natas até ficarem espessas. Derreta a gelatina escorrida em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver, junte em fio ao puré de espargos e misture bem. Adicione depois as natas batidas, tempere com sal e pimenta acabada de moer e envolva delicadamente até ficar homogéneo.

3. Unte pequenas formas com óleo, verta-lhes a mistura anterior e leve ao frio até solidificar. Antes de servir, mergulhe as formas em água morna, desenforme e sirva com as fatias de presunto e os espargos que reservou, como vê na foto. Pode acompanhar também com mistura de alfaces.

6. Semifrio de iogurte e gelatina

E que tal uma sobremesa “néon”? Gira, não é? Os semifrios fazem sempre sucesso, pois, além de fáceis de confecionar, são saborosos. Este é feito com meia dúzia de ingredientes, entre os quais iogurtes, bolachas Maria e gelatina tutti-frutti.

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água. Deite os iogurtes para uma tigela, junte o açúcar e bata muito bem até o açúcar ficar bem dissolvido. À parte, bata as natas em chantilly bem firme.

2. Escorra as folhas de gelatina, leve-as a derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver, adicione à tigela com a mistura do iogurte, mexendo muito bem. Adicione depois o chantilly e envolva suavemente.

3. Numa forma de fundo amovível, disponha camadas alternadas de creme de iogurte e de bolachas e leve depois ao frio até que fique bem fresco.

4. Prepare a gelatina de tutti-frutti conforme as instruções da embalagem, deixe arrefecer, deite cuidadosamente por cima do doce na forma e leve novamente ao frio até solidificar. Depois sirva.

7. Bolo de chocolate colorido

Este bolo de chocolate, decorado com doces, vai fazer sucesso em qualquer festa. Além de colorido, é uma explosão de sabores! É preciso arte para inventar algo assim tão tentador!

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora e 15 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Para o bolo:

Instruções:

1. Prepare o bolo: numa tigela, bata os ovos, juntando o açúcar aos poucos, até obter um creme fofo e volumoso.

2. Noutra tigela, misture o cacau com o fermento e a farinha e peneire. Adicione a mistura ao preparado anterior e envolva suavemente. Verta a massa para a forma, previamente untada com margarina, e leve-a ao forno, pré-aquecido a 180ºc, durante cerca de 35 a 40 minutos. Retire, desenforme, deixe arrefecer e depois corte em três rodelas.

3. Prepare o creme: derreta o chocolate de leite em banho-maria ou no micro-ondas. Bata bem os restantes ingredientes indicados para o creme, junte o chocolate derretido e envolva. Recheie as rodelas de bolo com um pouco do creme, monte-o e barre-o totalmente com o restante creme.

4. Disponha o snack de chocolate com recheio wafer à volta, previamente partido em tiras. Por cima, decore com as drageias coloridas com recheio de chocolate. Sirva o bolo fresco.

Comentários